/// Museu do Folclore de São José dos Campos

Museu do Folclore de São José dos Campos

10.06.2021

O museu mais antigo de São José dos Campos,  fundado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por sugestão da Comissão Pública de Folclore. Sua missão é desenvolver ações de preservação, divulgação, informação, valorizando o folclore da região.

Em 1992, o museu funcionava provisoriamente na Igreja São Benedito (Praça Afonso Pena), com 203 peças no seu acervo. Em 1997, funciona no Parque Municipal (Parque Roberto Burle Marx), onde está até hoje.

Até 1999, a sua gestão era feita diretamente pela FCCR, mas um ano depois, o CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) assumiu o controle do Museu do Folclore. Em 2018, o CECP assinou novo contrato com a Fundação Cultural, para gestão conjunta, até setembro de 2020.

Com várias exposições e projetos, o museu possui uma exposição de longa duração intitulada: ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, criada em 2006 por Raul Lody. O museu também recebe outros de curta duração que abordam a cultura popular.

No Museu do Folclore também funciona uma biblioteca especializada em cultura pública, com livros, CDs, DVDs, fotos, jornais e revistas. Para as crianças há uma área especial da biblioteca com mais de 200 brinquedos da cultura brasileira também.

A direção do museu oferece, gratuitamente, atividades e projetos que valorizam a cultura e o folclore de São José dos Campos. Alguns desses projetos são: Museu Vivo, Mês do Folclore, Dialogando com o Folclore, Ouvindo por Acaso, Difusão do Acervo Videográfico, Semana de Museus, Primavera de Museus e Ciclo de Natal, alé, de publicações de uma coleção de cadernos folclóricos.

Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade, Santana
Horário de funcionamento: Terça a Sexta - das 9h às 17h / Sábados e domingos - das 14h às 17h
Visitas em grupo: Horários no site (www.museudofolclore.org)
Telefone: (12) 3924-7318

Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .