Museu Municipal recebe a mestre Juliana Ferrari Guide para o primeiro dia do curso de História da Arte

Juliana Ferrari Guide ministra o curso de História da Arte a partir desta quinta (22) até 25 de abril, no Museu Municipal. / Foto: Juliana Ferrari Guide

21.02.2024

Começa amanhã, quinta (22), às 19h, o curso de Introdução à História da Arte, no Museu Municipal de São José dos Campos. O curso bateu recorde de inscrição, com 475 inscritos pelo aplicativo São José Viva. Com capacidade de 120 vagas, os excedentes aguardam na lista de espera para casos de desistência.

Ministrado por Juliana Ferrari Guide o curso é gratuito e voltado para professores/educadores, estudantes e interessados em história da arte, acima de 16 anos de idade. As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, das 19h às 21h30, no período de 22 de fevereiro a 25 de abril.

"Eu montei o curso pensando em apresentar um panorama da História da Arte para quem se interessa por ela. A História da Arte é um campo muito rico - é um tanto difícil para quem se dedica a ele como ofício, mas extremamente prazeroso também. Compartilhar esse prazer é o grande motor da minha vida profissional. Então, eu convido todo mundo a esse passeio pelo tempo e pelo espaço, a partir de objetos que por sua beleza ou poder foram protegidos por diversas gerações de humanos para que chegassem até nós. Nosso passeio termina com a multiplicidade da produção do nosso tempo e uma reflexão sobre isso”, disse Juliana.

O curso é uma realização do Programa Oficinas Culturais, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - Organização Social de Cultura, com correalização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos.

Sobre Juliana Ferrari Guide

Juliana Ferrari Guide é mestre em História da Arte pela Unicamp e segue a linha de Estudos da Tradição Clássica. Ela participou do Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional, com estágio de pesquisa na Itália. Já atuou como professora de cursos livres em diversas instituições culturais de São Paulo e, atualmente, é professora de História da Arte na Escola do Masp (Museu de Arte de São Paulo), lecionando cursos de temáticas variadas, como o Renascimento, mulheres artistas, iconografia de heroínas antigas, introdução à História da Arte, arte moderna brasileira, entre outros.

Quinta (22) – 19h - Curso História da Arte

Museu Municipal de São José dos Campos