Para esta sexta (8), o Festivale preparou uma programação recheada de espetáculos, mesa de conversa e workshops em diversos pontos culturais de São José dos Campos. Todos os eventos são gratuitos. Confira a programação completa abaixo.
O palco do Teatro Municipal recebe, às 21h, o grupo Cia Teatro da Cidade com o espetáculo "O Coração nas Sombras". Um drama inspirado na história real de Letícia Poletti (1908-1939), uma simples dona de casa da década de 30, mãe de três meninas, filha de imigrantes italianos, explorada pelo marido e internada como louca pelo irmão mais velho no Sanatório de Barbacena, conhecido como Holocausto Brasileiro, onde faleceu aos 31 anos. A encenação utiliza documentos e imagens das personagens envolvidas e dos internos no Hospital Colônia de Barbacena, onde faleceram 60 mil pessoas.
Ao longo do dia, a programação segue com os espetáculos: "A Folia no Terreiro do Seu Mané Pacarú”, "88 (Oitenta e oito)”, "O Devir das Damas”, "Casa 66: Arquiteturas da Memória" e "Leões, Vodka e um Sapato 23" e o workshop: "Improvisação Dança-Teatro – Poéticas do Movimento” e a mesa de compartilhamento: "Arte da Maturidade - Arte Visual".
Para os espetáculos que acontecem em ambiente fechado é necessário fazer a reserva de ingressos através do site. O Ingresso também é solidário: um pacote de trigo ou fubá, que é encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.
Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar com o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinista, costureira, cenógrafo, entre vários outros profissionais.
Com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall, Destination, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem os espetáculos nos mais diversos gêneros (drama, comédia, teatro de rua, documentário, animação, circo, épico, música, entre outros) para toda a família.
Programação de sexta (8)
Sinopse: O workshop tem como tema a improvisação à luz do teatro e da dança, como material de composição dentro do contexto da expressividade e gestualidade, que, além da criação, envolve as expressões corporais de movimentos, comunicação, voz, pensamentos, emoções, sentimentos e sensações, desenvolvendo consciência cinética, cinestésica e ética.
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: A Folia no Terreiro de seu Mané Pacaru é como um bom espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, a mocinha, o polícia, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da Comédia Dell`Arte, pincelam com suas loas e brincadeiras, essa grande festa no terreiro.
Sinopse: 88 tem como ponto de partida a Abolição da Escravatura de 1888, permeando as trajetórias de Ada e Felipa, duas ex-escravas vindas de lugares distintos, cujos caminhos se cruzam na cidade do Rio de Janeiro e a partir daí desenvolvem uma relação de amizade, luta e sobrevivência. Paralelo à essa narrativa ocorre a transição para os dias atuais, onde se vê através de uma reflexão do artigo 5° da constituição de 1988 a qual rege a sociedade, que muitos fatos e ações conflitam com a mesma.
Sinopse: Duas mulheres, artistas da cena, compartilham sua maturidade através de movimentos dançados e palavras que refletem suas trajetórias interiores. Quantos anos elas têm? São centenárias e seus corpos dançantes são sem idade. Fluem como barcos nas águas. Juntas se espelham, em solos e duetos urdidos pela experiência cênica em cada um dos seus gestos dançantes. Um poema coreográfico, cênico e audiovisual.
Sinopse: Mulheres artistas maduras trazem seus relatos e partilhas sobre suas trajetórias, suas vivências, sobre seus processos artísticos. Por onde começaram? Por qual caminho passaram? Tantas coisas que superaram e superam ainda hoje, nos deixam inspiração para um dia, sermos um pouquinho como elas.
Sinopse: "Casa 66: Arquiteturas da memória” é um espetáculo que convida o público a adentrar uma Casa repleta de memórias. Para isso, a plateia será recebida como visitas que nunca chegam de "mãos vazias”, mas trazem também, em seus corpos/moradias, muitas histórias. O título "Casa 66” (que se refere a uma das casas onde a atriz morou, um lugar repleto de ancestralidade), cita um único espaço físico, porém, fala de algo que é universal, com histórias que podem ser dela, mas também de muitas pessoas.
Sinopse: A peça é inspirada na história real de Letícia Poletti (1908-1939), uma simples dona de casa da década de 30, mãe de três meninas, filha de imigrantes italianos, explorada pelo marido e internada como louca pelo irmão mais velho no Sanatório de Barbacena, conhecido como Holocausto Brasileiro, onde faleceu aos 31 anos. A encenação utiliza documentos e imagens das personagens envolvidas e dos internos no Hospital Colônia de Barbacena, onde faleceram 60 mil pessoas.
Sinopse: Um show musical, um resto de banda, um resto de circo, um pedaço de lona e uma sobra de vodka em meio a murmúrios russos e rugidos felinos. Uma autópsia atemporal de quatro leões bufos que nos convocam ao testemunho de sua própria morte, de sua miséria e dos dias de fome na jaula de um circo.
Endereços:
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .