/// Pirô Piraquara

Pirô Piraquara

Pirô Piraquara


08.02.2023

Criado pela FCCR em 1988, sob a coordenação de Angela Savastano, o projeto Piraquara propunha atividades voltadas à valorização do folclore e da cultura popular regional, possibilitando à população a oportunidade de participar de diversas manifestações culturais na cidade e, mais tarde, dando origem ao Bloco Pirô Piraquara.

Uma das principais características do bloco são os bonecões produzidos pelo casal Fátima Alves e Benê Domingos, que há 20 anos confeccionam e cuidam da manutenção dos bonecos gigantes, que encantam crianças e adultos.

Durante o mês de fevereiro, a FCCR oferece oficinas culturais que permitem a crianças e adultos conhecerem e participarem do processo de criação, tanto dos bonecos quanto de máscaras e adereços carnavalescos, que compõe o bloco do Pirô e levam a personalidade joseense para as ruas centrais da cidade, sempre na quinta à noite e no sábado de manhã.

O cortejo pelo centro foi criado visando fortalecer as manifestações culturais regionais de São José dos Campos, um momento onde as famílias podem aproveitar a alegria, as cores e a espontaneidade dos bonecos e de todos os demais elementos que os acompanham (baianas, artistas do projeto Arte nas Ruas...), ao lado da equipe da Fundação, entonando o hino do Pirô Piraquara e anunciando a chegada do carnaval.

Hino do bloco Pirô Piraquara (autoria Nilton Blau)

Piraquara já saiu de noite
Piraquara já saiu de dia
De barco ou de carroça
Pra mostrar sua folia

Pira, pira, pira
Ele me pegou
Pira Piraquara
Piraquara já pirou

Vou fazer o meu boneco
Vou fazer minha fantasia
Vou sair com o Piraquara
Piraquara é alegria

Pira, pira, pira
Ele me pegou
Pira Piraquara
Piraquara já pirou

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .