/// Museu Municipal de São José dos Campos

Fachada do Museu Municipal. Foto de Cláudio Vieira/PMSJC

Museu Municipal de São José dos Campos

05.05.2021

O prédio, que hoje abriga o Museu Municipal de São José dos Campos, foi construído em 1926, e já foi sede da Escola Livre para Formação de Professores e a Câmara Municipal. Em 1994, foi tombado como patrimônio histórico.

O Museu Municipal de São José dos Campos foi criado em 1993, através da Lei Municipal n°4.447, como parte da estruturação das políticas públicas de Patrimônio Cultural sob a responsabilidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Aberto naquele ano, os acervos até então colecionados e os trabalhos informalmente desenvolvidos foram por ele incorporados em sua sede inicial, a Igreja São Benedito.

Tendo em vista a necessidade de restauração do seu edifício, a Igreja foi interditada em 1998 e o Museu Municipal foi transferido para a sede do Arquivo Público do Município.

Após estudos, foi decidido em 2013, que este museu tivesse como sede a antiga Câmara.

Também integram como núcleos do Museu Municipal, os projetos Museu do Folclore de São José dos Campos e o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos.

Edifício

Localizado dentro da delimitação do Centro Histórico de São José dos Campos, o edifício que abriga o Museu Municipal foi originalmente concebido por Maurício Herro para abrigar a Câmara Municipal. A obra foi executada sob a direção de Abraão Leite e concluída em 1926.

Porém, primeiramente, ele abrigou uma escola pública entre o fim da década de 1920 até 1970.

O Poder Legislativo ali permaneceu até 2002, quando o edifício passou a pertencer à Prefeitura Municipal, sendo então denominado Espaço Mário Covas. Em 2007, a administração do prédio foi transferida para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O prédio é preservado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos (COMPHAC), através da Lei Municipal nº4.632/94.

Mapa de assentos do auditório

Acervo

A maior parte do acervo do Museu Municipal compõe-se de objetos que se acumularam e foram adquiridos em decorrência de ações promovidas pelo próprio Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais e a realização de investigações atendendo às necessidades postas pelos processos de preservação junto ao COMPHAC.

Estes diferentes conjuntos de objetos encontram-se organizados nas seguintes coleções: Cerâmica Weiss, Observatório Astronômico Remo Cesaroni, Tecelagem Parahyba, Objetos de Audiovisual e Objetos de Artes Visuais, Objetos de Arte Sacra (em exposição no núcleo projeto Museu de Arte Sacra de São José dos Campos desde 2007), Objetos de Folclore e Cultura Popular (em exposição no núcleo projeto  Museu do Folclore de São José dos Campos).

Endereço: Praça Afonso Pena, 29, Centro
Horário de funcionamento: Terças a Sexta - das 9h às 18h / Sábado - das 9h às 13h
Grupo de Visitantes: agendamentos pelo telefone (12) 3921 7587 ou e-mail educativomm@fccr.sp.gov.br
Informações: (12) 3924-7333