/// Arquivo Público do Município

Arquivo Público do Município

Arquivo Público do Município


09.06.2021

O Arquivo Público do Município, vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, foi criado em outubro de 1993 e guarda a história de São José dos Campos. Conta com cerca de 800 conjuntos documentais datados desde o século 18 em diferentes suportes (papel, filme, contatos, negativos), além de livros que somam quase 3 mil metros lineares de documentos. Todo material está à disposição para consulta da população.

Serviços prestados

Consulta de guias e inventários;

Consulta de acervos fotográficos e documentais;

Pesquisa e emissão de certidões para diferentes fins;

Área de leitura e consulta de documentos em papel, fotos e livros;

Biblioteca de referência com mais de sete mil títulos para consulta nas áreas biológicas, exatas e humanas;

Visitas monitoradas para grupos de estudantes, munícipes e turistas;

Exposições periódicas com temas que abordam a cidade em seu contexto;

Fundos administrativos

Composto por documentos em diferentes formatos e suportes, provenientes da administração direta, indireta e poder legislativo municipal, reúne registros importantes para o resgate da memória administrativa, bem como das certidões de direitos e apoio ao poder público. Entre eles, destacam-se os acervos: Câmara Municipal (1803-1945), Delegacia de Buquira (1859-1923), Empresa Municipal de Habitação – EMHA (1977-1984), Laboratório Fotográfico da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (1955-2005), entre outros.

Fundos e coleções particulares

Composto por acervos e objetos de personagens da história joseense fornece informações e características sobre o cotidiano das pessoas da cidade. Os fundos somam mais de 40 coleções doadas ao Arquivo e estão à disposição para consulta. Entre eles, destacam-se os acervos: Alexandre Penedo (1947-1964), Cassiano Ricardo (1895-1974), Tecelagem Parahyba S.A. (1925-1982), Clemente Gomes (1936-1984), Observatório astronômico Galileu Galilei (1948-1971), Hélio Pinto Ferreira (s.d.), Severo Gomes, Vicentina Aranha, Fórum da Comarca de São José dos Campos, entre outros.

Biblioteca de referência

O Arquivo possui uma biblioteca de apoio aos estudiosos da história em especial da história joseense, da cultura e da arquivologia.

Acervo fotográfico

Cerca de 14 mil itens entre negativos, fotos, slides e contatos (índex de fotos), provenientes do acervo fotográfico da Prefeitura Municipal e seus órgãos, bem como de doações particulares, registram a história da cidade em eventos , personalidades e evolução urbana, retratada a partir da década de 20.

Cassiano Ricardo

Artesão das letras, escreveu inúmeros livros, foi poeta, advogado, escritor, ensaísta e jornalista. Objetos como troféus literários, medalhas, fotos particulares, manuscritos, seu guarda-chuva, sua máquina de escrever, entre outros, compõem seu fundo particular numa exposição permanente no Arquivo para o público.

Serviço

Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade, Santana.

Horário de atendimento ao público: De segunda a sexta – 8h às 12h / 13h às 17h

Telefone:  (12) 3924-7368

E-mail: apmsjc@fccr.sp.gov.br




A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .