/// Notícias

Grupo de violeiros, cutelaria e “encapotado” de frango no Museu Vivo

Grupo de violeiros, cutelaria e “encapotado” de frango no Museu Vivo


24.11.2023
Vivenciar a cultura popular na sua essência, podendo interagir com os detentores de diferentes saberes e fazeres. Esta é a experiência que o Museu do Folclore de São José dos Campos oferece ao público todo domingo à tarde, por meio do programa Museu Vivo. A atividade é gratuita e ocorre na área externa do museu, das 14h às 17h.

O encontro deste domingo (26) reunirá o pernambucano Carlos Solrac, a joseense Virgínia Helena Sacilotti Pinheiro e o carioca Fábio Miranda, que compartilharão com o público seus saberes sobre artesanato, culinária e música, respectivamente.

Artesanato

Carlos Solrac é pernambucano de nascimento, mas paulistano no documento. Veio para São José em 1978 e mora no bairro Vista Verde. Foi professor de fotografia e trabalhou muitos anos como fotógrafo perito, atividade pela qual foi bastante conhecido.

O gosto pela cutelaria, produção de objetos cortantes, principalmente facas, surgiu em 2018, após um aprendizado com um amigo ferreiro. Além das facas e punhais, ele também faz as bainhas (capas) para estas peças, de maneira artesanal. 

Culinária

"Encapotado” de frango é o nome da receita que Virgínia Helena vai fazer domingo. "O quitute lembra muito a nossa coxinha, mas é feito de farinha de milho e recheado com frango. Eu aprendi a fazer o prato com a tia do meu marido”, conta ela. 

Virgínia é artesã e está casada há 18 anos com o também artesão Alex José Pinheiro, filho da bordadeira Terezinha Mariano Pinheiro (que já participou do Museu Vivo), nascida em Itapetininga (SP). "No tempo que moramos lá aprendi a fazer o bolinho mais popular da cidade”, finaliza. 

Música

Violeiro há 23 anos, Fábio Miranda, o Sabiá, como é conhecido, vai comandar a vivência musical do Museu Vivo, ao lado do Grupo Terra Viola e Paixão, que ajudou a criar em 2022. O grupo executa músicas do cancioneiro caipira e tem cerca de 15 integrantes. 

"Todos nós temos histórias parecidas em relação à sabedoria violeira e sempre procuramos compartilhar aquilo que tocamos nas festas populares da região”, conta Sabiá. O nome do grupo, segundo ele, surgiu da participação na festa de abertura da novela Terra e Paixão, da TV Globo. 

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .