/// Notícias

07/06/2022

Segunda-feira é dia de cinema especial no Cine Santana

Todas as segundas-feiras (6, 13 e 27), deste mês de junho, é dia de Cine Especial no Cine Santana. O projeto cultural Cine Especial é desenvolvido em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). As sessões são gratuitas e não têm a necessidade de reservar ingressos. As sessões são sempre às 19h30.


06/06/2022

Temporada de Teatro apresenta peça-filme sobre arrogância do bicho humano

Neste sábado (11), às 21h, a Temporada de Teatro do CET (Centro de Estudos Teatrais) apresenta a obra “Não Urine no Chão”, pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura), no Centro Cultural Clemente Gomes. A obra narra os infortúnios de um sujeito carente de bens e afeto. Reserve seu ingresso através deste link.


06/06/2022

Domingo tem aventura no mundo dos brinquedos no Cine Teatro

“As Aventuras do Soldadinho e da Bailarina” acontece neste domingo (12), pelo projeto cultural Algodão-doce, no Cine Teatro Benedito Alves, às 17h. A obra é gratuita e livre para todos os públicos, com reserva de ingressos pelo site.


06/06/2022

Praça Conêgo Lima terá forró pé de serra neste sábado

Sábado, às 10h, é dia de Arte na Praça. O grupo Floriô apresenta “Forró de Rabeca e Pífano”, prometendo um show dançante e divertido. É gratuito e livre para todos os públicos na Praça Cônego Lima, no centro de São José dos Campos.


06/06/2022

Cine Teatro Benedito Alves tem Sexta Encena com “Fala Comigo”

Nesta sexta (10), às 20h, o projeto cultural Sexta Encena recebe o Teatro WeDo! com a peça “Fala Comigo”. A obra é sobre a reflexão que se alcança conversando consigo mesmo. Os ingressos podem ser reservados através deste link.


06/06/2022

Cinthia Jardim & Quinteto apresentam show de jazz no Mercadão Vivo

Neste sábado (11), a partir das 11h, Cinthia Jardim & Quinteto apresentam “Jazz Standards Show” no Mercadão Vivo, no Museu de Arte Sacra. Para participar não é necessário reservar ingressos, basta comparecer e prestigiar presencialmente.


06/06/2022

Território de Brincar apresenta reflexão sobre o ciclo da vida

O Coletivo Meu Alento apresenta, neste sábado (11), às 10h30, sua obra em formato circense “Meu Alento”, no Centro da Juventude, pelo projeto cultural Território de Brincar. Não é necessário reservar ingressos. A peça é gratuita e livre para todos os públicos.


03/06/2022

Estão abertas as inscrições para culinaristas da Festa do Tropeiro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para culinaristas que queiram participar da 13ª Festa do Tropeiro, no distrito de São Francisco Xavier. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, na plataforma Prosas até o dia 20 de junho.


03/06/2022

Museu do Folclore recebe mais de 4 mil visitantes em cinco meses

Visitar a exposição de longa duração do Museu do Folclore de São José dos Campos continua sendo uma boa opção de lazer e estudo, não só para o público local, mas também de outros municípios, estados e até do exterior. De janeiro a maio deste ano, o total de visitantes chegou a 4.236 pessoas, entre adultos e crianças.


03/06/2022

“Voz da Arte” se apresenta na Praça Cônego Lima

O projeto Arte na Praça contagia o centro de São José dos Campos nesse sábado (4) com o espetáculo “Voz da Arte”. A apresentação, que terá muita música e uma viagem cultural pelos gêneros mundiais, chega à Praça Cônego Lima às 10h.


03/06/2022

Museu do Folclore analisa projetos inscritos em chamamento público

O chamamento público realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), visando formar um banco de reserva para os próximos volumes da Coleção Cadernos de Folclore, recebeu a inscrição de três projetos. Um deles será escolhido como tema do 28º volume da publicação, a ser lançado ainda neste ano.


02/06/2022

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro recebe exposições pelo projeto Vitrine Viva

Até o dia 23 de junho, a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no distrito de Eugênio de Melo, exibe as exposições “Chuva de Bênçãos” e “A Festa do Divino”, pelo projeto cultural Vitrine Viva. A visitação é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. É gratuito, basta chegar e prestigiar.


02/06/2022

Jazz no Galpão abre as portas para o acordeonista Eliomar Landim

Sexta-feira (10) é dia de jazz no Galpão Altino e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo traz, para essa edição, o acordeonista Eliomar Landim. Sob o comando do DJ Goulart e da Banda Benoit Jazz Quintet, o projeto “Jazz no Galpão” promove uma grande homenagem a esse ritmo tão importante da história da música, com performances e comentários pontuais sobre as origens do jazz.


02/06/2022

Música e circo alegram o sábado na Flávio Craveiro

Sábado (4) tem música e show circense Casa de Cultura Flávio Craveiro, na região sul de São José dos Campos, pelo projeto Circulação, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


02/06/2022

Bar de Quinta terá show de cultura popular brasileira

Os baques e os batuques vão agitar o Bar de Quinta no dia 9 de junho. O grupo Maracatu Baque do Vale se apresenta a partir das 20h, no Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade.


31/05/2022

Flávio Craveiro embarca nos segredos da Ilha do Tesouro Perdido

O espetáculo “Os Piratas na Ilha do Tesouro Perdido” desembarca na Casa de Cultura Flávio Craveiro, no Dom Pedro 1º, região sul de São José dos Campos, nessa sexta (3). Serão duas apresentações – às 9h30 e às 14h30 – oferecidas gratuitamente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo através do projeto Circulação.


31/05/2022

Mistério e magia tomam conta do Domingo no Parque

A tarde deste domingo (5) será envolvida em muito mistério e magia. A Cia. Homens de Palha apresenta a história do Mágico Abracadabrus e seu desaparecimento após um número de escapismo. Ninguém sabe onde ele foi parar, escafedeu-se sem deixar rastros. Só nos resta desmontar o seu camarim e torcer para que um dia ele volte a abrilhantar o picadeiro do circo "Carambas & Carambolas".


31/05/2022

“Velhus Causus” retorna à Temporada de Teatro do CET

A Cia Cultural Velhus Novatus abre a Temporada de Teatro de junho com a apresentação “Velhus Causus”, neste sábado (4). A comédia dramática conta a história de Sabino – um caipira que aguarda a volta de sua mulher que estava no hospital, muito doente.


30/05/2022

Casa de Cultura Tim Lopes expõe “Retábulos: O Sagrado de Cada Um”

Neste mês de junho, a Casa de Cultura Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos (região sul de São José), recebe a exposição “Retábulos: O Sagrado de Cada Um”, com obras elaboradas por figureiras de São José dos Campos. É gratuito, com horário de visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 21h30.


30/05/2022

17° Semana Chico Triste terá exposição de artes visuais e Capoeira Angola

A 17ª Semana Chico Triste começa nesta quarta-feira (1º) na Casa de Cultura que leva o mesmo nome como patrono, localizada na Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos. Neste ano, haverá exposição de artes visuais e apresentação de Capoeira Angola aberta a toda a comunidade.


30/05/2022

Mercadão Vivo recebe Alan Brandão e suas composições autorais no sábado

Neste sábado (4), o projeto cultural Mercadão Vivo apresenta “Comitiva Esperança”, do músico e compositor Alan Brandão. É às 11h, de forma gratuita e livre para todos os públicos, no Museu de Arte Sacra, no centro de São José dos Campos.


30/05/2022

Sexta Encena leva comédia e história para o Cine Teatro

Nesta sexta (3), às 20h, o grupo Milongas Sentimentais – Teatro Popular se apresenta pelo projeto cultural Sexta Encena, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva. O espetáculo “Milongas Sentimentais” aborda a história e a cultura brasileira. Reserve seu ingresso através do link.


30/05/2022

Carol Capucho Duo é a atração deste sábado no Cine Teatro

Nesta noite de sábado (4), às 20h, Carol e seu pai Claudio apresentam o show autoral “Quando Isso Tudo Passar”, pelo projeto cultural Sábados Musicais, no Cine Teatro Benedito Alves. Ingressos disponíveis através deste link.


30/05/2022

Centro da Juventude terá Retrô Dancing e oficina de circo

O Centro da Juventude será palco de atrações culturais neste domingo (5), com o Retrô Dancing, que traz os melhores ritmos das antigas danceterias, e com o Território de Brincar, com ações voltadas para o público infantil. Tudo isso de graça, a partir das 16h.


30/05/2022

Projeto cultural Algodão-doce viaja pela Montanha Encantada no Cine Teatro

Neste domingo (5), às 17h, o projeto cultural Algodão-doce apresenta “Assombrados – Um Grito no Vale”, da Associação Cultural Montanha Encantada, no Cine Teatro Benedito Alves. Reserve seu ingresso no site da Fundação Cultural.


26/05/2022

Projeto Algodão-doce tem “Um Rio que Deságua Histórias” no Cine Teatro

O grupo de teatro Tricotando Palavras apresenta "Um Rio que Deságua Histórias” neste domingo (29), às 17h. Será presencial, gratuito e livre para todas as idades, no Cine Teatro Benedito Alves, com ingressos disponíveis no site da FCCR.


26/05/2022

Cozinheira prepara moqueca caipira durante Museu Vivo de domingo

Quem for ao Museu do Folclore de São José dos Campos, neste domingo (29), terá oportunidade de acompanhar o preparo de uma iguaria muito comum nas festas de Paraibuna e região, nas décadas de 60 e 70, a moqueca caipira, conhecida também como moqueca de índio ou poqueca.


25/05/2022

Rancho do Tropeiro terá noite de autógrafos com escritor Wagner Marcilio

Nesta noite de sexta (27), a partir das 19h, a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella, no distrito de Eugênio de Melo, recebe a obra literária “Nos Primórdios da Fotografia”, do escritor e fotógrafo Wagner Marcílio. O evento é gratuito e presencial, com a presença do autor.


25/05/2022

Aprendizes das oficinas de viola participam do 1° Encontro Sertanejo no Rancho do Tropeiro

Neste sábado (28), às 9h, os aprendizes das oficinas de viola da Fundação Cultural Cassiano Ricardo se reúnem na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella, no distrito de Eugênio de Melo, para o 1° Encontro Sertanejo. É gratuito e livre para todos os públicos, com a participação dos músicos Nilton Blau, Kardec Gonzaga e Pedro Canhê.


25/05/2022

Temporada de Teatro traz reinterpretação de obra de João Cabral de Melo Neto

A Cia O Clã da Dança traz, ao Centro Cultural Clemente Gomes, o espetáculo “Morte e Vida [Ainda] Mais Severina”. Baseado na obra de João Cabral de Melo Neto, sua linha narrativa segue dois movimentos que aparecem no título “Morte e Vida Severina”.


25/05/2022

Assombrações, fábulas e contos populares ganham vida no Domingo no Parque

A Arena do Parque da Cidade vai ser inundada por brinquedos e bonequinhos de papel nesse domingo (29). Através do projeto Domingo no Parque, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo traz ao público o espetáculo “Teatro de Brinquedos & Histórias de Papel.


24/05/2022

Festa do Mineiro atrai multidão e movimenta a economia criativa

O cheirinho da boa comida, o artesanato de qualidade e as atrações musicais levaram 85 mil pessoas ao Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade, na 20ª Festa do Mineiro que aconteceu neste último fim de semana (dias 21 e 22). O jejum da festa foi quebrado após interrupção de dois anos em razão da pandemia.


24/05/2022

32ª Festidança abre inscrições gratuitas para Mostras e Residências

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para as Mostras e Residências da 32º edição do Festidança. Os interessados em participar deverão se inscrever até as 17h do dia 30 de maio, exclusivamente no endereço eletrônico www.prosas.com.br. Os selecionados vão compor a programação do Festival, que vai acontecer nos dias 16 a 26 de junho.


24/05/2022

Tim Lopes navegará por águas misteriosas nesta quinta

Quinta-feira (26) é dia de teatro na Casa de Cultura Tim Lopes, na região sul de São José dos Campos. A EK Produções traz a peça “Os piratas na ilha do tesouro perdido”, com duas apresentações – às 9h e às 14h.


24/05/2022

Zico Lima & Banda agitam a Praça Cônego Lima

O projeto Arte na Praça apresenta, nesse sábado (28), o show de Zico Lima & Banda, com um repertório autoral que mistura MPB, rock, pop, blues e reggae. Tudo isso construído com letras bem elaboradas sobre amor e amizade e crônicas do cotidiano, carregando uma apurada reflexão social.


23/05/2022

Cine Rock traz Dom Pescoço e Monstro Extraordinário ao Cine Santana

Nesta noite de quinta (26), a partir das 19h, a Casa de Cultura Cine Santana será o palco do Cine Rock – um novo projeto da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que visa diversificar, cada vez mais, o público neste importante espaço cultural da região norte de São José dos Campos.


23/05/2022

Sábados Musicais apresenta “Choro: O Ritmo do Brasil”

O projeto cultural Sábados Musicais traz, neste sábado (28), o grupo Cinema Mudo e sua apresentação “Choro: O Ritmo do Brasil” para o Cine Teatro Benedito Alves. É às 20h, com ingressos disponíveis através deste link.


23/05/2022

Retrô Dancing aquece a pista do Centro da Juventude neste domingo

DJ Flavinha e DJ Jeff vão comandar o som nesta edição do Retrô Dancing que acontece neste domingo (29), às 16h, no Centro da Juventude. É gratuito e livre para todos os públicos.


23/05/2022

Conjunto Aguará leva a cultura do Choro para o Mercadão Vivo

Neste sábado (28), às 11h, o projeto cultural Mercadão Vivo apresenta o Conjunto Aguará e seu show “Retratos do Choro Valeparaibano”. A obra é livre para todos e acontece no Museu de Arte Sacra, no centro de São José dos Campos.


23/05/2022

Praça de SFX será palco para “Rabanete, Rapunzel...” no sábado

Nesta manhã de sábado (28), às 11h30, a Praça Cônego Manzi, no distrito de São Francisco Xavier, recebe a releitura da obra infantil “Rabanete, Rapunzel...”, da Cia Titerritório. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.


23/05/2022

Balaio Galeria passa a contar com mais uma artesã em seu site

O site do projeto Balaio Galeria, do Museu do Folclore de São José dos Campos, passou a contar com mais uma integrante, a artesão e artista plástica Eunice Coppi, 63 anos, mineira de Sabará. Eunice é conhecida do público do museu e já participou de várias atividades, sendo protagonista da exposição temporária Meu mundo é de papel, em 2017.


23/05/2022

São José traz a Virada SP e renova o título de Capital Cultural

São José dos Campos é novamente reconhecida como Capital Cultural e integrará a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito após a cidade ter sido selecionada, por meio de edital, para receber a Virada SP - uma maratona cultural de multilinguagem, com apresentações de artistas e grupos de relevância no cenário local e nacional, que deverá acontecer no segundo semestre.


20/05/2022

Museu Vivo deste domingo destaca o artesanato de dois mineiros

A rica e diversificada cultura popular local estará, mais uma vez, em destaque no Museu do Folclore de São José dos Campos. Neste domingo (22), mais dois representantes desta cultura estarão compartilhando seus saberes com o público, em uma nova edição do programa Museu Vivo: os mineiros Eunice Coppi e Otto Lopes dos Santos. A atividade acontece no lado externo do museu, das 14h às 17h.


20/05/2022

Casa de Cultura Eugênia da Silva recebe o Mímico Andarilho

Neste sábado (21), às 15h, o grupo Milongas Sentimentais – Teatro Popular apresenta a obra “Na Rua, as Peripécias do Mímico Andarilho”, pelo projeto cultural Circulação. É gratuito e livre para todos os públicos.


20/05/2022

“Versáteis Hip Hop” reúne manifestações culturais na região leste

Às 15h deste domingo (22), o “Versáteis Hip Hop” vai reunir artistas das artes plásticas, do Rap e outras manifestações culturais na Casa de Cultura Eugênia da Silva, no bairro Novo Horizonte. O evento é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


17/05/2022

Vozes da Cultura lança episódio sobre a Festa do Mineiro

Nos dias 21 e 22 de maio acontece a 20ª Festa do Mineiro, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A edição de 2022 marca o retorno do formato presencial dessa comemoração tão tradicional que celebra o Dia Municipal do Migrante Mineiro, celebrado no dia 21 de abril. E, no segundo episódio do podcast Vozes da Cultura, a convidada é a coordenadora de projetos e eventos Marilda Pagano, da FCCR.


17/05/2022

Parque da Cidade terá dia de circo com apresentações e oficina

Domingo (22) é dia de circo no Parque da Cidade. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, através do projeto domingo no Parque, traz, para a toda família, o espetáculo “O Pequeno Circo da Família Silva” – apresentação viabilizada pelo Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo).


17/05/2022

Exposição temporária no Museu do Folclore recebe 150 visitantes na abertura

A exposição temporária Mãos que Amparam: Histórias do Parir e do Partejar, aberta pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, no último domingo (15), recebeu a visita de 150 pessoas e pode ser apreciada até o dia 15 de setembro. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem ligar para o museu nos telefones (12) 3924-7354 ou (12) 3924-7318.


16/05/2022

Centro da Juventude e Casa de Cultura Flávio Craveiro promovem o “Território de Brincar”

Neste sábado (21), o projeto Território de Brincar terá duas apresentações, sendo uma na Casa de Cultura Flávio Craveiro e no Centro da Juventude, ambas na região sul de São José dos Campos. As apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos.


16/05/2022

Um sábado encantado com espetáculos do Arte na Praça e do Arte nas Ruas

A diversão começa logo cedo no sábado (21). Às 10h, na Praça Cônego Lima, no centro de São José dos Campos, o espetáculo Arte na Praça apresenta “Cantos e Encantos” – um show musical que mostra a diversidade brasileira em seus ritmos e formas singulares.


Primeira página| 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | Última página

Total de 1666 registros

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .