São José dos Campos respira teatro no 3º dia do 36º Festivale

Grupo Rosa Primo, de Fortaleza (CE), traz o espetáculo “Iracema”, obra sobre a importante personagem da literatura nacional. / Foto: Divulgação.

São José dos Campos respira teatro no 3º dia do 36º Festivale

01.09.2022
O terceiro dia de espetáculos do 36º Festivale traz produções teatrais para os mais diversos cantos da cidade. No domingo (4), a programação começa, às 10h, no Parque Vicentina Aranha e, ao longo do dia, segue pelos parques, praças, teatros e casas de cultura de São José dos Campos.

Com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizam o festival no formato presencial, com espetáculos nos mais diversos gêneros e para toda a família, gratuitamente. Acesse a o catálogo de espetáculos do 36º Festivale.

Confira a programação completa de domingo, com horários e informações de ingressos:

Domingo (4)

Às 10h | Parque Vicentina Aranha
Às 16h | Parque Ribeirão Vermelho
"Miragens na Caixa – Teatro Lambe-Lambe”
Grupo: Teatro do Imprevisto
São José dos Campos / SP

Sinopse: A animação propõe uma experiência visual e sonora com o teatro de miniaturas. Com manifestações culturais e folclóricas presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira, a trupe convida o público para espiar e apreciar o conteúdo de cada caixa por espaços secretos.

Gênero: Teatro de animação

Às 10h e às 15h | Arena do Parque da Cidade
 "Circo Mozaico”
Grupo: Mozaico
São José dos Campos / SP

Sinopse: O Circo Mozaico vem trazendo alegria e diversão com malabaristas, equilibristas e muita música para encantar o público. A performance conta com artistas que trazem cosplays, histórias e artes circenses num verdadeiro mosaico artístico, sensível e envolvente.

Gênero: Circo

Às 11h | Praça de Santana
 "Júlia”
Grupo: Cirquinho do Revirado
Criciúma / SC

Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando com Palheta, seu fiel escudeiro. Na bagagem coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta "se viram”. Não é fácil ter pernas!

Gênero: Comédia

Às 16h | Cine Santana
"Iracema”
Grupo: Rosa Primo
Fortaleza / CE

Sinopse: A obra parte da personagem feminina do romancista cearense, José de Alencar, para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, o espetáculo busca imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas.

Gênero: Dança-Teatro
Ingresso solidário de 1kg de arroz. Reservas através do site.

Às 17h | CET – Centro de Estudos Teatrais (Bambuzal)
"A Caravana dos Pássaros Errantes”
Grupo: Nômade
São José dos Campos / SP

Sinopse: Os artistas escolhem recontar uma história real, de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí, em 1913, que depois de um desentendimento com um importante comerciante, uma volante policial é chamada para persegui-los, para traçar um paralelo com os dias atuais, tratando de temas como: preconceito, intolerância, esperança e o estado de liberdade.

Gênero: Épico narrativo
Não há necessidade de reservar ingressos.

Às 19h | CET – Centro de Estudos Teatrais
 "Yayá”
Grupo: Teatro Humanoide
Taubaté / SP

Sinopse: O modernismo se apresenta como uma esquizofrenia da arte, rompendo com as amarras da concordância cultural. Os tempos, presente e passado, se interpõem em planos de consciência e inconsciência, apresentados numa trama não linear para contar a vida de Dona Yayá.

Gênero: Drama

Às 21h | Teatro Municipal
 "Grito de Partida”
Grupo: Cia da Entropia
São José dos Campos / SP

Sinopse: Atores de um coletivo teatral ensaiam Ponto de Partida de Gianfrancesco Guarnieri e, como em Um Grito Parado no Ar, lutam pelas suas sobrevivências pessoais, afetivas, artísticas e profissionais. Os tempos, porém, são outros. Há um diretor/a que nunca está presente, editais a serem cumpridos, trevas que ameaçam ressurgir e mortes à luz do dia.

Gênero: Drama

Endereços: