Nove espetáculos do Festivale inspiram a sexta-feira

Abordando Teatro de Sombras e utilizando bonecos feitos de galhos de madeira para representar os personagens do texto, baseado no conto homônimo de Oscar Wilde, grupo Sobrevento traz o espetáculo "O Amigo Fiel" para o Cine Santana, às 15h. / Foto: Divulgação.

Nove espetáculos do Festivale inspiram a sexta-feira

05.09.2022
Nesta sexta-feira (9), a 36ª edição do Festivale chega ao seu oitavo dia com espetáculos trazidas por grupos dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com drama, comédia, dança e narrativa poética. A primeira apresentação será às 9h30, na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro, no distrito de Eugênio de Melo, e depois segue por toda a cidade.

O Festival – um dos maiores festivais de teatro do país – encerra no próximo domingo (11), no Teatro Municipal. Confira a programação completa aqui.

Abaixo, veja a programação desta sexta-feira.

Sexta (9)
Às 9h30 | Casa de Cultura Rancho do Tropeiro
"Memórias Arpilleras”
Grupo: No Solo (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Uma situação inesperada de seus pais obriga Açucena, uma menina de doze anos, a passar um período na casa de sua avó – uma senhora arpillera, irreverente, que costura sua própria história às biografias que empresta de personalidades femininas, entre elas, Cora Coralina e Elza Soares. Para convencer sua neta impulsiva e resistente, somente o afeto que as une. Aos poucos, a neta descobre que elas têm muito mais em comum do que se podia imaginar.
Gênero: Infantojuvenil

Às 11h | Mercado Municipal
"Macunaíma – Rapsódia em Cordel”
Por: Edmilson Santini (Rio de Janeiro-RJ)
Sinopse: O ritmo imprimido à versão em cordel segue a dinâmica das façanhas do herói. O desfecho faz jus à versão original, trazendo Mário Andrade à cena. Presente à narrativa, o Papagaio Aruaí testemunha toda a ação, enquanto voa por entre folhas secas que simbolizam a vida de nossa flora.
Gênero: Teatro de Cordel

Às 11h | Praça Afonso Pena
"Heréticas”
Grupo: Xingó (São Paulo-SP)
Sinopse: Dança levada à radicalidade: física, imagética, sonora, na investigação das redes de relações, alianças e parentescos que sustentam a cultura sertaneja brasileira e herdeira de sangue e culturas diversas, fundidas e talhadas no encontro com uma geografia e clima quase impenetráveis.
Gênero: Dança-teatro

Às 15h | Cine Santana
"O Amigo Fiel”
Grupo: Sobrevento (São Paulo-SP)
Sinopse: O grupo explora novas abordagens do Teatro de Sombras e utiliza bonecos feitos de galhos de madeira para representar os personagens do texto, baseado no conto homônimo de Oscar Wilde. Em um jardim seco, abandonado, duas mulheres e dois homens falam sobre a vida, sobre como plantar uma semente e cuidar de uma planta para que ela possa dar frutos.
Gênero: Teatro de Animação
Ingresso solidário de 1kg de arroz. Reservas através do site.

Às 17h | Terminal Central (Rodoviária Velha)
"Macunaíma – Rapsódia em Cordel”
Por: Edmilson Santini (Rio de Janeiro-RJ)
Gênero: Teatro de Cordel

Às 18h | Cine Teatro Benedito Alves
"Paraíba, Rio Bonito”
Grupo: Coletivo Água Mole (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Um manifesto poético em defesa do Rio Paraíba do Sul, levando o público através do imaginário popular, visitando lugares e personagens do passado para contar essa história de amor, abandono e reencontro com esse rio que, ao longo dos anos, teve e tem papel fundamental na formação das identidades cultural e religiosa dessa população.
Gênero: Cultura Popular

Às 19h | Centros de Estudos Teatrais
"Marcas D’Água”
Grupo: Grupo de Teatro Tropa do Vale (São José dos Campos-SP)
Sinopse: A menina emerge do rio pra girar a vida e desvendar mistérios e angústias coletivas do sagrado e profano feminino. Marcas D’Água é um toque poético na sensibilidade da consciência humana do artista e do espectador, com o objetivo de focar o protagonismo feminino, intensamente marcado de revelações com sabores doces e amargos.
Classificação: +16
Gênero: Narrativa poética

Às 20h | Sesi
"Cordel do Amor Sem Fim”
Grupo: Alvim Produções Artísticas (São Paulo-SP)
Sinopse: Na pacata cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco, vivem três irmãs – Madalena, Carminha e Tereza, por quem o namorado, José, nutre um sentimento arrebatador e possessivo. No dia em que José vai pedi-la em casamento, um encontro no porto da cidade sela o destino de Tereza: ela se apaixona por Antônio, um viajante que está de passagem.
Classificação: +14
Gênero: Drama
Espetáculo realizado em parceria com o Sesi. Reservas através do site.

Às 21h | Teatro Municipal
"A Dócil”
Grupo: Cia. Teatro da Cidade (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Inspirado na obra do autor russo Dostoiévski, um dono de uma loja de penhores busca possível justificativa para o motivo do suicídio de sua jovem esposa que pulou da janela segurando a imagem de uma santa.
Classificação: +12
Gênero: Drama
Espetáculo realizado em parceria com o Sesi. Reservas através do site.

Endereços:

Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo