/// Notícias

Temporada do CET traz cinco espetáculos em maio

O espetáculo "Sertania Nordestina - As léguas tiranas de Luiz 'Lua' Gonzaga" será transmitido no dia 1º de maio, às 21h / Foto: Eder Ferreira Duarte

Temporada do CET traz cinco espetáculos em maio


24.04.2021

No mês de maio, a Temporada do CET (Centro de Estudos Teatrais), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, traz cinco espetáculos de teatro. As apresentações, que são gratuitas, serão exibidas no canal do YouTube da FCCR (youtube.com/fccrsjc), aos sábados, às 21h. Confira abaixo a agenda.

A temporada tem espetáculos dos grupos: Sertania Nordestina, Cia Cultural Velhus Novatus e Cia do Trailler – Teatro em Movimento, de São José dos Campos; Cia. Teatral Controvérsias e Cia. Novos Atores, de Pindamonhangaba.

Todos os espetáculos foram selecionados a partir do edital de credenciamento do Circulação de Apresentações Artísticas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

As apresentações contam com mediação do ator, diretor e pesquisador teatral Luiz Carlos Laranjeiras. Após cada apresentação, ele mediará discussões com o elenco em uma roda de conversa sobre o processo de criação do espetáculo. 

Vale destacar que a recomendação etária e o tempo de duração das peças variam. Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse de cada uma.    

Sobre o Centro de Estudos Teatrais (CET)

O Centro de Estudos Teatrais (CET) é um espaço aglutinador do Movimento Teatral de São José dos Campos. Ele promove atividades continuadas que atendem às diretrizes de formação, estudo, pesquisa, difusão e memória, voltadas à área teatral. A Temporada de Teatro surgiu com o objetivo de contribuir para o exercício, intercâmbio, experimentos, práticas e apresentações dos grupos e companhias da cidade, além de grupos convidados da região e do país, pautados na experimentação e pesquisa teatral, objetivando realizar um trabalho de formação pedagógica/crítica de atores e plateias para o teatro joseense.

PROGRAMAÇÃO

(youtube.com/fccrsjc)

1º de maio, às 21h

Espetáculo: Sertania Nordestina - As léguas tiranas de Luiz 'Lua' Gonzaga

Grupo: Sertania Nordestina

Cidade: São José dos Campos

Sinopse: Trata-se de uma espécie de “repente” da vida e obra do grande sanfoneiro, cantador e compositor Luiz Gonzaga. Imagine-se na feira de Caruaru assistindo às improvisações musicais e “piadísticas” (neologismo criado por Gonzagão) de um grupo regional nordestino. Os “tocadores” de sanfona, zabumba e triângulo animam o “arrasta-pé” com as canções mais populares do “Lua” (como foi apelidado).

Ficha Técnica:

Direção, Roteiro e Interpretação: Cláudio do Vale
Percussão: Denilson de Paula
Sanfona: Eliomar Landim
Triângulo: Gileno Borges
Iluminação: BR Gabs
Gênero: Show Cênico
Recomendação Etária: Livre
Duração: 60 minutos 

08 de maio, às 21h

Espetáculo: Velhus Causus

Grupo: Cia Cultural Velhus Novatus

Cidade: São José dos Campos

Sinopse: Enquanto aguarda o retorno de Dona Lurdinha, que esteve muito doente no hospital, Sabino reúne os amigos e prepara uma festa para recebê-la. Durante o tempo que antecede a chegada de sua mulher, Sabino e os amigos vão relembrando velhas histórias assombradas e velhos causos caipiras.

Ficha Técnica:
Elenco: Alisson Eli, Bonny Ribeiro, Guaraci Moreira, HD Dos Santos, Vanderson Alves e Vivian Rau
Dramaturgia: A Cia e Donizetti
Pesquisa, Adereços e Cenário: A Cia
Figurino: Donizetti
Costureira: Rosa Grossi
Iluminação: Bonny Ribeiro
Sonoplastia e Operação de Luz: Wangy Alves
Preparação Corporal: Robson Jacqué
Preparação de Atores: Tin Urbinatti
Direção Musical: Guaraci Moreira
Direção Geral: Wangy Alves
Gênero: Comédia Dramática
Recomendação Etária: Livre
Duração: 70 minutos 

15 de maio, às 21h

Espetáculo: Estado de Sítio

Grupo: Cia Teatral Controvérsias

Cidade: Pindamonhangaba

Sinopse: Após os maus presságios pela passagem de um cometa, uma pequena cidade passa a ser governada pela Peste, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime burocrático, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da Peste e de sua Secretária, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais. Para se libertarem da Peste será preciso resistir ao medo que se tem dela acreditando que, assim como a aparição do cometa, a situação instaurada é uma força histórica e passageira, e que o povo sempre detém o poder eterno. 

Ficha Técnica: 

Texto: Albert Camus 
Direção Geral: Adbailson Cuba 
Elenco: Mauro Morais, Lala Machado, Rodrigo Di Paula, Lucas Vinícius, Bruna Guimarães, Ricardo Salém, André Rosa, Simone Sobreda, Bruno Soares, Ailton Guedes, Priscila Leite, Elcio D'Carvalho, Marcos Cuba, Pitanga Soares, Renato Munhós e Natália Mendrot
Criação de Maquiagem: Lala Machado e Mauro Morais 
Criação de Figurinos e Adereços: Adbailson Cuba e Lala Machado 
Costureiras: Rosa Graner, Soledad Peres e Ana Maria Cuba 
Cenografia: Adbailson Cuba 
Cenotécnica: Cia Teatral Controvérsias 
Composições Musicais: Claudio Fernandes - Caddu 
Percussão: Val Azevedo 
Preparação Vocal: Mateus Corrêa 
Sonoplastia: Adbailson Cuba 
Criação de Luz: João Paulo Guerra, Adbailson Cuba e Lucas Vinícius 
Registro Audiovisual e Fotografia: André Nascimento 
Telas "Cavaleiros do Apocalipse": Enrico Nery 
Orientação Específica - Projeto Ademar Guerra: Flávia Bertinelli 
Assistência de Produção: Ana Maria Cuba  
Produção: Cia Teatral Controvérsias  
Gênero: Drama
Recomendação Etária: 16 anos
Duração: 120 minutos

22 de maio, às 21h

Espetáculo: Lisístrata-s

Grupo: Cia Novos Atores

Cidade: Pindamonhangaba

Sinopse: Qual é o lugar da mulher? Na cozinha? Em casa cuidando de seus filhos? Nos prazeres da cama? Os filhos de Atenas e Esparta estão perecendo em uma guerra infindável que consome os cofres públicos gregos. Lisístrata reúne as mulheres e propõe uma ação inusitada: uma greve de sexo até que os homens assinem o acordo de paz. A Cia. Novos Atores toma para si esse enredo, contextualiza discussões e nos apresenta "LISÍSTRATA- S", uma mulher em muitas mulheres, que em meio a cenas divertidas e situações inesperadas, garantirão risadas e uma boa dose de vergonha na cara. Lisístrata e suas companheiras nos mostram que a luta feminina é bem maior e que lugar de mulher é onde ela quiser!

Ficha Técnica:

Direção: Victor Narezi

Dramaturgia: Ana Roxo e Victor Narezi
Figurinos e Adereços: A Cia
Sonoplastia e Operação de Som: Sérgio Camacho Júnior / Maurício Folter
Cenário: A Cia
Maquiagem: Victor Narezi e Tumaki Aruanã
Baseada na obra de Aristófanes
Elenco: Nilza Mayer, Ciça Oliveira, Victor Narezi, Rafael Gomes de Andrade, Rafaella Alencar, Fernanda Ventura, Sergio C. Junior e Maurício Folter
Dramaturgia de Ana Roxo e Victor Narezi
Gênero: Comédia / Rua
Recomendação Etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

29 de maio, às 21h

Espetáculo: Experimento Desterro.DOC

Grupo: Cia do Trailler – Teatro em Movimento


Cidade: São José dos Campos / SP

Sinopse: Documentário cênico que parte de dados históricos do período sanatorial de São José dos Campos, no qual a cidade era dividida por zonas, mantendo os tuberculosos à margem, isolados em espaços de reclusão, como o sanatório Vicentina Aranha. Em uma sequência de cenas, sem o compromisso de narrar uma história linear, se discute teatralmente, como os espaços são construídos segundo interesses segregacionais, higienistas e condicionantes de comportamentos, inclusive para além da realidade de São José dos Campos. O hoje e o ontem misturam os atores, a atriz e o músico como documentaristas, se colocam como sujeitos históricos frente a um espaço de cidade e de seus próprios corpos, cada vez mais cindidos por interesses econômicos.

Ficha Técnica:

Diretor: Marcelo Soler
Diretor Assistente: André Ravasco
Diretor e Compositor Musical: Marco Antônio Machado
Atuadores: André Ravasco, Caren Ruaro e Luan Fonseca
Músico e Documentado: Paulim Azv
Iluminador: Ricardo Morañez
Dramaturgo: Cia do Trailler - Teatro em Movimento
Cenógrafo: Marcelo Soler
Designer de Vídeo: Léo Grego
Designer Gráfico: Pedro Gallego
Figurinista: Ana Bastos
Produtores: Caren Ruaro e André Ravasco
Gênero: Documentário Cênico
Recomendação Etária: 14 anos
Duração: 70 minutos



A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .