NACD inaugura dois espaços expositivos

Essa foto faz parte da exposição Memórias para o Amanhã, que poderá ser visitada até o final de março./ Foto: Danilo Ferrara.

NACD inaugura dois espaços expositivos

08.12.2021

Nesta quarta-feira (8), às 16h, o Núcleo de Ação Cultural Descentralizada (NACD) traz uma programação especial para a inauguração de dois espaços expositivos que farão parte do Centro da Juventude Fuad Cury, localizados nos prédios da Secretaria do Esporte e Qualidade de Vida (SEQV) e no Espaço Jovem.

Para comemorar a ocasião, haverá duas exposições fotográficas do projeto Pontos de Vista: "A Dança por Eles” e "Memórias para o Amanhã”. As obras estarão disponíveis para visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 21h, até 31 de março.

Além disso, o evento também marcará a reativação dos projetos Pedepoesia e Barganha Literária, que estavam suspensos por conta da pandemia.

Programação das exposições

A Dança por eles – Homenagem à presença masculina na dança

Curadoria artística: Robson Jacqué e Danilo Ferrara

A padronização condicionada por preconceitos sociais, notadamente machistas, atribuiu papeis distintos para homens e mulheres, com códigos rígidos sobretudo no que diz respeito ao corpo, donde a representação da dança costuma ser concebida como atividade predominantemente feminina.

Em consequência disso, o papel do homem nessa arte da expressão do movimento sempre se fez de forma singular, enviesada e combativa. Contrariando tais preconceitos, esta exposição dialoga com a história da dança recente da cidade de São Jose dos Campos e vem referendar a importância da atuação dos artistas da dança neste contexto.

Numa abordagem que enfatiza a diversidade das linguagens, passando por artistas da dança urbana, teatro-dança, balé clássico, etc. A exposição traz um grupo seleto de criadores, jovens e mestres, que atuam dentro ou fora da cidade, tendo em comum o fato de terem principiado nesse contexto da dança joseense.

As imagens seletas são de Danilo Ferrara e acervo pessoal dos bailarinos e reafirmam o convite à dança e propõe aos homens que se permitam à arte do movimento. O corpo só agradece e a vida fica mais leve como a dança.

Memórias para o amanhã

Curadoria artística: Danilo Ferrara

A exposição do fotógrafo joseense Danilo Ferrara traz dez registros recentes do Distrito de São Francisco Xavier que, sob a curadoria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, convidam nosso olhar a passear não só por belas paisagens, mas também por hábitos e festas locais que se não forem devidamente preservadas serão apenas "Memórias para o amanhã”, verdade que dá nome à exposição.

Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

nacd@fccr.sp.gov.br