Teatro Municipal apresenta ópera romana de Pietro Mascagni

Turiddu e Alfio estão apaixonados pela mesma mulher, uma disputa que terá consequências irreversíveis. / Foto: Divulgação

Teatro Municipal apresenta ópera romana de Pietro Mascagni

30.06.2023
Dia 9 de julho (domingo), a partir das 18h, o Teatro Municipal recebe a ópera dramática "Cavalleria Rusticana”, feita em um único ato por Pietro Mascagni, em 1890, sendo considerada uma das primeiras composições do realismo operístico italiano. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é gratuito e recomendado para maiores de 10 anos.

A trama se passa em uma vila da Sicilia, na Itália, em um domingo de Páscoa. Após descobrir que está sendo enganada por Turiddu, Santuzza se vinga contando sobre a traição a Alfio, marido de Lola, a amante de Turiddu e sua paixão antes de ir para guerra. Santuzza é a substituta para um amor perdido e toda a vila presencia o duelo entre Turiddu e Alfio, lutando pelo coração da mulher amada até a morte.

Paulo Esper, cantor lírico, produtor e diretor da peça, afirma que o maior desafio é passar ao público as emoções da trama, mas, mantendo o equilíbrio entre o contemporâneo e o clássico, é possível alcançar tal resultado e tocar a plateia através da música.

Esper possui, entre outras premiações, o mérito cultural da cidade de Sirmione, na Itália, homenagem da Seresta Darcy Reis e o título de Cidadão Benemérito de Jacareí, outorgado pela Câmara Municipal. Atualmente, o músico acumula cerca de 1,7 mil espetáculos em seu currículo, no Brasil e no exterior.

Para prestigiar este espetáculo é necessário reservar os ingressos no site da FCCR, a partir do dia 7 (sexta). O ingresso é solidário – um pacote de trigo ou fubá -  que será direcionado para o Fundo Social de Solidariedade.

A apresentação será cantada em italiano e legendada em português, integrando o Circuito Cultural Central, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Domingo (9), às 18h
"Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni

Elenco: Marly Montoni, Richard Bauer, Tomás David, Marcela Bueno e Mayra Terzian
Produção: Cia Ópera São Paulo e Willian Nunes Produções