A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos recebem, nesta sexta (11), no palco do Teatro Dailor Varela, da Casa de Cultura Flávio Craveiro, o espetáculo "As Conchambranças de Quaderna”. O espetáculo, que é gratuito, é viabilizado por recursos do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Para prestigiar não precisa de ingresso. Serão duas sessões, às 15h e às 19h30.
O texto é de 1987 e conta a história de Pedro Dinis Quaderna, mesmo protagonista de Romance d’A Pedra do Reino, que completou 50 anos em 2021, também de Suassuna. A peça original é composta por três quiproquós e Cia Vúrdon retrata a primeira trama, intitulada de O Coletor Assassinado.
Dirigido Fernando Neves "O Caso do Coletor Assassinado”, Quaderna usa sua astúcia para driblar uma situação política extremamente delicada que poderia acarretar uma guerra civil entre o governo da Paraíba, na mão da família Pessoa e Lucena e o seu tio e padrinho Dom Pedro Sebastião Garcia Barreto, fazendeiro e líder da oligarquia rural do Cariri, oposição ferrenha aos Pessoas e Lucenas, durante as investigações sobre um "suposto” desfalque dado pelo coletor da cidade, seu Evilasio Caldas.
Para Dom Pedro Sebastião, a situação fica clara que o governo quer usar o caso para enfraquecer o poder rural e isso provoca a fúria do coronel, ameaçando a resistência armada. Quaderna se vale da astucia e inteligência para resolver a questão da maneira mais proveitosa possível, para ele mesmo, afinal de contas, como um bom pícaro sertanejo, o caso se resolve e ele quem deve ganhar mais.
"As Conchambranças de Quaderna" marcou o retorno de Ariano Suassuna à escrita teatral, após um afastamento de 25 anos, tendo apenas três montagens desde que foi escrita em 1987. Uma obra que une a estética sertaneja inspirada no romanceiro nordestino ao tão querido circo-teatro que o mestre Suassuna era fascinado.
Ficha Técnica
Sexta (11) às 15h e 19h30
"As Conchambranças de Quaderna”
Teatro
Dailor Varela
Casa
de Cultura Flávio Craveiro
Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .