Terça tem espetáculos sobre o processo de ensaio, musical e palhaçaria

O grupo Cia Los Trancos e Barrancos apresenta a peça "Encontros”. Ao longo do dia, também haverá apresentações teatrais no Cine Santana e Sesi./ Foto: Divulgação

Terça tem espetáculos sobre o processo de ensaio, musical e palhaçaria

30.08.2023
Terça-feira (5), com Festivale, nunca é um dia comum. O 37º Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba chega ao sexto dia trazendo musical em homenagem a Adoniran Barbosa, palhaçaria e apresentação sobre o compartilhamento do processo teatral. Tem espetáculo para todos os gostos e idades e é tudo gratuito.

O grupo Cia Los Trancos e Barrancos apresenta a peça "Encontros”, a partir das 21h, no Teatro Municipal. Antes disso, ao longo do dia, também haverá  apresentações teatrais no Cine Santana e Sesi. Confira a programação abaixo.

No Cine Santana, às 19h, tem drama musical com o espetáculo "Aguenta a Mão, João” -- musical sobre Adoniran Barbosa. É necessário fazer reservas de ingressos no site.
O Sesi recebe "Raiz do Ensaio Geral”, do grupo NAC, às 20h. Trata-se de um ensaio geral para encontrar o formato ideal para o espetáculo. Durante esta jornada eles compartilham momentos de identidades pessoais, coletivas e sociais de forma poética. A peça é recomendada para maiores de 14 anos.

Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar com o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinista, costureira, cenógrafo, entre vários outros profissionais.

Com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall, Destination, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem os espetáculos nos mais diversos gêneros (drama, comédia, teatro de rua, documentário, animação, circo, épico, musica, entre outros) para toda a família.

Terça-feira (5)

Às 19h | Cine Santana
"Aguenta a Mão, João!”
Grupo: A Jaca Est
São Paulo/SP
Sinopse: Musical sobre Adoniran Barbosa. O início da carreira, as histórias da boemia e das canções, numa linguagem simples, direta, humorada, que fala direto ao espectador interagindo com ele, tornando-o ativo e participativo. E como pano de fundo a cidade de São Paulo. As músicas são executadas, ao vivo, pelos atores que interpretam personagens do universo de Adoniran. Eles utilizam caixas de fósforos, assovios, palmas, percussão corporal, violão, cavaquinho, pandeiro, surdo, caixa, sax/trompete.

Ator/ Dramaturgo/Produtor: Geraldo Fernandes
Músico/Ator: Beto Kpta
Músico/Ator: Thiago Morrinho
Figurino: F. E. Kokocth
Projeção Multimídia: Denil Cezar
Luz (Criação E Operação): Gabriel Greghi
Fotógrafo: Taba Benedicto
Fotógrafo: Paulo Pereira
Direção: Alessandra Rhodrigues

Classificação: 12 anos
Gênero: Drama Musical

Às 20h | Sesi
"Raiz do Ensaio Geral”
Grupo: NAC
São José dos Campos / SP

Sinopse: Um grupo de teatro começa o ensaio geral para encontrar o formato ideal para o espetáculo, durante esta jornada compartilham momentos de identidades pessoais, coletivas e sociais de forma poética. Este movimento fortalece a identidade e a ancestralidade do grupo, que conduz para a cena suas memórias, seus medos, suas inseguranças e suas dúvidas interligadas por suas tradições.

Direção: Roberval Rodolfo
Elenco: Ana Clara Machado, Ana Clara Soares, David Nery, Franciele Braga Mioni, Larissa Tainá, Lusiane Veloso, Moacyr Baumgratz, Natália Simões, Rafael Rodrigues, Soledad Ramirez, Thelma Neves
Dramaturgia: O Grupo – Orientação Roberval Rodolfo
Organização: Ana Clara Machado e Lusiane Veloso
Conto: Olhos D’Agua, Conceição Evaristo
Trechos do texto panos e lendas, de José Geraldo Rocha e Vladimir Capella
Poesia eu sou, de Lusiane Veloso, Ana Clara Machado e David Nery
Criação de Iluminação: Roberval Rodolfo e Feu de Andrade
Criação Cenografia: Roberval Rodolfo e Feu de Andrade
Criação do Figurino: Carolina Paz e Roberval Rodolfo
Sonoplastia: Ana Clara Soares
Técnico de Luz: Feu de Andrade
Mediadora Cultural: Juliana Gurgel
Estagiárias: Carolina Paz e Julia Matez

Classificação: 14 anos
Gênero: Épico

Às 21h | Teatro Municipal
"Encontros”
 Grupo: Cia Los Trancos e Barrancos
 São Paulo/SP

Sinopse: Pilim, Panqueca e Batata resolvem se encontrar pela manhã para um cafezinho e se exercitarem um pouco, a vontade de passar mais tempo juntos é tão grande, que passam o dia todo, marcando novos encontros. E é desta forma, que brincam de viver e vivem de brincar. Mas nessa bagunça toda, tem uma coisa que Pilim não está lembrando: é seu aniversário de 80 anos! Será que essa trupe de maluquinhos vai esquecer disso ou vão aprontar alguma coisa?

Elenco: Adriana Marques, Alain Contal e Renato David Oliveira
Roteiro: Adriana Marques