/// Notícias

08/11/2023

CET apresenta o espetáculo Tulsa, viabilizado pelo FMC

O grupo Cia Greta apresenta no sábado (dia 11), no Centro de Estudos Teatrais (CET), o espetáculo Tulsa, viabilizado por recursos do FMC (Fundo Municipal de Cultura), A apresentação acontecerá às 21h. A peça é recomendada para maiores de 14 anos e é necessário a reserva de ingresso no nosso site.


08/11/2023

Casa de Cultura terá exposição de jovens poetas palestinos

A Casa de Cultura Tim Lopes, localizada no Bosque dos Eucaliptos, zona sul de São José dos Campos, recebe três exposições que ficarão abertas a partir de 10 de novembro até 8 de dezembro. A visitação é gratuita e livre para todas as idades, de segunda a sexta, das 8h às 21h. E no dia 23 de novembro, das 9h às 11h, a casa de cultura irá receber oficinas abertas de dança circulares e brincadeiras infantis. É tudo de graça!


31/10/2023

Museu do Folclore volta a abrir das 14h às 17h nos finais de semana

A partir de novembro, o Museu do Folclore de São José dos Campos voltará a funcionar das 14h às 17h, aos finais de semana. A alteração começará a valer neste sábado (4), quase um ano após a exposição passar a abrir as 9h, em caráter experimental.


31/10/2023

São José abre novo edital da Lei Paulo Gustavo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abriu o terceiro edital da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022 - art. 8º). A partir desta terça (31) até as 17h do dia 13 de novembro, estarão abertas as inscrições para o edital que vai premiar mestres e mestras das Culturas Tradicionais e Populares, artistas e técnicos, gestores e produtores da área cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Plataforma Prosas.


31/10/2023

Temporada CET recebe “O Teatro de Sombras de Ofélia”

Neste domingo (5), o CET (Centro de Estudos Teatrais) recebe o grupo Núcleo Ágora de Teatro com o espetáculo “O Teatro de Sombras de Ofélia” – PQA (Programa de Qualificação em Artes), a partir das 19h. O espetáculo é livre para todos os públicos e é necessário fazer a reserva de ingresso no site.


30/10/2023

Centro da Juventude ganha dose dupla de passinhos de dança

O Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, recebe uma dose dupla dos passinhos de dança do projeto cultural “Retrô Dancing” em novembro. Nos domingos dos dias 12 e 19, a partir das 16h, crianças, jovens e idosos poderão se encontrar e se divertir com os passinhos dos anos 70, 80, 90 e 2000, com hits que embalaram diferentes épocas. O evento é gratuito.


30/10/2023

Reggae e pop rock vão invadir o Pátio do Museu

Não tem nada melhor do que ouvir um reggae ou uma música mais nostálgica logo pela manhã, no centro da cidade, não é mesmo? Neste sábado (4), o Pátio do Museu, recebe o trio Somde3, às 10h, e livre para todas as idades. A apresentação é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


30/10/2023

Professor Harp promete agitar o Teatro Municipal

Na semana seguinte ao feriadão de Finados, quinta-feira (dia 9), O lendário Professor Harp fará uma apresentação inesquecível, repleta de ritmo e paixão pelo blues, às 20h, no Teatro Municipal. A apresentação é gratuita, mas deve ser feita a reserva de ingressos, que estará disponível a partir de 7 de novembro neste link.


30/10/2023

Fundação Cultural abre edital para projetos de vídeo celular

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abriu, nesta sexta-feira (20), edital para premiação de projetos de vídeo celular na área de audiovisual, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022, artigo 6º). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h do próximo dia 6 de novembro.


30/10/2023

Cine Teatro recebe neste sábado o frescor da banda Melofobia

O projeto Sábados Musicais traz para o palco do Cine Teatro Benedito Alves o show da banda Melofobia. A apresentação acontece neste sábado (4), às 20h e é oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


25/10/2023

Museu realiza nova edição do Terças com Museologia dia 31

Dando continuidade às atividades do programa Terças com Museologia, o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, no dia 31 de outubro, das 9h30 às 11h30, mais um encontro. O tema é uma continuidade da edição de setembro, que abordou a “Extroversão de Acervos”.


25/10/2023

Inscrições para a área de audiovisual da Lei Paulo Gustavo estão prorrogadas

Em atendimento às solicitações da classe artística, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo prorrogou, para até as 17h do dia 30 de outubro, as abriu inscrições para a seleção de projetos de fomento da área de audiovisual com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022 - art.6º, I, II e III).


24/10/2023

Flávio Craveiro ganha sessão de filme documentário de artista joseense

A Casa de Cultura Flávio Craveiro terá sessão especial de cinema nesta quarta (25), às 19h30. O filme documentário "Marcos Força de Vontade” tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é viabilizado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura). O filme é gratuito e não precisa de ingresso, é só chegar e prestigiar.


24/10/2023

Angela Savastano participa do 18º Congresso Brasileiro de Folclore

A cidade de Trindade, em Goiás, será sede do 18º Congresso Brasileiro de Folclore, de 25 a 27 de outubro, realizado pela Comissão Nacional de Folclore. Entre outros especialistas, o encontro contará com a presença da folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore de São José dos Campos.


23/10/2023

Ateliê Johann Gütlich recebe oficina “Audiovisual Como Ferramentas de Aprendizagem”

O Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich oferece, a partir desta quarta (25), uma oficina que busca mostrar como o audiovisual pode ajudar no ensino e aprendizagem. O workshop acontecerá das 18h30 às 21h e terá duração de três dias, se encerrando na sexta (27). O evento é viabilizado pelo Programa Oficinas Culturais (OC) e a Poiesis, com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


23/10/2023

Com programação gratuita, Revelando SP em São José dos Campos começa na quinta, 26 de outubro, com artesanato, culinária, manifestações culturais tradicionais e shows

Começa na quinta-feira, dia 26 de outubro, o Revelando SP, maior festival de divulgação e fortalecimento de culturas tradicionais paulistas, programa promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Em São José, que volta a sediar o evento após sete anos, o Revelando SP conta com correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O festival acontece entre 26 e 29 de outubro (quinta a domingo) no Parque da Cidade, das 10h às 22h.


23/10/2023

Revelando SP terá Almir Sater, Renato Teixeira, Fernanda Costa e muito mais

Marcelo Jeneci, As Marcianas e Orquestra Joseense completam a programação musical do maior festival da cultura tradicional paulista, que acontece entre 26 e 29 de outubro no Parque da Cidade


23/10/2023

Cine Teatro recebe show de hardcore no dia 28

O palco do Cine Teatro Benedito Alves recebe show de hardcore no sábado (28), pelo projeto sábados musicais, que é oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


23/10/2023

Websérie joseense, viabilizada pelo FMC, conquista prêmio sobre mobilidade urbana

“Ghost Bikes - Caminhos Interrompidos”, uma websérie da diretora e escritora Auira Ariak Boainain, foi premiado no Festival Mobifilm, dedicado à exibição de filmes, vídeos e programas de TV brasileiros sobre temas de mobilidade urbana e violência no trânsito.


23/10/2023

Museu realiza atividades na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29 de outubro, o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará uma série de ações que visam estimular a leitura e dar mais visibilidade a sua biblioteca (Maria Amália Corrêa Giffoni), especializada em cultura popular.


20/10/2023

Centro da cidade ganha músicas sertanejas raiz neste sábado

Sábado (21), os amantes da música sertaneja raiz vão querer dar uma passadinha no Pátio do Museu, no centro de São José dos Campos! O grupo Armazém do Violeiro se apresenta às 10h e é gratuito e livre para todos os públicos. O show integra a programação do Circuito Cultural Central, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo que visa incentivar a vida artística no centro da cidade, revitalizar a região, fortalecer o comércio e dar mais qualidade de vida às pessoas.


19/10/2023

Museu Vivo terá brincantes, bolo de cenoura e bonecas de pano

O clima de festa vai tomar conta do Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo (22), com a realização de mais uma edição do Museu Vivo voltada às crianças. A atividade é aberta ao público e prevê vivências com detentores de saberes e fazeres da cultura popular na área externa do museu, das 14h às 17h.


18/10/2023

Estão abertas as inscrições para a área de audiovisual da Lei Paulo Gustavo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abriu inscrições para a seleção de projetos de fomento da área de audiovisual com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022 - art.6º, I, II e III). Nesta primeira etapa, as inscrições são gratuitas e vão até as 17h do próximo dia 25 de outubro, pela Plataforma Prosas, por onde serão recebidas as documentações básicas para a análise dos projetos. Confira a íntegra do edital. Nos dias 8 a 10 de novembro, acontecerá a segunda etapa que prevê a entrega da documentação para a habilitação do proponente.


18/10/2023

Casa de Cultura Flávio Craveiro recebe “Gnu vs Terra” nesta quinta

O teatro Dailor Varela, da Casa de Cultura Flávio Craveiro, recebe os alunos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi São José dos Campos, com o espetáculo "Gnu vs Terra”. A apresentação é gratuita e terá sua estreia nesta quinta (19), às 19h30. Não é necessário fazer reserva de ingressos.


18/10/2023

Museu do Folclore registra em setembro o 2º maior público do ano

Pouco mais de 4 mil pessoas visitaram e participaram de atividades do Museu do Folclore de São José dos Campos no mês de setembro. Este é o segundo maior público do ano, registrado pelo museu. Em agosto, foram 4.468 pessoas.


16/10/2023

Balaio de Ostra promete encantar o público com um Carnaval fora de época

Neste sábado (21), o grupo Balaio de Ostra promete encantar o público, no Museu de Arte Sacra, com o show "Bloco do Balaio”, que é movido por muita alegria e uma energia contagiante. A apresentação é gratuita e livre para todas as idades, a partir das 11h.


16/10/2023

Pontos Mis oferece oficina de curta-metragem para jovens e adultos

O Cine Santana recebe, nesta terça (17), através do Pontos Mis, a oficina “Curta-metragem com Efeitos Especiais”, ministrada pelo cineasta Ralph Friedericks. Para participar é necessário ter a partir de 15 anos e levar um aparelho de celular. A oficina tem duração de 4 horas e começa às 18h.


16/10/2023

Passinhos de dança dominam o Centro da Juventude

O Retrô Dancing e seus passinhos voltam com tudo neste domingo (8), a partir das 16h, no Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos. O evento é gratuito e integra a programação da 33ª edição do Festidança.


11/10/2023

Cine Rock terá diversidade do rock alternativo ao tecnobrega

A próxima edição do Cine Rock será com quatro bandas selecionadas: "Bucareste", "Desalmado", "Passarinho e o Sistema Brega de Som" e "Manger Cadavre?". As apresentações serão no Palco do Arquivo, no sábado (dia 21), a partir das 19h.


11/10/2023

“Baile Rosa” celebra mês de autocuidado no Palco do Arquivo

Celebrando o mês de outubro e toda a sua importância de reforçar os cuidados, alertando sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a banda Cena de Mulher apresenta nesta edição especial o “Baile Rosa”.


11/10/2023

Tap da Longevidade leva o melhor dos anos 80 ao Municipal

O Tap da Longevidade, projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, vai se apresentar no Teatro Municipal, nesta quarta (11), às 20h, integrando a programação da 33ª edição do Festidança. O espetáculo é gratuito e a reserva dos ingressos pode ser feita a partir do dia 9, no site da FCCR.


11/10/2023

Presépio do Museu do Folclore será aberto no dia 3 de dezembro

O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos será aberto no dia 3 de dezembro, as 13h30, marcando o início do Ciclo de Natal. Participarão da manifestação 4 Folias de Reis. Na mesma data, o museu completará 26 anos de criação e instalação no Parque da Cidade.


11/10/2023

Museu Vivo compartilha diferentes sabedorias da cultura popula

A mineira Laudelina Diniz Lopes terá muito o que comemorar nos próximos meses. Ela completará 61 anos de casamento em dezembro e 80 anos de idade em janeiro. Uma vida inteira ao lado do marido, o também mineiro Otto Lopes dos Santos, de 94 anos.


11/10/2023

Está chegando o Revelando SP – São José dos Campos

São José dos Campos recebe esse mês o Revelando SP, maior programa de divulgação e fortalecimento de culturas tradicionais paulistas promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte. O festival acontece entre 26 e 29 de outubro (quinta a domingo) no Parque da Cidade, das 10h às 22h.


11/10/2023

Cine Teatro recebe o frescor da banda Melofobia neste sábado

O projeto Sábados Musicais traz para o palco do Cine Teatro Benedito Alves o show da banda Melofobia. A apresentação acontece neste sábado (14), às 20h e é oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


11/10/2023

Lino Krizz traz a versatilidade do hip-hop a doces baladas de jazz

Na sexta (dia 20), às 20h, o Palco do Arquivo recebe o músico multi-instrumentalista Lino Krizz, trazendo desde a versatilidade do hip-hop a doces baladas, com uma simples levada soul, ao mesmo tempo em que apresenta canções com melodias sofisticadas. O show é gratuito e livre para todos os públicos. Antes da apresentação, às 19h30, DJ Goulart anima o público com uma discotecagem de vinil.


11/10/2023

Teatro Municipal recebe Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí vai apresentar, no próximo dia 20 de outubro, às 20h, um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Jovem no Teatro Municipal, em São José dos Campos. As reservas de ingressos poderão ser feitas a partir do dia 18 (quarta), no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Os ingressos são solidários: farinha de trigo ou fubá, que poderão ser entregues no dia do espetáculo.


10/10/2023

São José dos Campos promove a 4ª Conferência Municipal de Cultura

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com credenciamento aberto para a participação na 4ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, na Casa do Idoso Norte, a partir das 17h. Poderão participar representantes do setor cultural e da sociedade civil em geral. As inscrições seguem até o dia 11. Acesse o link para se cadastrar.


10/10/2023

PhillZr se apresenta no Bar de Quinta dia 19

Dia 19 de outubro, a partir das 20h, o Palco do Arquivo, localizado no Parque da Cidade, zona norte da cidade, recebe mais uma edição do Bar de Quinta que traz PhillZr – Memórias do Subsolo, para agitar a noite. O evento é gratuito e conta também com food trucks. Não é necessário reservar ingressos.


10/10/2023

Exposição reforça o poder da força de vontade

A Casa de Cultura Tim Lopes, localizada no Bosque dos Eucaliptos, zona sul de São José dos Campos, recebe o talento do artista visual Antônio Carlos Ferreira, com sua exposição "Tente Outra Vez”. A visitação acontece de segunda a sexta, até o dia 30 de outubro, das 8h30 às 21h. É gratuita e livre para todos os públicos.


10/10/2023

Carol Capucho e banda trazem divas pop ao Museu de Arte Sacra

Neste sábado (14), a partir das 11h, Carol Capucho e banda trazem as maiores canções das divas do pop. A apresentação acontece pelo projeto cultural Mercadão Vivo, no Museu de Arte Sacra (ao lado do Mercadão Municipal), gratuita e livre para todos os públicos, integrando também a programação do Circuito Cultural Central.


10/10/2023

Rancho do Tropeiro está com vagas para 11 oficinas culturais

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no distrito de Eugênio de Melo, está com vagas abertas para várias oficinas. As oficinas são de diversos segmentos artísticos (acordeon, ballet, boneca de pano, canto coral, customização de roupas, dança de salão, danças urbanas, modelagem em argila, pintura, tear de pregos, teclado). Confira os horários das oficinas disponíveis, abaixo.


06/10/2023

Questões ambientais é tema do filme do Cine do Centro

O Cine Teatro Benedito Alves apresenta, nesta quarta (11), às 19h, mais uma sessão do projeto “Cine do Centro”, que é oferecido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Aliança Francesa Vale do Paraíba.


06/10/2023

Cine Santana comemora 71 anos com programação especial

O Cine Santana está completando 71 anos no próximo dia 12 e quem ganha o presente é a população de São José dos Campos, com programação especial durante todo o mês de outubro. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos prepararam filmes, pelo Pontos MIS, espetáculos de dança, teatro, circo, literatura, oficinas e muita música.


04/10/2023

Festidança recebe exposição de fotógrafo premiado

Fotografia e Dança se unem na exposição "Dança Líquida", do fotógrafo Adilson Machado, na 33ª edição do Festidança. A exposição estará disponível nos 11 dias de festival, no Centro Cultural Clemente Gomes, região norte de São José dos Campos. A visitação poderá ser feita das 9h às 20h. Não é necessário reservar de ingresso.


04/10/2023

Teatro Municipal terá Mostra Dança e Corporalidade no feriadão

No feriado prolongado da Padroeira do Brasil (12 de outubro), o Festidança traz para o palco do Teatro Municipal, a Mostra Dança e Corporalidade, que busca compreender o corpo intrinsecamente relacionado ao fenômeno humano, a sua existência, sua história e cultura. A apresentação é gratuita e deve ser feita a reserva de ingressos, no site da FCCR. O Festidança é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


03/10/2023

Mostra infantojuvenil encerra o 33º do Festidança no domingo

Neste domingo (15), o último dia do Festidança traz para o palco do Teatro Municipal, a Mostra Prelúdio da Dança -- uma mostra infantojuvenil que busca valorizar jovens talentos.


03/10/2023

Teatro Municipal terá 59 espetáculos da Mostra Paralelas de Dança

O Teatro Municipal de São José dos Campos recebe, nos dias 6 (sexta-feira), 7 (sábado), 8 (domingo) e 12 (quinta-feira), a Mostra “Paralelas da Dança”, a partir das 20 horas. No tal dos três dias, serão apresentados 59 espetáculos .


03/10/2023

Festidança terá sábado (7) de Mostra Dança em Processo

A 33ª edição do Festidança também propõe compartilhar a vivência dos processos da dança entre o público participante. No sábado (7), a partir das 21h, no Centro de Estudos Teatrais (CET), 5 grupos selecionados, sendo 2 de São José, 1 de São Paulo, 1 do Rio de Janeiro e 1 de Francisco Morato (SP), vão apresentar seus processos em danças contemporâneas, sapateado e danças urbanas.


03/10/2023

Festidança terá hotsite com programação e reservas de ingressos

Essa 33ª edição do Festidança – um dos mais importantes festivais de dança do país, ganhou um hotsite. Focado em trazer destaque para as apresentações e ações formativas de dança, o objetivo é facilitar a divulgação e orientar a população para todas as atividades, sempre gratuitas, previstas para os dias 5 a 15 de outubro, em diversos espaços culturais de São José dos Campos.


Primeira página| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | Última página

Total de 1656 registros

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .