/// Notícias

06/12/2022

Natal Iluminado terá Banda de Santana, Coro Sinfônico e Orquestra Joseense

O Natal Iluminado, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Associação Comercial e Industrial (ACI), promove uma extensa programação cultural para a população durante o mês de dezembro. O público pode assistir as apresentações musicais de forma gratuita na praça Afonso Pena e no pátio do Museu Municipal.


06/12/2022

Grupo Boneco Vivo mostra os encantos do clássico circo de lona

Nesta sexta (9), a partir das 20h, o Cine Teatro Benedito Alves recebe o grupo Boneco Vivo e seu espetáculo interativo “A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias”, pelo projeto cultural Sexta Encena.


06/12/2022

Cine Teatro recebe a sonoridade autêntica e global de Jovem Palerosi

O Cine Teatro Benedito Alves apresenta, neste sábado (10), “Mundo no Meio” - do Jovem Palerosi, a partir das 20h, de forma gratuita e livre para todas as idades.


06/12/2022

Gabriel Sielawa traz composições autorais para o Mercadão Vivo

Neste sábado (10), o Mercadão Vivo apresenta "IEIAIEL”, às 11h, no Museu de Arte Sacra, ao lado do Mercado Municipal, no centro de São José dos Campos.


06/12/2022

Cine Teatro desvenda os mistérios da “Ilha do Tesouro Perdido”

O grupo EK Produções apresenta a peça infantil “Os Piratas na Ilha do Tesouro Perdido”, de forma gratuita, a partir das 17h, no Cine Teatro Benedito Alves.


05/12/2022

Irmandade do Blues celebra 30 anos de carreira no Teatro Municipal

O grupo “Irmandade do Blues” celebra seus 30 anos de carreira nesta terça-feira (13), às 20h, em um show imperdível no Teatro Municipal. O trio, formado por Vasco Faé (voz, guitarra e gaita), Silvio Alemão (Contrabaixo) e Fernando Lóia (bateria), assume o palco do projeto cultural “Blues no Municipal” com suas canções autorais e reinterpretações arrebatadoras de clássicos do gênero. O ingresso é solidário – pó de café – e pode ser reservado gratuitamente dois dias antes, no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


05/12/2022

Arena do Parque da Cidade ganha histórias de se arrepiar

O grupo de teatro Tricotando Palavras apresenta "Contos de Arrepiar”, neste domingo (11), às 15h, na Arena do Parque da Cidade. A apresentação é gratuita e livre para todas as idades.


02/12/2022

Apresentação das oficinas de dança encerram o programa Arte nos Bairros deste ano

O Teatro Municipal será palco dos alunos das oficinas de dança do programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. As apresentações acontecem às 20h nos dias 7 e 8 de dezembro, com ingressos gratuitos e reservas disponíveis neste link.


02/12/2022

Território de Brincar leva a criançada para o mundo dos brinquedos

Neste fim de semana, o Território de Brincar leva as crianças para uma viagem pelo mundo dos brinquedos. “As Aventuras do Soldadinho e da Bailarina”, da Cia Divergente de Teatro, chega ao Centro da Juventude neste sábado (3), às 10h30. O evento é gratuito e coordenado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


01/12/2022

Museu do Folclore abre exposição temporária sobre presépios

Crochê, palha, arame, cerâmica, papel, barro e gesso, são algumas das matérias primas utilizadas na produção de diferentes presépios que compõem a nova exposição temporária do Museu do Folclore. A mostra leva o nome de À Espera do Sagrado e será aberta neste sábado, às 14h.


01/12/2022

Arte na Praça traz canções internacionais e grandes óperas

Neste sábado (3), o projeto cultural Arte na Praça, criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, começa já pela manhã, às 10h, na Praça Cônego Lima. Carol Jadach e Eduardo Fujita apresentam o show “Per Artem”. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.


01/12/2022

Coral Canto & Encanto se apresenta no Mercadão Vivo

Neste sábado (3), às 11h, o Museu de Arte Sacra recebe o Coral Canto & Encanto, pelo projeto cultural Mercadão Vivo, para uma apresentação que irá conquistar o coração do público. É gratuito, bem ao lado do Mercado Municipal.


30/11/2022

Cênico-musical “Querência” mescla ficção e experiências pessoais

O Centro Cultural Clemente Gomes recebe, neste sábado (3), às 20h, o espetáculo cênico-musical “Querência”, com a atriz Suellen Leal e o pianista Matheus Alvisi. A apresentação é viabilizada pelo Proac (Programa de Ação Cultural).


30/11/2022

Espetáculo aborda a complexidade das relações familiares

Neste domingo (4), o Centro Cultural Clemente Gomes recebe O espetáculo “Nem um Dia se Passa sem Notícias Suas”, do Coletivo Poros, às 19h. A apresentação é uma realização da Poiesis, com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


30/11/2022

Encerramento das oficinas de música e teatro será no Cine Santana

Neste mês de dezembro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove, nos dias 7, 9, 10 e 11, o encerramento das oficinas de música e de teatro do projeto Arte nos Bairros, no Cine Santana. As apresentações são gratuitas e livre para todos os públicos.


30/11/2022

Cena de Mulher recebe vencedora do The Voice no Cine Teatro

Nesta quarta (7), às 20h, o palco do Cine Teatro recebe a cantora, musicista e compositora Ellen Oléria, de forma gratuita e livre para todos os públicos, ao lado da banda do Cena de Mulher. O evento é presencial e conta com transmissão ao vivo pelo YouTube da Fundação Cultural.


30/11/2022

“Aldeia Global” propõe um encontro multiartístico no Sábados Musicais

Neste sábado (3), a partir das 20h, o grupo Komunga apresenta um show que vai além da música, pelo projeto Sábados Musicais, no Cine Teatro Benedito Alves. A reserva de ingressos acontece no site da Fundação Cultural.


30/11/2022

Último Cine Rock do ano recebe a banda MENEIO e o guitarrista Lello Bezerra

A última edição, deste ano, do projeto Cine Rock traz a banda MENEIO e o guitarrista Lello Bezerra para um encerramento memorável. Os dois shows acontecem às 20h da quarta-feira (8), no Cine Santana, e têm entrada gratuita. Em 2022, o Cine Rock valorizou este jeito brasileiro de se fazer rock - ritmo que nasceu nos Estados Unidos nos anos 50 e se espalhou pelo mundo, ganhando misturas culturais.


30/11/2022

“Cultura de Paz e Não Violência” é tema das oficinas de encerramento neste domingo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo encerra, neste domingo (4), as oficinas de Cultura de Paz e Cultura Popular, do Programa Arte nos Bairros. O evento vai acontecer no período das 9h às 17h, no Centro Cultural Clemente Gomes. A programação é gratuita e aberta para todos os públicos. Veja programação completa abaixo.


30/11/2022

Exposição “Presépios” mantem viva a tradição natalina

Do dia 10 de dezembro ao dia 31 de janeiro, a exposição “Presépios” estará aberta para visitação no Museu de Arte Sacra. A visita é gratuita e livre para todos os públicos.


30/11/2022

Exposição traz história de superação para o Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra recebe a exposição “Pintando o Natal com Pés e Boca”, que traz cartões de Natal feitos por pessoas com deficiências, que não possuem os movimentos das mãos. A abertura da exposição será no sábado, dia 10 de dezembro. É gratuita e livre para todos os públicos.


30/11/2022

Arena do Parque da Cidade terá espetáculo folclórico

A Arena do Parque da Cidade apresenta neste domingo (4), a obra "A História do Boi Encantado” da Companhia Griot, às 15h. Não é necessário fazer reserva de ingressos, basta chegar e aproveitar o espetáculo.


30/11/2022

Cine Teatro vive aventura perigosa pela floresta neste domingo

O projeto cultural Algodão-doce apresenta, neste domingo (4), a peça teatral “Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas”, a partir das 17h, no Cine Teatro Benedito Alves, com reserva de ingressos no site da FCCR. A apresentação é sempre gratuita e o ingresso é solidário: pó de café.


30/11/2022

Tap da Longevidade revive o melhor dos anos 80 no Teatro Municipal

Neste fim de semana, dias 3 e 4, o Tap da Longevidade faz o encerramento de suas atividades com o espetáculo “Nos Embalos dos Anos 80”, às 19h30, no Teatro Municipal.


29/11/2022

Arismar do Espírito Santo traz arranjos harmônicos ao ‘Jazz no Galpão’

Nesta sexta (9), o Galpão Altino Bondesan recebe o músico multi-instrumentalista Arismar do Espírito Santo, que compõe sob a força da intuição e espontaneidade, brincando com o som das palavras e contando casos marcantes do cenário cultural brasileiro dos últimos 50 anos.


29/11/2022

Gabriel Sielawa lança seu 1º trabalho solo no Cine Teatro

Nesta quarta (30), Gabriel Sielawa lança seu primeiro trabalho solo, intitulado “Terra”, no Cine Teatro Benedito Alves, às 20h. A apresentação conta com a participação de diversos músicos amigos do artista e integra a programação do Mês da Música.


28/11/2022

Casa de Cultura Eugênia da Silva abre seu palco para a cultura popular

Todas terça-feira, das 18h às 20h, a Casa de Cultura Eugênia da Silva, localizada no bairro Jardim Novo Horizonte, na região leste, convida músicos a participarem da Vivência Sertaneja.


28/11/2022

Família participa da montagem do presépio do Museu do Folclore

A montagem do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade, contou com a colaboração de muitas mãos. Convidada para realizar o trabalho, a mineira Maria Bernadete Caetano Souza, 74 anos, não pensou duas vezes e levou filhos e netos para ajudá-la. Assim como faz quando monta o presépio da sua casa


25/11/2022

Orquestra Joseense apresenta concerto inédito no Teatro Colinas

A Orquestra Joseense faz um concerto inédito, inteiramente dedicado à música brasileira. A apresentação será no Teatro Colinas, na próxima quarta-feira (30), às 20h, marcando o encerramento do Mês da Música. O espetáculo é gratuito, com ingresso solidário: pó de café. As reservas deverão ser feitas no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a partir das XXI, do dia xxx.


24/11/2022

Mês da Música tem ações formativas neste final de semana

Neste final de semana, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou várias ações formativas dentro da programação do Mês da Música. Haverá oficina com o tema “Lançamento e Divulgação de Música na Internet”, com Silvia Maria Souza, sexta (25), às 14h; oficinas de “Produção de Palco” e “Construção de Cabos” e “Residência de Viola para Mulheres”, no sábado (26). Veja programação completa abaixo.


24/11/2022

Último Museu Vivo do ano tem capoeira, empapelamento e tapioca

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, domingo (27), o último Museu Vivo do ano, programa que visa dar visibilidade a representantes da cultura popular regional e aos seus saberes e fazeres, nas áreas do artesanato, culinária e música. Ao final de dez meses (fevereiro a novembro), foram 27 encontros.


22/11/2022

Espetáculo conta história real de caravana de ciganos

A Cia Nômade apresenta, neste sábado (26), o espetáculo "A Caravana dos Pássaros Errantes”, dentro da Temporada de Teatro do CET (Centro de Estudos Teatrais), no Centro Cultural Clemente Gomes, às 21h.


22/11/2022

Jazz no Galpão apresenta o guitarrista norte-americano Mark Lambert

Mark Lambert, músico norte-americano, é o convidado da próxima edição do projeto Jazz no Galpão – uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Lambert se apresenta nesta sexta-feira (25), às 21h, no Galpão Altino Bondesan, de forma gratuita. Acompanhado por DJ Goulart, o guitarrista traz toda sua pluralidade musical para uma noite de celebração ao jazz.


22/11/2022

Parque da Cidade recebe história de amor neste domingo

Na tarde do domingo (27), a partir das 15h, a Arena do Parque da Cidade apresenta a peça infantil "Canoa Minha Canoa”, da Cia Cultural Bola de Meia, como parte do projeto cultural Domingo no Parque.


22/11/2022

Arte na Praça traz clássicos do cinema no violino

Na manhã deste sábado (26), o projeto Arte na Praça apresenta “Feelings - Sentimentos Através da Música”, de Alain Calixto. O show é gratuito, livre para todos os públicos e acontece na Praça Cônego Lima, às 10h, no centro de São José dos Campos.


22/11/2022

Produção de palco e construção de cabos são temas de oficinas

O Centro Cultural Clemente Gomes, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, está com inscrições abertas para as oficinas de Produção de Palco e Construção de Cabos de Áudio e Pedal. As oficinas são gratuitas e aconteceram neste sábado (26). Para participar não é necessário conhecimento prévio. As inscrições devem ser por formulários próprios até a próxima sexta-feira (25). Abaixo, acesse os formulários para se inscrever. Cada oficina oferece 10 vagas.


22/11/2022

Ponto MIS traz drama histórico para retratar as tensões raciais

O Cine Santana, em parceria com o Ponto MIS, apresenta a obra cinematográfica “Selma: Uma Luta Pela Igualdade”, de forma gratuita e recomendado para maiores de 14 anos. A sessão é dublada e acontece nesta sexta (25), às 19h30.


22/11/2022

Palco das Artes terá o músico e compositor Lon Amorim

Nesta sexta (25), a partir das 15h, a Casa de Cultura Eugênia da Silva promove um bate-papo com Lon Amorim, músico desde a infância com dois discos lançados e um single de sua autoria. O encontro acontece de forma online, através do YouTube da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


22/11/2022

Show infantil diverte o imaginário com inspirações folclóricas

Neste domingo (27), às 17h, o Cine Teatro Benedito Alves recebe o grupo Vira Cambota e seu show infantil “Brinca Comigo?”. Através da música, a dupla diverte o imaginário do público com inspirações no folclore nacional.


22/11/2022

Oficina gratuita orienta o uso das mídias sociais na carreira musical

Nesta tarde de sexta (25), o Centro Cultural Clemente Gomes recebe a especialista em mídias sociais e novas mídias, Silvia Maria Souza, para uma palestra gratuita sobre como divulgar e lançar obras musicais na Internet, dentro do Mês da Música 2022.


22/11/2022

Mercadão Vivo une versos e poesias em apresentação intimista e reflexiva

Neste sábado (26), o Museu de Arte Sacra recebe a dupla Vânia Nascimento e Eduardo Uchôas, com o show “Verso e Poesia”, pelo projeto Mercadão Vivo, que compõe o Mês da Música 2022. As canções traduzem o amor, a gratidão e outros sentimentos por meio de obras autorais.


22/11/2022

Fim de semana tem show de viola e residência artística para mulheres

Nesta sexta e sábado (dias 25 e 26), o Cine Teatro Benedito Alves recebe duas violeiras que integram a programação do Mês da Música 2022, com apresentações gratuitas e livres para todos os públicos. Além da apresentação, acontecerá também uma Residência Artística em Viola, para mulheres com idade acima de 16 anos.


21/11/2022

Cena de Mulher homenageia o Dia da Consciência Negra

O Cine Teatro Benedito Alves será palco do projeto cultural Cena de Mulher em uma edição em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a partir das 20h, nesta quarta (23).


18/11/2022

FCCR realiza nova convocatória para artistas do Circulação

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza nesta quinta-feira (12), a partir das 15h, a Atribuição do Edital de Circulação Artística. O encontro acontecerá de forma virtual para os seguintes segmentos: cultura popular, música e teatro.


17/11/2022

Museu Vivo destaca movimento cultural no Dia da Consciência Negra

Integrantes do Movimento Cultural Nhô Arruda, de Campinas, são os convidados do Museu Vivo deste domingo (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. A atividade é realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos e acontece das 14h às 17h, no Parque da Cidade.


17/11/2022

Coro Sinfônico apresenta ‘Recital Lírico’ no Cine Teatro

Neste domingo (20), a partir das 17h, o Coro Sinfônico de São José dos Campos faz uma apresentação especial pelo Mês da Música 2022. O ‘Recital Lírico’ reúne o trabalho de formação do projeto para a apresentação solo dos coristas.


17/11/2022

Música em dose dupla no centro da cidade deste sábado

O projeto Arte na Praça terá uma edição especial neste sábado (19), que se integra a programação do Mês da Música. A praça Cônego Lima, no centro de São José dos Campos, recebe, às 10h, o grupo Cabelo de Milho com o espetáculo “Proseio Show” e, às 11h, será a vez do grupo Angoleiros do Sertão apresentar “Capoeira Angola e Samba Rural”.


16/11/2022

Casa de Cultura Lili Figureira tem atividades na Semana da Consciência Negra

Na Semana da Consciência Negra, a Fundação Cultura Cassiano Ricardo oferece gratuitamente diversas atividades e vivências pelo projeto Arte no Parque. As oficinas e workshops acontecem em duas datas: dia 19, a partir das 9h, no Parque Caminhos das Garças, e no dia 24, a partir das 18h, na Praça Miguel Venâncio da Silva, na região sudeste de São José dos Campos.


16/11/2022

Tarde de domingo tem música, dança e circo no Centro da Juventude

A tarde de domingo (20) será agitada pelos passinho e atividades do Retrô Dancing. Nesta edição, que acontece às 16h, o Centro da Juventude recebe DJ’s, dançarinos, artistas circenses e o grupo ArtViDance Urban Crew. O projeto cultural, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é aberto e tem entrada gratuita.


16/11/2022

Mostra DJ’s In da House reúne 16 artistas do Black e Eletrônico no Galpão Altino

O Galpão Altino Bondesan abre as portas para as mesas e as batidas da Mostra DJ’s In da House neste fim de semana. Realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o evento acontece nos dias 18 e 19, às 19h, e tem entrada gratuita, sem necessidade de reservar ingresso.


| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página

Total de 968 registros

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .