/// Notícias

Sábado tem Festivale em cinco espaços culturais

“Com os Bolsos Cheios de Pão” retrata uma dupla de personagens diante de um poço desativado, onde um cachorro agoniza ali, atirado por mãos desconhecidas. / Foto: Divulgação.

Sábado tem Festivale em cinco espaços culturais


28.08.2023
O maior Festival de Teatro do Vale do Paraíba, o Festivale, chega ao terceiro dia com uma programação teatral diversificada que promete agitar esse sábado (2). Tem teatro popular, comédia, drama, intervenção poética e oficina. Todas as apresentações são gratuitas e para todas as idades. Confira a programação completa abaixo.

O Festivale é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com as parcerias institucionais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall e Destination. 

As apresentações começam no período da manhã, no SESC. O ator Alvaro Assad traz uma oficina que irá trabalhar os movimentos corporais, assim como técnicas ilusórias da arte gestual, que é considerada como a mais antiga linguagem existente, tornando orgânica a comunicação por meio da mímica e partindo de gestos e signos já consolidados na cultura e imaginário das pessoas. A oficina é aberta para quem não tem familiaridade com técnicas de artes cênicas ou mesmo com a mímica, apresentando a comunicação não verbal como forma de expressão. A duração é de 6 horas, dividida em dois blocos: das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.

Alvaro Assad é ator, mímico, diretor corporal, preparador de elenco, diretor e gestor brasileiro. Com mais de 25 anos de carreira, participou de inúmeras peças de teatro ao redor do Brasil. Como diretor corporal, assinou a série "Ninguém tá olhando", da Netflix, e trabalhou com Rodrigo Santoro na composição do personagem "Louco", na série "Turma da Mônica: Laços". Em 2022, Alvaro voltou a trabalhar com a Turma da Mônica como preparador de elenco e interpretando o mordomo Jarbas.

À noite, às 19h, o Teatro Municipal recebe o grupo Tatau Filmes, de São Paulo, que apresenta o espetáculo "Com os Bolsos Cheios de Pão”. Sob a direção de Vinícius Torres Machado, a peça retrata uma dupla de personagens diante de um poço desativado, onde um cachorro agoniza ali, atirado por mãos desconhecidas. Apesar da indignação que manifestam, não socorrem o animal, emaranhadas que estão em embates verbais e disputas personalistas.

No distrito de São Francisco Xavier, o grupo Milongas Sentimentais  (Teatro Popular) leva "Milongas Sentimentais” para a praça Cônego Manzi, às 11h. Um contador de histórias clownesco veste quatro personagens - "O Gaúcho Argentino", "O Compadrito", "A Madre" e "O Desocupado" - para se referir à Argentina, falando de seus habitantes de forma bem humorada, fazendo um paralelo com a história e a cultura do Brasil no contexto da realidade latino-americana.

No Teatro Sesi, será reapresentada a peça "O Pai”, que conta a história de uma filha que vive um dilema: cuidar de seu pai, ou interná-lo em um asilo e ir curtir a vida com seu novo namorado. A apresentação também acontecerá no sábado (2) e no domingo (4).

No Centro Cultural Clemente Gomes, às 21h, o Grupo de Teatro Tropa do Vale traz um manifesto poético interativo em homenagem a José Celso Martinez Correia e à atriz Eva Sielawa, com cruzamento de fragmentos do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade e o Manifesto Antropofágico da periferia de Sérgio Vaz.

E, às 23h, ainda no Centro Cultural Clemente Gomes, o grupo As 10 Graças, de Fortaleza/CE, apresenta "Grand Finale”. A trama conta a história das lonas de circo ao sistema público de saúde, dos semáforos às catracas de ônibus, do ingresso comprado à fatura vencida.


PROGRAMAÇÃO:

Das 10h30 às 17h30 | SESC
Oficina "Realidade Mímica”
Ministrante: Alvaro Assad 
São Paulo/SP

Sinopse: Na oficina, Alvaro Assad irá trabalhar os movimentos corporais assim como técnicas ilusórias da arte gestual. Tida como a mais antiga linguagem existente, torna-se orgânica a comunicação por meio da mímica, partindo de gestos e signos já consolidados na cultura e imaginário das pessoas.

Classificação: 16 anos
Retirada de senhas no local 30 minutos antes

Às 11h | Praça Cônego Manzi
"Milongas Sentimentais”
Grupo: Milongas Sentimentais - Teatro Popular
São José dos Campos/SP

Sinopse: Um contador de histórias clownesco veste quatro personagens - "O Gaucho argentino", "O Compadrito", "A Madre" e "O Desocupadoo" - para se referir à Argentina, falando de seus habitantes de forma bem humorada, fazendo um paralelo com a história e a cultura do Brasil no contexto da realidade latino-americana.

Ficha Técnica:
Autor: Carlos Javkin
Integrantes da Proposta Em cena Ator: Carlos Javkin
Músico: Alan Brandão
Orientador Cênico: Eduardo Coutinho
Cenário e Figurino: Conceição Acioli 

Classificação: 12 anos
Gênero: Teatro Popular 
Não é necessário fazer reservas de ingressos

Às 19h | Teatro Municipal
"Com os Bolsos Cheios de Pão”
Grupo: Tatau Filmes
São Paulo/SP

Sinopse: A peça retrata uma dupla de personagens diante de um poço desativado, onde um cachorro agoniza, ali atirado por mãos desconhecidas. Apesar da indignação que manifestam, não socorrem o animal, emaranhadas que estão em embates verbais e disputas personalistas. O diálogo em torno do poço alternadamente amistoso, absurdo, argumentativo, tranquilizador transforma-se em fábula política, social, humana.

Ficha Técnica:
Texto: Matei Visniec
Direção: Vinícius Torres Machado
Elenco: Edgar Castro e Donizeti Mazonas
Trilha Sonora: Pedro Canales
Cenário e Figurinos: Eliseu Weide
Iluminação: Wagner Antonio
Assistente de Direção: Rafael Costa
Produção Executiva: Jota Rafaelli

Classificação: 14 anos
Gênero: Teatro do Absurdo
É necessário fazer reservas de ingressos

Às 20h | Sesi
"O Pai”
Grupo: Cora Produções Artísticas
São Paulo/SP

Classificação: Livre
Gênero: Drama
Reserva de ingressos feita pelo site MEU SESI

Às 21h | Centro Cultural Clemente Gomes
"Manifesto Poético Só a Antropofagia nos Une”
Grupo: Grupo de Teatro Tropa do Vale
São José dos Campos/SP

Sinopse: Um manifesto poético interativo com o público em homenagem a José Celso Martinez Correia e à atriz Eva Sielawa, com cruzamento de fragmentos do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade e o Manifesto Antropofágico da periferia de Sérgio Vaz.

Ficha Técnica:
Elenco: Bete Bino Cláudio Luiz, Edson Cavalcante, Priscila Leite, Márcio de Oliveira, Meire Pedroso, Rosana Rosa 

Classificação: Livre
Gênero: Intervenção Poética
Não é necessário fazer reservas de ingressos

Às 23h | Centro Cultural Clemente Gomes 
"Grand Finale”
Grupo: As 10 Graças
Fortaleza/CE

Sinopse: Das lonas de circo ao sistema público de saúde, dos semáforos às catracas de ônibus, do ingresso comprado à fatura vencida. Não perca! Pela primeira e última vez, o sensacional enforcamento do trabalhador da cultura em praça pública. Traga toda a família para prestigiar o grand finale.

Ficha Técnica:
Elenco: David Santos e Igor Cândido
Interlocução Poética: Alysson Lemos
Roteiro, Sonoplastia e Cenografia: David Santos e Igor Cândido
Figurino: Cris Rodrigues
Material Gráfico: David Santos e Igor Cândido
Produção: Alysson Lemos e David Santos

Classificação: 16 anos
Gênero: Comédia
Não é necessário fazer reservas de ingressos


Endereços:

SESC
Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 - Jardim São Dimas

Praça Cônego Manzi
s/nº, centro, São Francisco Xavier

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro)

Sesi
Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .