/// Notícias

Seis espetáculos do Festivale inspiram a quarta-feira

O espetáculo conta que, em meio a 30 cadeiras, 2 atores constroem situações cômicas e dramáticas que propõem diferentes olhares sobre vícios sociais./ Foto: Luiza Palhares

Seis espetáculos do Festivale inspiram a quarta-feira


30.08.2023
No sétimo dia de apresentações, o 37º Festivale traz, nesta quarta-feira, seis espetáculos teatrais em diversos espaços culturais de São José dos Campos. Durante toda a quarta-feira (6), segue uma variedade de gêneros teatrais como performance, musicais e drama. Confira a programação completa a baixo. 

O grupo Quatroloscinco - Teatro do Comum, de Belo Horizonte (MG), apresenta o espetáculo "Ignorância”, no Teatro Municipal, a partir das 21h. A peça é recomendada para maiores de 14 anos.

O espetáculo conta que, em meio a 30 cadeiras, 2 atores constroem situações cômicas e dramáticas que propõem diferentes olhares sobre vícios sociais como o julgamento, a intolerância, o preconceito, a violência e a cultura do medo, incitando o espectador a uma postura crítica frente à ignorância humana.

Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar com o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinista, costureira, cenógrafo, entre vários outros profissionais.

Com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall, Destination, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem os espetáculos nos mais diversos gêneros (drama, comédia, teatro de rua, documentário, animação, circo, épico, musica, entre outros) para toda a família.



Quarta-feira (6)

Às 10h e às 15h | Cine Santana
" A Revolução dos Bichos” - PROAC
Grupo: Cia Apocalíptica
São José dos Campos/SP

Sinopse: Em rememoração aos 70 anos de morte de George Orwell (1903 – 1950) a Cia. Apocalíptica trás para a cena uma de suas principais obras, "A Revolução dos Bichos”, que nessa montagem utiliza-se de elementos das fábulas, das sátiras e dos musicais para trazer uma reflexão sobre nosso contexto políticosocial atual, tendo como premissa um grupo de animais revolucionários, que eram constantemente maltratados pelos humanos, e ao tomarem o poder de uma fazenda organizam um regime igualitário e justo no local. O equilíbrio é ameaçado, porém, por uma dupla de porcos totalitários que executa um novo e tirano golpe de Estado.


Ficha Técnica:
Realização: Cia. Apocalíptica
Responsável: Fernanda Missiaggia
Direção Artística: Lawrence Garcia
Assistência de Direção: Juliana Calligaris
Dramaturgia: Lawrence Garcia e Lucienne Guedes Fahrer (livremente inspirados na obra de George Orwell)
Preparação Corporal: David Balt
Direção Musical: Beto Vanella
Iluminação: Lawrence Garcia
Figurinos: Isaac Ruy
Cenário: Abel Saavedra
Maquiagens: Isabelle Carceres
Mascaras: Pedro Montovão
Elenco: Danilo Melo, David Balt, Fabiana Pezzotti, Fernanda Missiaggia, Marcelo Nogueira, Maria Merlô, Mayara Martinelli e Tiago Augusto Lima
Op. de Luz: Tiago Mariusso
Op. de Som: Rodrigo Llamana
Produção: Leelas Produções Artísticas
Produtora executiva: Laila Guedes

Classificação: Livre
Gênero: Musical


Às 15h | Sesi
"The Bichos”
Grupo: Teatro D’Aldeia
São José dos Campos / SP

Sinopse: Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas, o que eles não imaginavam era que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda The Bichos. Livremente inspirado no conto "Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e Os Saltimbancos, de Chico Buarque, The Bichos é um espetáculo infanto-juvenil que fala da alegria dos recomeços embalado por clássicas melodias dos Beatles.

Ficha Técnica:
Direção: Eduardo Moreira
Dramaturgia: Karina Muller
Elenco: Adriana Marques
Assistente de direção: Adriana Marques / Ana Cristina Freitas / Jonas Di Paula / Wallace Puosso
Arranjos e Direção Musical: Rafael Braga
Cenários e Figurinos: Pitiu Bomfin
Preparação Corporal / Coreografias: Robson Jacqué
Iluminação e Cenotécnica: William Alves
Ilustrações para Projeções: Thais Nozaki

Classificação: Livre
Gênero: Musical

Às 18h | Pátio do Museu
"Sertania Nordestina - As Léguas Tiranas de Luiz ‘Lua” Gonzaga”
Grupo: Sertania
São José dos Campos/SP

Sinopse: Sertania Nordestina retrata a vida e a obra do grande sanfoneiro, cantador e compositor Luiz Gonzaga. O texto e a interpretação das músicas ficam por conta do ator, cantor e bailarino Cláudio do Vale. Os tocadores de sanfona, zabumba e triângulo animam o espetáculo com as canções mais populares do grande e inesquecível Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.


Ficha Técnica:
Ator e diretor geral: Cláudio Do Vale
Acordeon: Eliomar Landim
Percussão: Denilson De Paula
Triângulo: Gileno Borges
Técnico / Luz: Br Gabs
Assis. De Palco: Túlio Macedo


Classificação: Livre
Gênero: Teatro Musical
Não é necessário fazer reservas de ingressos

Dias 6, 7 e 10, às 18h | Shopping Centro
"Sobre Voar” (FMC)
Grupo: Cia Vértigo de Dança Vertical
São José dos Campos/SP

Sinopse: Inspirado nos contos do livro "Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, a Cia Vértigo de dança vertical interpreta de maneira sensível a performance "Sobre Voar”.
Um viajante em busca de novas aventuras se depara com seres que o fazem se confrontar com seu desejo de voar, levando-o a se questionar sobre o real e seus sonhos!
A partir de destrezas acrobáticas e coreográficas, os artistas acessam o imaginário humano de poder flutuar e convidam o público a desbravar esse universo muitas vezes inacessível para quem tem os pés colados no chão.

*A apresentação é viabilizada por recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC)

Gênero: Performance dança vertical

Às 19h | Centro de Estudos Teatrais
"O Museu Sem Fim de 1976 (Sala 1: Uma Erótica da Crítica)” - Espetáculo interativo
Grupo: Complexo Duplo
Rio de Janeiro/RJ

Sinopse: O "Museu Sem Fim De 1976”, palestra-performance da artista de teatro, crítica e curadora Daniele Avila Small, é uma visita guiada por um museu imaginário com uma exposição de obras de arte e pensamento crítico criadas por mulheres no ano de seu nascimento, 1976, escolhidas a partir de entrelaçamentos entre sua história pessoal, o imaginário da astrologia e a história da arte.

Ficha Técnica:
Idealização, dramaturgia e atuação: Daniele Avila Small
Direção: Felipe Vidal E Tainah Longras
Direção De Movimento: Rômulo Galvão
Cenografia E Iluminação: Daniele Avila Small, Felipe Vidal E Tainah Longras Figurino: Flávio Souza
Trilha Sonora: Felipe Vidal
Fotos De Cena E Tratamento De Imagens Para Projeção: Guto Muniz Interlocução Conceitual E Pesquisa Histórica: Andrezza Alves Interlocução Dramatúrgica: Juliana França, Maria Lucas E Laís Machado Consultoria Em Astrologia: Any Luz Corrêa Orozco E Duda Karini Identidade Visual: Analice Croccia
Direção De Produção: Luísa Barros
Assessoria De Imprensa: Julia Lindenberg
Apoio: Ceak – Centro De Estudos Ana Kfouri, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto Realização: Questão De Crítica, Complexo Duplo, Firjan Ses

Classificação: 16 anos
Gênero: Performance


Às 21h | Teatro Municipal
"Ignorância”
Grupo: Quatroloscinco - Teatro do Comum
Belo Horizonte/MG

Sinopse: Em meio a trinta cadeiras, dois atores constroem situações cômicas e dramáticas que propõem diferentes olhares sobre vícios sociais como o julgamento, a intolerância, o preconceito, a violência e a cultura do medo, incitando o espectador a uma postura crítica frente à ignorância humana. A peça foi indicada a 6 prêmios Sinparc 2017: melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator, melhor cenografia, melhor iluminação e melhor trilha sonora. Vencedora na categoria melhor atriz, para Rejane Faria.

Ficha Técnica:
Texto e Direção: Marcos Coletta e Assis Benevenuto
Atuação: Rejane Faria e Italo Laureano
Produção: Maria Mourão
Orientação Vocal: Ana Hadad
Orientação Corporal: Rosa Antuña
Cenografia: Eduardo Andrade e Cristiano Cezarino
Figurino: Lira Ribas
Iluminação: Rodrigo Marçal
Trilha Sonora Original: Barulhista
Fotografia de Cena: Guto Muniz
Vídeos: Janaína Patrocínio - JPZ Comunicação
Realização: Quatroloscinco - Teatro do Comum

Classificação: 14 anos
Gênero: Drama

Endereços:

Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana

Sesi
Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos

Pátio do Museu
Praça Afonso Pena, 29 - Centro

Shopping Centro
Rua Rubião Jr, 84 – Centro

Centro de Estudos Teatrais
Sede da FCCR – Av. Olivo Gomes, 100

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) – Centro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .