/// Projeto Guri

Projeto Guri

Projeto Guri


18.08.2021

O que é 

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 340 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os polos, localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Em 2009, a FCCR firmou parceria com a Associação Amigos do Projeto Guri para dar continuidade ao trabalho de formação em música erudita de seus alunos. A parceria contempla a coordenação, direção e o projeto pedagógico dos cursos de cordas, sopros e percussão.

Quem pode participar

Crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos, e que esteja regularmente matriculada na rede pública ou particular de ensino. 


Como participar 

Não é necessário possuir os instrumentos ou ter conhecimento prévio em música. As inscrições acontecem conforme o surgimento de novas vagas e devem ser feitas pessoalmente em um dos pólos do projeto. 

Histórico

O Projeto Guri nasceu em 1995, na Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Em 2004, tornou-se uma Organização Social de Cultura: a Associação Amigos do Projeto Guri. Sua missão é promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino musical

Pólo Regional: Fundação Cultural Cassiano Ricardo Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade - Santana 
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª - 8h às 11h e 13h30 às 17h30
Telefone: (12) 3941-6129
E-mail: www.projetoguri.com.br


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .