Casa de Cultura Tim Lopes vai sediar a nova Orquestra Infantojuvenil do Guri

A partir de maio,o Projeto Guri passará a utilizar a Casa de Cultura Tim Lopes para os ensaios da nova Orquestra Sinfônica Infantojuvenil. / Foto: Paullo Amarall / FCCR

Casa de Cultura Tim Lopes vai sediar a nova Orquestra Infantojuvenil do Guri

08.05.2023
A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo assinaram, na manhã deste sábado (6), Termo de Parceria com a Associação de Cultura, Educação e Assistência Social Santa Marcelina para a realização, em conjunto, da nova Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Projeto Guri de São José dos Campos.

A partir deste mês, o Projeto Guri passará a utilizar a Casa de Cultura Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos, na região sul da cidade, para os ensaios da nova Orquestra Sinfônica que envolve cerca de 50 crianças e adolescentes. A Casa de Cultura foi reaberta, oficialmente, no sábado, após obras de conservação, recuperação e melhoramento predial, possibilitando melhor atendimento à população, com ações culturais formativas e de difusão.

O Projeto Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, que atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em 384 polos de ensino, localizados em 282 cidades do Estado de São Paulo. Desde a criação do Projeto Guri, em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de jovens.

Além do ensino cotidiano nos diversos polos de ensino, os alunos que queiram aprofundar seus desafios artísticos podem participar dos Grupos Infantis e Juvenis ou dos Grupos Artístico-pedagógicos de Bolsistas, onde, com ensaios e performances, se preparam para uma vivência cultural ainda mais ampla. Com a parceria com a FCRR, os bolsistas farão os ensaios na Casa de Cultura Tim Lopes.

Casa reformada
A Casa de Cultura Tim Lopes recebeu investimento de R$ 619,7 mil em obras de conservação e melhoramentos, que incluem: substituição total da cobertura por telhas metálicas, com forro de PVC e impermeabilização; adequação de infraestrutura de esgoto e drenagem pluvial; instalação de revestimento porcelanato sobre o contrapiso; execução de piso elevado na área externa, com rampas para acessibilidade; adequação da área do tanque, fogão a lenha e pia externa, com instalação de cobertura e iluminação (para aulas de culinária e eventos da Casa); substituição dos metais sanitários; sifões; portas de acesso aos sanitários e aos boxes; chuveiros; espelhos e torneiras dos ateliês e da copa; substituição das portas laterais do salão multiuso com barras antipânico e portas internas; substituição e automatização das portas de enrolar sobre o palco; instalação de novo tablado para dança (assoalho de madeira sobre caibros e borrachas amortecedoras dos impactos, para não acarretar prejuízo às articulações), no salão multiuso, imunizado contra cupins e selado com verniz antichamas (ignifugante); adequação e substituição da iluminação predial e distribuição do cabeamento de dados; pintura completa (interna, externa, edícula e gradil); instalação de espelhos no salão multiuso e sanitários; serviços de jardinagem e paisagismo.

Casa de Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos