/// Arte nos Bairros

Arte nos Bairros - Programa de Formação e Descentralização das Atividades Culturais

Ao final de cada ano letivo, os alunos se apresentam para uma plateia cada vez maior e mais emocionada de pais, familiares e amigos que saem encantados e orgulhosos com a desenvoltura das crianças.

Arte nos Bairros - Programa de Formação e Descentralização das Atividades Culturais


17.05.2021

O Programa Arte nos Bairros oferece vagas em oficinas culturais gratuitas, possibilitando o acesso da população ao aprendizado e ao exercício da arte, em áreas artísticas diversas, como dança, artes plásticas, música, teatro, circo, cultura da paz e economia criativa, entre vários outros segmentos.  

O objetivo do programa é descentralizar a arte e a cultura, estendendo as atividades oferecidas pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) aos distritos e bairros de todas as regiões de São José dos Campos, por meio das Casas de Cultura e entidades parceiras. A Casa de Cultura procura resgatar e valorizar a identidade cultural de sua localidade.

Anualmente, a FCCR abre inscrições para os interessados em ingressarem nesses cursos, assim como também oferece oportunidade de credenciamento dos orientadores artísticos atuarem junto ao programa. O programa atende pessoas de todas as faixas etárias, a partir dos 6 anos.

Parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cidadania

Desde 2022, a FCCR e a Secretaria de Educação e Cidadania fazem uma parceria para tornar a arte acessível às crianças, desde a idade escolar – um sonho que se transformou em realidade em São José dos Campos.

Fazer aulas de balé ou teatro não costuma ser prioridade para muitas famílias, seja pela questão financeira ou até mesmo por falta de tempo. Mas, graças a esse convênio, alunos das 56 Escolas Municipais de Ensino Fundamental Integral participam de 165 oficinas de Arte e Cultura nas escolas e espaços culturais da cidade. 

São mais de 4.300 estudantes envolvidos em atividades culturais (teatro, dança, música, artes visuais, literatura, entre outras), no contraturno escolar. Ao final de cada ano letivo, os alunos se apresentam para uma plateia cada vez maior e mais emocionada de pais, familiares e amigos que saem encantados e orgulhosos com a desenvoltura das crianças, uma ação capaz de transformar suas vidas.  





A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .