Projeto Guri mantém polos em São José e SFX

FCCR renovou o acordo de cooperação como Projeto Guri / Foto: Divulgação

Projeto Guri mantém polos em São José e SFX

28.06.2021

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo renovou o acordo de cooperação como Projeto Guri, em apoio ao Polo Regional São José dos Campos e ao Polo São Francisco Xavier. Juntas, as instituições oferecem ensino musical de qualidade, gratuito, em espaços cedidos pela fundação, para 542 crianças, adolescentes e jovens.

A parceria celebra um modelo assertivo de operação do poder na qual o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – entra com profissionais, expertise e suporte técnico. E a fundação oferece o prédio, sendo infraestrutura, manutenção completa e internet. Um sistema compartilhado onde cada um faz sua parte, em prol da comunidade.

“A parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo possibilita ao Guri uma expressiva participação na agenda cultural de São José dos Campos e São Francisco Xavier. Além disso, em específico no Polo de São José dos Campos, Guri e Fundação compartilham o mesmo espaço, proporcionando aos alunos e alunas do Guri um intercâmbio natural com os participantes das diversas oficinas culturais da Fundação, como os grupos de dança, circo e teatro. E, essa convivência enriquece e fortifica a cultural local como um todo”, destaca Marina Souza, gerente do Projeto Guri na região de São José dos Campos.

Para o presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Tom Freitas, a parceria consolida ações de política pública. “Sediar o Polo Regional do Projeto Guri, junto à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, integra uma sólida política pública de cultura com foco na formação. Hoje, a FCCR conta com três núcleos de bolsistas (Coro Jovem, Cia. Jovem de Dança e Centro de Artes Circenses) e mais de 200 oficinas culturais de várias áreas. O Projeto Guri potencializa o atendimento de qualidade à população de São José e do Vale do Paraíba, contribuindo para o desenvolvimento de nossos jovens”.

Aulas no Projeto Guri

As aulas terão início a partir do dia 9 de agosto e, independentemente do retorno presencial, os alunos terão acesso às aulas e atividades por meio da plataforma de ensino a distância.

Em razão dos impactos da pandemia, as aulas no Projeto Guri seguirão de modo remoto. O retorno presencial, quando houver, deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência.