/// Orquestra Joseense

Orquestra Joseense

Orquestra Joseense


01.02.2022

Para integrar o Programa de Formação Artística, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo lançou, em dezembro de 2021, o edital para a criação da Orquestra Joseense. O objetivo é oferecer oportunidade aos músicos de participarem de uma orquestra de formação, com apoio de pagamento de bolsa de estímulo artístico. A criação da orquestra atende ao compromisso do plano de governo.

Foram abertos editais para a contratação do maestro/maestrina e seleção dos bolsistas, com 25 vagas de formação musical divididas em dois núcleos: aperfeiçoamento (10 vagas) e avançado (15 vagas). Em 2024, a Orquestra soma 44 músicos, entre maestro, spalla, chefes de naipes, bolsistas e jovens do nível preparatório, além de mais 7 profissionais da equipe técnica.

A Orquestra Joseense absorve aprendizes de música, a partir de 16 anos. Eles têm a oportunidade de aprofundar seus estudos, com aulas teóricas, práticas de instrumentos de orquestra e prática de grupo com regência.

O projeto cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental. A primeira apresentação, com formação integral da Orquestra, aconteceu em setembro de 2022 e, até dezembro de 2023, foram 14 concertos envolvendo um público de cerca de 27.500 pessoas, em teatros, museus, parques e praças.





A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .