/// Notícias

03/10/2023

Troféu Bete Sanches homenageia personalidades da cultura

O Cine Teatro Benedito Alves da Silva será palco para a 1ª edição do Troféu Bete Sanches - Prêmio Personalidades Culturais. O evento, organizado pelo Fundo Municipal de Cultura, acontecerá no dia 9 de outubro, às 19h. O evento é gratuito, aberto ao público e integra a programação do 33º Festidança.


03/10/2023

Festidança mantém prática do ingresso solidário

Todos os espetáculos oferecidos pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo são sempre gratuitos para que a população tenha acesso à arte e à cultura. São disponibilizando eventos em teatros, casas de cultura, parques e praças em todas as regiões da cidade durante o ano inteiro.


03/10/2023

Ações formativas gratuitas são destaques no 33º Festidança

O Festidança 2023 vai oferecer várias ações formativas, que vão de workshops a residências artísticas, de 6 a 15 de outubro, em diversos espaços públicos culturais de São José dos Campos. As atividades são todas gratuitas, mas as vagas são limitadas. As ações formativas compreendem desde montagem de espetáculos, fortalecimento muscular e flexibilidade a ballet clássico, dança de salão, jazz dance, danças urbanas, house dance, hip-hop e breaking.


02/10/2023

Palco do Arquivo recebe o blues de Sérgio Duarte

Na noite desta quinta-feira (5), o projeto cultural “Blues no Municipal” acontecerá em um novo espaço! O Palco do Arquivo recebe o renomado Sérgio Duarte, às 21h. A apresentação é gratuita e uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Antes da apresentação, haverá som eletrônico e food trucks. O evento é inteiramente gratuito.


02/10/2023

Agosto é o mês de maior número de visitantes no Museu do Folclore

Impulsionado pela programação especial do Mês do Folclore (ocorrido de 15 de agosto a 6 de setembro), o número de 4.468 visitantes e participantes de atividades do Museu do Folclore de São José dos Campos, em agosto, deve se confirmar como o maior do ano.


29/09/2023

33º Festidança vai movimentar São José dos Campos nos dias 5 a 15 de outubro

O Festidança - um dos maiores festivais de dança do Brasil, chega à sua 33ª edição com mais de 70 ações, entre apresentações, intervenções, atividades formativas, exposição fotográfica, filme e até com a primeira edição do Prêmio Bete Sanches, do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Grupos e companhias de dança de São José dos Campos e do Brasil vão movimentar teatros, praças, parques e casas de cultura, no período de 5 a 15 de outubro. Esse grande evento, que é totalmente gratuito, é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Confira a programação completa abaixo.


29/09/2023

Intervenções de dança incluem o público como protagonistas do Festidança

O Festidança traz a Intervenção “Dance conforme a música” chamando o público para uma interação com os artistas Josy Maria, Wannie Ramos, Balalayfe / Bboy Jeff e Túlio Macedo.


29/09/2023

Arquivo Público de São José completa 30 anos de serviços

O Arquivo Público do Município de São José dos Campos, localizado no Parque da Cidade, está comemorando 30 anos de existência neste domingo (1º). O Arquivo Público é o órgão da administração pública municipal responsável pela elaboração, acompanhamento e implementação da política municipal de arquivos. Todo o material está à disposição para consulta da população.


29/09/2023

Cine Santana exibe “Dançando no Silêncio” durante o Festidança

A 33ª edição do Festidança também traz filme em sua ampla programação. O Cine Santana, na zona norte de São José dos Campos, vai exibir “Dançando no Silêncio” (filme legendado), em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). A sessão é gratuita e acontecerá no dia 9 de outubro, em dois horários: às 15h e às 19h30. A recomendação etária é para maiores de 14 anos e não é necessário reservar ingresso.


28/09/2023

Museu Vivo volta a reunir diferentes detentores do saber popular

Mais uma vez, detentores do saber popular estarão reunidos no Museu do Folclore de São José dos Campos, para um novo encontro do Museu Vivo. A primeira edição de outubro acontecerá neste domingo (1º), das 14h às 17h. A atividade é gratuita e aberta ao público, que pode vivenciar os saberes e fazeres destes detentores.


27/09/2023

33º Festidança começa no dia 5 com espetáculos e ações formativas

Vai começar o Festidança! A partir do dia 5 de outubro, um dos mais expressivos festivais de dança do país promete envolver São José dos Campos nos mais variados ritmos e estilos. Sob a temática “Dança e Corporalidade”, a 33ª edição traz espetáculos, workshops, residências artísticas, exposição fotográfica, filme e intervenções em vários espaços públicos da cidade. A programação é inteiramente gratuita.


27/09/2023

CET recebe o espetáculo Sacra Folia neste sábado

O grupo Cia Peripatéticos de Teatro apresenta, neste sábado (30), o espetáculo “Sacra Folia”, no Centro Cultural Clemente Gomes, espaço do CET (Centro de Estudos Teatrais), a partir das 20h. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.


25/09/2023

Pátio do Museu explora diversas sonoridades neste sábado

O Pátio do Museu, no centro de São José dos Campos, recebe o trio Conversas de Cor em uma apresentação intimista na voz e violão, neste sábado (9), às 10h. O trio foi selecionado pelo edital do Festival de Música de São José dos Campos. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.


25/09/2023

Mercadão Vivo apresenta ‘A Voz da Natureza’ do grupo Eco Musical

No último dia do mês de setembro, o Museu de Arte Sacra recebe o grupo Eco Musical, a partir das 11h. A apresentação promete animar a manhã do sábado (30) com o show “A Voz da Natureza”, que integra o Circuito Cultural Central, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


20/09/2023

Cine Santana exibe documentário sobre o artista Marcos Santos

O Cine Santana terá sessão especial de cinema nesta quinta (21), às 20h. O filme documentário “Marcos Força de Vontade” tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é financiado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura). O filme é gratuito e não precisa de ingresso, é só chegar e prestigiar.


20/09/2023

Semaninha Chico Triste traz oficinas especiais para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e a Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro (região leste da cidade), preparou duas oficinas recreativas voltada para a garotada. A “Semaninha Chico Triste” é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo que acontecerá nos dias 9 (segunda), 10 (terça) e 11 (quarta) de outubro, a partir das 9h.


20/09/2023

Museu realiza vivência de contação de história pela Primavera de Museus

Como parte da programação do Museu do Folclore de São José dos Campos na 17ª Primavera de Museus, acontece, nesta sexta-feira (22), das 14h30 às 16h30, uma vivência sobre “Técnicas de Contação de História”.


19/09/2023

Centro da juventude ganha oficina de mestre-sala e porta-bandeira

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo oferecem oficina de mestre-sala e porta-bandeira, um espaço de trocas de conhecimento para todos que tem interesse em aprender mais sobre o assunto. A oficina começará no próximo sábado (dia 30) e irá até dezembro, sendo todo sábado das 14h às 16h, no Centro da Juventude. A atividade é gratuita e não precisa de inscrição.


19/09/2023

Mercadão Vivo recebe cultura do blues raiz neste sábado

Neste sábado (23), a partir das 11h, o clássico do blues será referenciado pelo grupo Lucas Espildora Trio. A apresentação acontece pelo projeto cultural Mercadão Vivo, no Museu de Arte Sacra (ao lado do Mercadão Municipal), gratuita e livre para todos os públicos, integrando também a programação do Circuito Cultural Central.


19/09/2023

Cine Santana é palco de mais uma edição da Batalha Dánort

A Batalha Dánort está fazendo dois anos e, para comemorar, haverá uma edição de aniversário cheia de personalidade. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é gratuito e acontece nesta sexta (22), às 18h, no Cine Santana.


18/09/2023

Centro da Juventude terá prática de discotecagem aberta ao público

O Centro da Juventude abre as portas para as mesas e as batidas da discotecagem. Sob a orientação do DJ Paulo, os alunos da Oficina de DJ colocam em prática aquilo que aprenderam na teoria. As apresentações serão nos dias 18, 20, 25 e 27 de setembro, das 18h30 às 21h30, aberto ao público, gratuitamente, sem necessidade de reservar ingresso.


15/09/2023

Casa de Cultura Flávio Craveiro exibe filmes nacionais

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) exibem, neste mês, dois filmes nacionais na Casa de Cultura Flávio Craveiro, na região sul de São José dos Campos. As sessões são gratuitas e serão exibidas nas terças-feiras (dias 19 e 26), às 15h e às 19h30. Não é necessário reservar ingressos.


14/09/2023

Museu lança na Flim o 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos lançará, neste sábado (16), as 13h30, o 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore – “Congadas e Moçambiques no Vale do Paraíba Paulista”. O lançamento ocorrerá durante a 9ª edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), realizada nos dias 15, 16 e 17 no Parque Vicentina Aranha.


14/09/2023

Cine Rock apresenta bandas com músicas autorais e clássicos mundiais

A próxima edição do Cine Rock acontece na quinta (21), às 20h, no Palco do Arquivo, com as apresentações das bandas "Os Andrades", "Foxes on the Run", "Catarina Crystal e Os Aquamonkeys" e "Alarde”, para uma noite empolgante, com projetos autorais e diversos clássicos e nomes do rock.


13/09/2023

Estação de Eugênio de Melo recebe Encontro Sertanejo

A Estação Ferroviária de Eugênio de Melo vai ser tomada por muita música caipira e sertaneja neste sábado (30). O projeto “Sábado na Estação” apresenta mais um Encontro Sertanejo, a partir das 9h.


13/09/2023

Museu do Folclore e Ecomuseu participam da 9ª edição da Flim

O Museu do Folclore de São José dos Campos e o Ecomuseu dos Campos de São José participarão da Flim 2023 (Festa Literomusical), que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Parque Vicentina Aranha. Eles ocuparão um espaço no Pavilhão São José, com uma série de atividades.


13/09/2023

56ª Semana Cassiano Ricardo se une à 9ª edição da FLIM

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo se une à Afac (Organização Social de Cultura) e leva a 56ª Semana Cassiano Ricardo para a 9ª edição da FLIM, a principal festa literomusical do Vale do Paraíba e uma das principais do Estado, que começa nesta sexta-feira (15), falando sobre o amor, no Parque Vicentina Aranha.


13/09/2023

Cine Santana terá três sessões do espetáculo “180 Dias de Inverno”

O Cine Santana terá apresentação consagrada do Coletivo Binário neste final de semana. O espetáculo “180 Dias de Inverno” será apresentado em três sessões: sexta, sábado e domingo. O evento é gratuito e não é necessário reservar ingressos.


13/09/2023

São José recebe In-Edit Brasil, festival internacional de documentários musicais

São José dos Campos entra definitivamente na rota dos grandes eventos da capital. De 20 a 27 de setembro, a cidade recebe o In-Edit Brasil 2023, com 17 documentários musicais, que serão exibidos gratuitamente durante sete dias no Cine Teatro Benedito Alves.


13/09/2023

Bar de Quinta recebe a turnê Maria Forrozeira

O projeto Bar de Quinta apresenta, no dia 28, a cantora e musicista Thaís Nogueira, em sua turnê Maria Forrozeira, a partir das 21h. O show acontecerá no Palco do Arquivo, no Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade. A entrada é gratuita e não é preciso reservar ingresso. Os food trucks estarão funcionando a partir das 20h.


12/09/2023

Dia do Figureiro terá programação cultural de dez dias

O Dia do Figureiro, 20 de setembro, será comemorado com muitas ações culturais em São José dos Campos. Durante 10 dias (de 20 a 30 de setembro), a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vão promover atividades em seis casas de cultura, em diversas regiões da cidade. Para participar, é só chegar, sem a necessidade de inscrição. As ações são todas gratuitas e para todas as idades.


12/09/2023

Trompetista Diego Garbin se apresenta no Jazz no Galpão

A última sexta-feira (29) de setembro será de jazz, e dos bons! O projeto cultural Jazz no Galpão, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, traz o trompetista, arranjador e compositor, Diego Garbin para a próxima edição. Às 19h30, o DJ Goulart irá fazer uma discotecagem e a apresentação com Gardin acontecerá às 20h30, no Palco do Arquivo. Todo o evento é gratuito e livre para todos os públicos.


11/09/2023

Cena de Mulher reverencia o forró nordestino

O projeto cultural Cena de Mulher chega à sua 21ª edição trazendo o melhor do forró pé de serra (forró tradicional), em uma apresentação especial que reverencia a música nordestina que ganhou o Brasil através de Luiz Gonzaga.


11/09/2023

Quarteto DeSANJA traz repertório MPB e Pop/Rock ao Mercadão Vivo

Nada melhor do que comer um pastel no Mercado Municipal, curtindo uma música na manhã de sábado...E, para desfrutar desse momento relax, o Quarteto DeSANJA traz uma releitura das músicas mais tocadas nos gêneros MPB e Pop/Rock nacional e internacional no dia 16, às 11h, pelo projeto cultural "Mercadão Vivo”, que acontece no Museu de Arte Sacra.


11/09/2023

Pátio do Museu vira point nas manhãs de sábado

MANSUR é um cantor, compositor e produtor que caminha em direção ao futuro carregando consigo elementos do passado. O jovem artista se apresenta neste sábado (16), no Pátio do Museu, às 10h. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos e integra a programação do Circuito Cultural Central, uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


11/09/2023

Casas de Cultura têm vagas para diversas oficinas

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com vagas abertas para as oficinas culturais do Programa Arte nos Bairros. As oficinas são de diversos segmentos artísticos (dança, música, teatro, artesanato, circo, cultura da paz, cultura digital, cultura popular, artes visuais e memória). As atividades são gratuitas e duram o ano inteiro. Confira as oficinas disponíveis abaixo.


11/09/2023

Sábado tem pop rock no Cine Teatro Benedito Alves

Sábado (16) tem pop rock no Cine Teatro Benedito Alves. O show da banda Dumont acontece às 20h e faz parte do projeto “Sábados Musicais”.


06/09/2023

Museu do Folclore funcionará normalmente durante o feriado

Neste feriado da Independência, o Museu do Folclore de São José dos Campos funcionará normalmente de quinta a domingo (7 a 10), sempre das 9h às 17h, com entrada gratuita para visitas às exposições permanente e temporária.


05/09/2023

Cine Teatro apresenta universo cultural caipira no sábado

Acontece neste sábado (9), às 20h, no palco do Cine Teatro Benedito Alves, a apresentação musical do Grupo Urbanos Caipira. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.


05/09/2023

Casa de Cultura Tim Lopes recebe haicais de primavera

Durante o mês de setembro, a Casa de Cultura Tim Lopes, na zona sul De São José dos Campos, estará com uma exposição "Espaçopoema”, com haicais de mestres japoneses e haicaístas brasileiros para comemorar o equinócio de primavera. A visitação é gratuita e livre para todas as idades, de segunda a sexta, das 8h às 21h.


05/09/2023

37º Festivale tem time de peso por trás das cortinas

Na sua 37ª edição, o Festivale conta com uma equipe diferenciada de curadores, críticos, mediadores e produtores executivos.


04/09/2023

Cine do Centro exibe drama francês no dia 13

O Cine Teatro Benedito Alves recebe mais uma sessão gratuita de cinema francês, com o longa-metragem “Le monde après nous - O mundo atrás de nós”. A exibição acontece pelo projeto Cine do Centro e integra o Circuito Cultural Central.


04/09/2023

Prodígio do soul-blues volta ao palco do Teatro Municipal

Dylan Triplett está de volta para mais uma edição do Blues no Municipal, representando toda a juventude da nova safra de vozes do blues. Dylan sobe ao palco do Teatro Municipal no dia 14 de setembro (quinta-feira), às 20h, A reserva de ingresso estará disponível a partir do dia 12. O ingresso é solidário, sendo um pacote de farinha de trigo ou fubá que podem ser entregues na hora do show. Os alimentos serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade.


04/09/2023

Pátio do Museu ganha show intimista neste sábado

O Pátio do Museu, no centro de São José dos Campos, recebe Renan Andrade em uma apresentação intimista na voz e violão, neste sábado (9), às 10h. O artista foi selecionado pelo edital do Festival de Música de São José dos Campos. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.


04/09/2023

Ritmo latino-americano toma conta do Museu de Arte Sacra

O músico el Samu e a banda Buendía trazem um show diferenciado para o projeto cultural "Mercadão Vivo”, que acontece neste sábado (9), às 11h, no Museu de Arte Sacra. A atração compõe a programação do Circuito Cultural Central, oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


30/08/2023

“Cordel do Amor Sem Fim - Ou a Flor do Chico” encerra a 37ª edição do Festivale

O último dia do Festivale traz, para o palco do Teatro Municipal, o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim - Ou a Flor do Chico”, com texto de Cláudia Barral e direção do premiado Gabriel Villela, para fechar com chave de ouro.


30/08/2023

37º Festivale oferece ações formativas aos artistas e interessados na arte

37ª edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba, o Festivale, que tem como objetivo valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, preparou uma série de ações formativas para este ano. Confira a programação completa abaixo, com horários e formas de inscrição.


30/08/2023

Penúltimo dia do Festivale abre os bastidores da peça “Os Geraldos”

O penúltimo dia do Festivale chega, neste sábado (9), aquecido e movimentado, com espetáculos para todos os públicos, além de oficinas, exposição, mesa de compartilhamento e workshop. Para os fãs dos bastidores do teatro, o grupo de Campinas “Os Geraldos” está com a montagem do palco e os ensaios musicais abertos ao público, com vagas exclusivas e limitadas por ordem de chegada.


30/08/2023

Teatro de bonecos, monólogo e infanto-juvenil marcam o 9º dia de Festivale

Para esta sexta (8), o Festivale preparou uma programação recheada de espetáculos, mesa de conversa e workshops em diversos pontos culturais de São José dos Campos. Todos os eventos são gratuitos.


30/08/2023

Seis espetáculos do Festivale inspiram a quarta-feira

No sétimo dia de apresentações, o 37º Festivale traz, nesta quarta-feira, seis espetáculos teatrais em diversos espaços culturais de São José dos Campos. Durante toda a quarta-feira (6), segue uma variedade de gêneros teatrais como performance, musicais e drama. Confira a programação completa a baixo.


Primeira página| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Última página

Total de 1656 registros

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .