/// Notícias

Tim Lopes celebra o Dia do Samba neste sábado (4)

Vanessa Amado, rainha da escola de samba Luz do Amanhã, marca presença na Casa de Cultura Tim Lopes nesse final de semana. / Foto: Divulgação

Tim Lopes celebra o Dia do Samba neste sábado (4)


30.11.2021

A Casa de Cultura Tim Lopes, na região sul de São José dos Campos, celebra neste sábado (4) o Dia Nacional do Samba. O evento é presencial e começa às 17h.
O evento conta com a alegria de um grupo de passistas da região, que participa do Projeto Patuscada. Durante a comemoração, o compositor joseense Milton Nascimento, que realizou composições para o Projeto Patuscada, apresenta as canções de samba-enredo e samba-exaltação, de autoria própria, ao lado das vozes de Maine Zaiane e José Carlos Vieira.

O projeto cultural Patuscada é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 2019 e reúne, num mesmo ambiente, música, dança, exposição artística e culinária. Com a pandemia, os encontros passaram a acontecer virtualmente. Neste sábado (4), alunos e orientadores se reencontram para comemorar o Dia do Samba e encerrar as atividades deste ano.
Durante o evento também haverá o lançamento do livro Festas Brasileiras, de Marilúcia Bottallo e Matthew Shirts, com iniciativa privada. O livro discorre sobre as festas tradicionais brasileiras, suas origens e influências.

samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasile considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.Em2005, o samba de roda se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco. Embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente no dia 2 de dezembro.

 

Casa de Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos
(12) 3917-1612 - tlopes@fccr.sp.gov.br

 


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .