Neste mês, a Temporada do CET (Centro de Estudos Teatrais), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, apresenta quatro espetáculos de dança. As apresentações, que são gratuitas, serão exibidas no canal do YouTube da FCCR (youtube.com/fccrsjc) nas noites dos dias 10, 17, 24 e 25 de abril. Confira abaixo a agenda.
Os espetáculos da Temporada são voltados à Dança Teatro e à Dança Contemporânea, com apresentações do Balé da Cidade de Taubaté, Núcleo Experimental de Dança Teatro de SJCampos, Cia Mônica Alvarenga, Cia Robson Jacqué e Estúdio Corpo Cênico.
Após cada apresentação, haverá mediação da bailarina, coreógrafa e diretora artística Gabriela Dellias. Ela mediará as discussões com o elenco em uma roda de conversa sobre o processo de criação do espetáculo.
Vale destacar que a recomendação etária e o tempo de duração das peças variam. Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse de cada uma.
A Temporada do CET de abril faz parte da programação especial do Mês da Dança, uma homenagem ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril.
Sobre o Centro de Estudos Teatrais (CET)
O Centro de Estudos Teatrais (CET) é um espaço aglutinador do Movimento Teatral de São José dos Campos. Ele promove atividades continuadas que atendem às diretrizes de formação, estudo, pesquisa, difusão e memória, voltadas à área teatral.
PROGRAMAÇÃO
Dia 10 de abril, às 21h
Espetáculo: Linha do Amor
Grupo: Balé da Cidade de Taubaté
Cidade: Taubaté/SP
Sinopse: "Linha do Amor" criado para o Balé da Cidade de Taubaté por Rafael Gomes é inspirado no musical Chicago. O tema aborda a linha do coração, que nos mostra como alguém ama, o que espera do amor e as experiências amorosas que teve, quais foram positivas e quais foram negativas, e as futuras experiências amorosas.
Ficha Técnica
Coreografia: Rafael Gomes
Trilha Sonora: Benjamin Clementine (mixado por Luan Fernandes)
Iluminação: Felipe Chepkassoff
Elenco (bailarinos bolsistas e estagiários temporada 2018-19): Amanda Meirelles, Ana Paula Siqueira, Antônio Antunes, Bruna Hecht, Isabel Monique, Jenifer Matos, José Liberato, Letícia Gazzo, Letícia Novaes, Luis Augusto, Milton Rodrigues, Poliana Nunes, Suarrily D' França, Talita Melo, Tayna Mostarda.
Balé da Cidade de Taubaté:
Coordenação: Henri Paranhos
Professores: Yara Ludovico, Felipe Chepkassof, Paloma Silva, Henri Paranhos, e Gustavo Fataki
Coordenação pedagógica: Yara Ludovico
Iluminação: Felipe Chepkassoff
Fotografia e Videografia: Gustavo Fataki
Espetáculo gravado no Teatro Metrópole (Taubaté/SP) e Centro de Estudos Teatrais/FCCR (São José dos Campos/SP) em 2018 e 2019.
Gênero: Dança Contemporânea
Recomendação Etária: Livre
Duração: 30 minutos
Dia 17 de abril, às 21h
Espetáculo: MEMÓRIAS DE QUANDO...OU O QUE EU QUERO TE CONTAR SOBRE MIM
Grupo: NEXDTSJC – Núcleo Experimental de Dança Teatro de SJCampos
Cidade: São José dos Campos/SP
Sinopse: Três intérpretes criadores sugerem um espaço de memória e compartilham relatos e recortes de suas trajetórias vividas ontem e hoje inscritas no corpo. Aquela memória que ludicamente criamos e que é pura literatura. Aquela que cada pessoa vive, inventa e nutre por toda vida.
Ficha Técnica
Concepção e Direção Artística: Marie Bueno
Criadores Intérpretes: Gustavo Fataki, Quiara Jofre e Roseane Diniz
Iluminação: Bonny Ribeiro
Gênero: Dança Teatro / Dança Contemporânea
Recomendação Etária: 12 anos
Duração: 40 minutos
Dia 24 de abril, às 21h
Espetáculo: Conexão Ruínas
Grupo: Cia Mônica Alvarenga
Cidade: Pindamonhangaba/SP
Sinopse: Com movimentos abstratos, oriundos das imagens capturadas por meio da técnica da macrofotografia com a lente invertida, “Conexão Ruínas” traz para a cena, por meio de uma linguagem experimental e contemporânea, um novo olhar sobre as ruínas. Uma reflexão sobre o nosso patrimônio histórico e sobre o tempo, ressignificando sua ancestralidade, sua relação social e sua existência e resistência num tempo presente arruinado pelo capitalismo e pela globalização. Um tema que é tão presente e atual: O que é importante hoje? O que foi importante ontem? Que história é essa? História de quem? Do quê? O que são ruínas? “Conexão Ruínas” representa o retrocesso cultural, social e político, criando assim um espetáculo não linear, que une fotografia, teatro e dança.
Ficha Técnica
Criação e Interpretação: Mônica Alvarenga
Direção Coreográfica: Mônica Alvarenga
Direção Geral: Mônica Alvarenga
Produção: Ederson Cleiton e Mônica Alvarenga
Iluminação e Operador de Luz: Ederson Cleiton
Operador de Som: Ederson Cleiton
Cenário: Ederson Cleiton
Figurino: Tainara Dutra
Maquiagem: Mônica Alvarenga
Trilha Sonora: Pesquisa de Mônica Alvarenga e edição de Escola Satori de Música
Gênero: Dança Teatro
Recomendação Etária: Livre
Duração: 35 minutos
Dia 25 de abril, às 20h
Espetáculo: ASSENTOS | estudos possíveis da ausência
Grupo: Cia Robson Jacqué e Estúdio Corpo Cênico
Cidade: São José dos Campos/SP
Sinopse: É uma live / performance inspirada na pintura de Edward Hopper e nos poemas de Emily Dickinson. Seus desenhos refletem muito de nós, hoje, dentro desta reclusão forçada e Emily traz a solidão e a poesia como forma de vida. A performance percorre por um tempo-espaço em nada dizer de um corpo / performer que grita ao mesmo tempo que se cala; implode e busca inércia ao permanecer num estado de melancolia provocada por este isolamento social.
Ficha Técnica
Concepção, Criação, Direção e Intérprete: Robson Jacqué
Trilha Sonora Incidental: Natacha Maurer
Câmera: Danilo Ferrara
Técnico: Rachid Severino
Gênero: Live / Performance
Recomendação Etária: 12 anos
Duração: 50 minutos
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .