/// Notícias

Fundação Cultural divulga programação completa do 39º Festivale

Ator Othon Bastos abre oficialmente a 39ª edição do Festivale no próximo dia 23. Foto: Beti Niemeyer / Divulgação

Fundação Cultural divulga programação completa do 39º Festivale


15.10.2025

Com 50 apresentações de cinco estados brasileiros, começa no próximo dia 23 de outubro, em São José dos Campos, a 39ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba). A programação completa do evento, um dos maiores e mais tradicionais festivais de artes cênicas do Brasil, foi divulgada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo nesta quarta-feira (15).

Até 1º de novembro, São José será palco para grupos dos mais variados estilos se apresentarem. O festival é totalmente gratuito, mas é necessário retirar ingressos para os espetáculos no site da FCCR que ficam disponíveis dois dias antes do evento.

A abertura do Festivale acontece em 23 de outubro, às 20h, com "Não me entrego, não!”, com o ator Othon Bastos. Aos 92 anos de vida e contabilizando mais de 70 anos de carreira, Othon leva ao palco do Teatro Municipal seu primeiro monólogo com texto escrito e dirigido por Flávio Marinho.

Outro destaque da programação será a peça "O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, protagonizada por Dan Stulbach, que acontece no dia 28 de outubro, às 21h, no Teatro Municipal.

O elenco de 12 atores conta a história de Antônio, mercador que contrai uma dívida com o agiota Shylock e aceita dar uma libra de sua própria carne como garantia. O não pagamento da dívida desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.

Selecionados

A programação será composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.

O Festivale também vai oferecer ações formativas, que vão de workshops a debates, em diversos espaços públicos culturais de São José.

Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores.

A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.

 

Programação


23/10 (QUINTA-FEIRA)


NÃO ME ENTREGO, NÃO!

Elenco: Othon Bastos

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal

Gênero: monólogo / drama biográfico

Classificação: 12 anos

Sinopse: Com a experiência de quem criou muitos tipos e começou histórias tantas vezes ao longo da vida, o ator Othon Bastos repete o gesto com frescor e sobe ao palco realizando algo absolutamente novo. Aos 92 anos de vida e contabilizando mais de 70 anos de carreira Othon sobe ao palco para um monólogo que relembra suas vivências e fatos marcantes de sua trajetória.


24/10 (SEXTA-FEIRA)


TIRINGUITO

Grupo: Caravan Maschera (Atibaia)

Horário: 14h

Local: Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O espetáculo é uma releitura sobre o teatro de Mamulengos brasileiro e a Guaratelle italiana. No centro deste mundo onírico de bonecos temos a figura de Tiringuito. Fantasioso e incrivelmente real, herói improvável de um mundo surreal, Tiringuito é parente de sangue do Bufão politicamente incorreto. O espetáculo conta com momentos de improviso com o público respeitando-se a tradição brasileira, mas também possui momentos de grande virtuosidade de manipulação.

 

OFICINA DE TEATRO DE BONECOS

Grupo: Caravan Maschera

Horário: 19h

Cidade: Atibaia

Local: Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Sinopse: O participante vai aprender a manipular os bonecos incríveis da cia Caravan Maschera feitos com materiais simples e recicláveis, a dar vida e personalidade a eles, e a criar histórias e cenas com eles. Poderemos conhecer um pouco da história e das técnicas do teatro de bonecos, e ver exemplos de espetáculos famosos e premiados nos encontros. A oficina é uma ótima oportunidade para desenvolver sua imaginação, expressão, comunicação e sensibilidade artística.


VENENO

Grupo: Teatro Estúdio – Produções Artísticas

Horário: 19h

Cidade: São Paulo

Local: Centro de Estudos Teatrais

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse:  Uma carta anuncia que o filho de um casal precisará ser removido do cemitério onde fora enterrado, pois há veneno naquele solo. Um encontro entre esse casal, dez anos depois, escancara as dores de um luto ainda presente. O maravilhoso diálogo entrelaça o sofrimento de duas pessoas que perderam um filho, a si mesmas e uma a outra. Além de tocante e pungente, o espetáculo proporciona que momentos cômicos brilhem até mesmo nas tragédias mais profundas. Uma peça sobre a reelaboração do luto.


2 MUNDOS

Grupo: Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas

Horário: 20h

Cidade: Brasília

Local: Cine Santana

Gênero: Teatro de Sombras Contemporâneo

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente. 2 MUNDOS conta a história do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança. 


ÓPERA FEBRIL

Grupo: Cia do Trailler / Teatro em Movimento

Horário: 21h

Cidade: São José dos Campos

Local: Teatro Municipal

Gênero: Teatro épico

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Ópera Febril explora a história do trabalho no Brasil e suas conexões com o presente. A peça revela como a exploração da mão de obra evoluiu ao longo do tempo, desde o período industrial até a era digital, destacando a precarização e a fragilidade dos direitos trabalhistas. Com uma encenação minimalista, o espetáculo combina teatro documental, música e artes visuais para criar uma experiência sensorial e crítica.


25/10 (SÁBADO)


OFICINA A MÍMICA E O LÚDICO

Horário: 10h às 13h – 14h às 17h

Local: Centro Cultural Clemente Gomes

Serão abordados elementos da técnica de mímica e expressão corporal, dando ênfase a conceitos como espaço, tempo e ritmo, fundamentais para manter a atenção do público, com um direcionamento para a linguagem lúdica em contato direto com a plateia.


SOLTEIRA SIM, SOZINHA NUNCA

Grupo: Teatro do Imprevisto

Horário: 11h

Cidade: São José dos Campos

Local: Praça do Sapo

Gênero: Teatro de bonecos - mamulengos

Classificação: Livre

Sinopse: "Solteira Sim, Sozinha Nunca” une a comicidade do teatro de mamulengos à força da música popular para narrar a divertida saga de Maricota, uma boneca que ousou romper com um casamento arranjado. Anos depois, ela retorna ao Brasil em busca de sua herança, mas encontra um obstáculo inusitado: só terá acesso à fortuna se aceitar casar com o noivo que deixou no altar. Com humor afiado e ritmo contagiante, o espetáculo faz uma crítica às tradições opressoras e ao machismo, provocando o público a pensar: para a mulher, estar solteira é um problema na sociedade atual?

 

ESTOU BEM AQUI E LEMBREI DE VOCÊ

Grupo: Em bando coletivo

Horário: 12h e 16h

Cidade: Santos

Local: Praça Padre João (Praça da Matriz)

Gênero: Audiotour (podendo ser "Performance” ou "Teatro”)

Classificação indicativa: Livre

 

Sinopse: Audiotour ficcional que convida o público a caminhar pelas ruas da cidade. Enquanto caminham com fones de ouvido, os espectadores mergulham na história de uma neta que refaz os passos de sua avó. O espetáculo é uma viagem íntima que mistura memórias pessoais e coletivas, fazendo do caminhar um ato poético e contemplativo.

 

CARTAS LIBANESAS: "AYUNI"

Grupo: Ana Cecília Costa e Eduardo Mossri

Horário: 20h

Local: Auditório do Sesc

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: A libanesa Adibe, uma camponesa grávida do primeiro filho, fica em sua aldeia no Líbanoà espera do marido miguel, um mascate libanês que foge da 1ª Guerra imigrando para o Brasil, com o intuito de prosperar e sustentar a família. Essa é a segunda parte da peça Cartas Libanesas, que comemora 10 anos de sua estreia com uma continuidade inédita, onde será conhecido o lado da mulher.


VIDAS SECAS

Grupo: Caravan Maschera

Horário 21h

Cidade: Atibaia

Local: Teatro Municipal

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: O espetáculo aborda a história clássica de Graciliano Ramos de forma inédita, numa encenação de bonecos sem falas, com inspirações visuais na série "Os Retirantes” de Cândido Portinari e em fotos de Sebastião Salgado, resgata a historicidade da seca e a importância histórica deste livro para a cultura brasileira.

 

CABARET DOS MORTOS

Grupo: Pseuda Trupe de Variedades

Horário: 23h59

Cidade: São José dos Campos

Local: CET

Gênero: Cabaret

Classificação: 18 anos

Sinopse: A proposta do espetáculo Cabaret dos Mortos é evocar o espírito dos Kabaretts alemães da República de Weimar (1918-1933), em especial o Cabaret Revista, que resistia à ascensão nazista e acolhia artistas progressistas, inquietos e críticos diante da barbárie que se anunciava. Inspirado nesse espírito de ousadia, o espetáculo mistura comédia, música e performances sensuais, temperadas com cinismo, sarcasmo e ironia, para criar um espaço vibrante de sátira política e social que dialoga intensamente com os dias de hoje.

 

26/10 (DOMINGO)

 

ANDANÇAS PASSARINHEIRAS

Grupo: Passarinheiros

Horário: 15h

Cidade: São José dos Campos

Local: Arena do Parque da Cidade

Gênero: Teatro de Rua Narrativa

Classificação: Livre

Sinopse: Neste espetáculo, duas atrizes e contadoras de histórias, acompanhadas por músicos, contam, cantam e interpretam de forma lúdica e através de versos, canções e histórias que um passarinho trouxe de suas andanças pelos campos e cidades, utilizando diversos adereços cênicos e instrumentos musicais. A rima convida as crianças a brincar com as palavras, e o repertório musical é composto por canções autorais que se utilizam de diversos ritmos, tais como baião, xote, samba, ijexá, ciranda, reggae, rock entre outros.

FLOU

Grupo: Artefactos Bascos

Horário: 16h

Local: Sesc

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

 Sinopse: Uma performance interativa para crianças que, sentadas ao redor de uma grande folha branca, participem da criação ao vivo de um grande desenho. As crianças se tornam protagonistas e artistas num jogo de movimento, traço, desenho e brincar com desenhos recortados! Uma experiência coletiva, interativa e aberta que não fecha significados e que se propõe a brincar seriamente, como toda criança faz.


OFICINA: PRESENÇA E ATERRAMENTO NA CENA

Horário: 16h

Local: Teatro Municipal

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: A oficina prepara os alunos para o momento em que uma peça está sendo encenada. Após o encerramento da oficina, os alunos poderão participar do espetáculo "Tudo a fazer”, no papel de coro, que acontece às 21h, também no Teatro Municipal. Se houver interesse, é recomendado usar roupas casuais em tons de preto, cinza ou verde.

 

MONSANTO MON AMOUR

Grupo: Caravan Maschera

Horário: 19h30

Cidade: Atibaia

Local: Cine Santana

Sinopse: O espetáculo teatral utiliza bonecos e dança inspirada na tribo Chucuru-kariri para contar a história de um jovem que perdeu o avô para o câncer causado por pesticidas da Monsanto. A peça denuncia o agronegócio, o impacto ambiental e a perda da cultura ancestral, mesclando relatos reais com dados e críticas ao "AGROPOP". Personagens como uma tia evangélica, uma mãe benzedeira e o Chico Bento dão um tom irônico e lúdico. A trilha sonora combina músicas regionais com desconstruções contemporâneas. O objetivo é sensibilizar o público para questões ambientais e sociais, abordando amor, morte, fé e esperança, convidando à reflexão sobre a relação humana com a natureza.

 

A FORÇA DA ÁGUA

Grupo: Pavilhão da Magnólia

Horário: 18h

Cidade: Fortaleza

Local: CET

Gênero: Teatro-documental

Classificação: 16 anos

Sinopse: Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? Até quando vamos seguir aceitando essa cerca do silenciamento? A força da água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará, desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de teatro documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca.


TUDO A FAZER

Grupo: Cia Azul Celeste

Horário: 21h

Cidade: São José do Rio Preto

Local: Teatro Municipal

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

Sinopse: Um encontro inusitado. Verdadeiramente inusitado. Um encontro com potência de alterar o curso da história, acompanhado por transeuntes espectadores, que observam atentamente o diálogo estabelecido. Num beco, próximo à saída de serviço de um teatro, duas pessoas dialogam sobre questões alusivas ao próprio teatro e confrontam pensamentos acerca da existência, gerando um embate filosófico sobre o ser e o não-ser. Com o transcorrer da conversa, descobrem que esse encontro pode se tornar, ainda, um acerto de contas.

 

27/10 (SEGUNDA)

 

HILDA E CAIO

Grupo: Companhia Colateral

Horário: 19h

Cidade: São Paulo

Local: Cine Teatro Benedito Alves

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

 

Sinopse: Peça ficcional baseada em episódios e personagens reais. No início da década de 70, perseguido pela ditadura civil-militar em virtude de sua literatura homoerótica, Caio Fernando Abreu exila-se na Casa do Sol, residência campestre de Hilda Hilst em Campinas, antes de fugir para a Europa. Diante dos acontecimentos recentes, ele decide parar de escrever e acaba confrontado pela amiga, que, mesmo desencantada pela falta de leitores e pela crise editorial, acredita que os dois têm a missão de continuar produzindo literatura.


 

FOI ENQUANTO EU ESPERAVA A ENCOMENDA DE UM LIVRO DE MAIAKÓVSKI QUE TIVE UMA EPIFANIA SOBRE A REVOLUÇÃO

Grupo: Grupo Pano

Horário: 19h

Cidade: São Paulo

Local: Cine Santana

Gênero: Comédia

Classificação: 12 anos

 

Sinopse: Quatro camaradas estão reunidos numa célula revolucionária para planejar o Grande Ato que promoverá a revolução efetiva no Brasil. Ao se depararem com a falta de inspiração para uma ação consistente, fazem uma encomenda online de um livro do poeta Vladimir Maiakóvski. A história se desenrola no período de espera e recebimento do livro que lhes parece ser a peça fundamental para a constituição de sua força revolucionária.

 

NÃO FOSSEM AS SÍLABAS DO SÁBADO

Grupo: Caral Vidotti e Fábia Mirassos

Horário: 21h

Cidade: São Paulo

Local: Teatro Municipal

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

Sinopse: Ana e Madalena são vizinhas, moram no mesmo prédio, mas mal se conheciam até um fato trágico marcar a vida das duas e mudar os rumos de suas histórias. O marido de Madalena, ao pular da janela, desaba justamente sobre o marido de Ana. E, a partir disto, o que as une é o que as separa. Na rotina das ausências, as duas viúvas vão se aproximando: atravessam a dor, a chegada de uma criança, as agruras do recomeço. Nasce uma amizade, que talvez expanda o que se entende por família. Vencedora do Prêmio Shell e indicada ao Prêmio APCA, ambas na categoria dramaturgia, assinada por Liana Ferraz.


28/10 (TERÇA)

 

LA MAMMA

Grupo: La Cascata Cia. Cômica

Horário: 12h

Cidade: São José dos Campos

Local: Praça do Sapo

Gênero: Comédia

Classificação: Livre

Sinopse: La Mamma conta a história de uma família de palhaços trambiqueiros que, após o sequestro do caçula Barberinha, fará de tudo para conseguir o dinheiro do resgate. Movida por um instinto maternal, Mamma Rotunda e seus trigêmeos descobrem, entre trapaças e bobagens, a origem de sua família.


ISTO NÃO É UMA MESA

Grupo: El Cuerpo Que Crea

Horário: 20h

Cidade: São José dos Campos

Local: Sesi

Gênero: Dança/Teatro

Classificação: 18 anos

Sinopse: O que é que a gente deixa de enxergar daquilo que achamos que já conhecemos? A superfície de uma mesa, é a cena onde ocorrem várias situações que remetem ao cotidiano ligado à Mente e ao mesmo tempo ao onírico fantástico que vem do contato com a Alma. Uma viagem simples para as profundezas do universo dos sentimentos, pensamentos, o delírio lúcido, em suma, os aspectos da dualidade precisando se enxergar de novo.

 

O MERCADOR DE VENEZA

Produção: Kavaná Produções e Baccan Produções

Horário: 21h

Local: Teatro Municipal

Gênero: Drama

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: A trama acompanha Antônio, um mercador que contrai uma dívida com o agiota Shylock para ajudar seu amigo Bassânio. Como garantia, Antônio aceita dar libra de sua própria carne. Com o não pagamento da dívida, o contrato desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.

 

29/10 (QUARTA)

 

CORDEL DO MISTÉRIO DE CAIATÚ

Grupo: Tragatralha Cia. de Teatro

Horários: 13h e 19h

Cidade: Piracicaba

Local: CET

Gênero: Comédia

Classificação: Livre

Sinopse: Numa sexta feira de lua cheia na pequena Caiatú, no nordeste do Brasil, dois vigilantes noturnos são surpreendidos por uma assustadora aparição. Um locutor de uma rádio local brinca com o fato em seu programa diário. Conceição e sua mãe, Feliciana, a dona do bar, sentem de dentro do estabelecimento o repercutir do fato por toda a região. O caso será contado em sextilhas, setilhas e décimas, estrofes amplamente utilizadas na Literatura de Cordel.

 

FELPO FILVA

Grupo: Grupo de Teatro Revirado

Horário: 10h e 14h

Cidade: Criciúma

Local: Cine Santana

Gênero: Teatro de animação, drama cômico

Classificação: Livre

Sinopse: Rabisco e Rascunho são dois personagens dessa peça, que contam a história de Felpo Filva, um coelho poeta solitário que tem uma orelha mais curta que a outra. Certo dia Felpo recebe uma carta de uma fã que acha suas poesias pessimistas, a partir daí muitas transformações vão acontecer na vida de Felpo.

 

MEU DIÁRIO BIPOLAR

Grupo: Cia Balão

Horário: 19h

Cidade: São José dos Campos

Local: Casa de Cultura Chico Triste

Gênero: Comédia dramática

Classificação: 12 anos

Sinopse: Jurema é uma palhaça Diagnosticada com Transtorno Bipolar, caracterizado pela oscilação de humor, que enfrenta o desafio de se inserir em mundo que desconhece sua condição. Tentando lidar com um cotidiano diferente da sua realidade, ela busca se adaptar na sociedade, mas o seu universo é mal compreendido e ela tentar quebrar paradigmas do preconceito sobre a doença.


O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS

Grupo: Teatro do Urso

Horário: 20h

Cidade: São José dos Campos

Local: Cine Teatro Benedito Alves

Gênero: Comédia

Classificação: 12 anos

Sinopse: Em uma releitura cômica e contemporânea do conto de Lima Barreto, a história do Homem que Sabia Javanes é contada por Laura e Rodrigo dentro de um escritório dos anos 2000, em clima de mockumentary. Entre cafés requentados, impressoras emperradas e conversas de corredor, os dois funcionários vão reconstruindo a saga do homem que, sem saber uma palavra sequer de javanês, conseguiu enganar barões, conquistar prestígio e até se tornar diplomata.

 

DE PONTA CABEÇA TALVEZ EU ESQUEÇA

Grupo: Cia De Ponta Cabeça

Horário: 21h

Cidade: São José dos Campos

Local: Teatro Municipal

Gênero: Drama/comédia

Classificação: 16 anos

Sinopse: No palco, uma mulher convida o público a uma conversa profunda e íntima, revelando as sombras de suas questões existenciais. Cada palavra que sai de sua boca leva todos a entrarem em um mundo onde a confusão, a ansiedade e a inquietude dançam em harmonia. A música que toca em sua cabeça, um sofá que engole, e as acrobacias que despontam não são meros adereços, mas sim reflexos de sua mente tumultuada e uma extensão de sua alma em busca de respostas. É mais do que um monólogo, onde ela conversa com suas próprias sombras e, ao mesmo tempo, se conecta com cada um de nós.

 

30/10 (QUINTA)


LA MAMMA

Grupo: La Cascata Cia. Cômica

Horário: 19h

Cidade: São José dos Campos

Local: CET

Gênero: Comédia

Classificação: Livre

Sinopse: La Mamma conta a história de uma família de palhaços trambiqueiros que, após o sequestro do caçula Barberinha, fará de tudo para conseguir o dinheiro do resgate. Movida por um instinto maternal, Mamma Rotunda e seus trigêmeos descobrem, entre trapaças e bobagens, a origem de sua família.


TRIBOBÓ CITY

Grupo: NAC

Horário: 20h

Cidade: São José dos Campos

Local: Teatro do Sesi

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Tribobó City é uma cidadezinha onde tudo pode acontecer… e normalmente acontece do jeito mais inesperado possível. Quando a notícia de um tesouro escondido se espalha, bandidos trapalhões, autoridades nada confiáveis e moradores cheios de truques iniciam uma disputa sem regras. Entre armadilhas, mal-entendidos e alianças improváveis, a vida na cidade vira um tiroteio de risadas — prova de que, em Tribobó, ninguém é completamente mocinho… ou bandido. 

 

DE PONTA CABEÇA TALVEZ EU ESQUEÇA

Grupo: Cia De Ponta Cabeça

Horário: 21h

Cidade: São José dos Campos

Local: Daillor Varela

Gênero: Drama/comédia

Classificação: 16 anos

Sinopse: No palco, uma mulher convida o público a uma conversa profunda e íntima, revelando as sombras de suas questões existenciais. Cada palavra que sai de sua boca leva todos a entrarem em um mundo onde a confusão, a ansiedade e a inquietude dançam em harmonia. A música que toca em sua cabeça, um sofá que engole, e as acrobacias que despontam não são meros adereços, mas sim reflexos de sua mente tumultuada e uma extensão de sua alma em busca de respostas. É mais do que um monólogo, onde ela conversa com suas próprias sombras e, ao mesmo tempo, se conecta com cada um de nós.

 

AVESSO

Grupo: Grupo CTI – Comunidade Teatral Independente

Horário: 21h

Cidade: Rio de Janeiro

Local: Cine Santana

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

Sinopse: Três textos de William Shakespeare. Romeu e Julieta, MacBeth e Hamlet. Três releituras. Não possui ordem cronológica e nem linearidade. É o Avesso de Shakespeare. A partir de diversas obras que mostram outras visões do original, incluindo o Hamlet Machine de Heiner Muller.


31/10 (SEXTA)


A BRIGA DA ONÇA E DO TATU

Grupo: Teatro de Gravata / Teatro do Rinoceronte

Horários: 9h e 14h

Cidade: São José dos Campos

Local: Casa de Cultura Eugênia da Silva

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Sinopse: No tempo em que os animais falavam a nossa língua, dava pra gente entender direitinho a conversinha deles. Foi nesse tempo que a Onça começou uma briga com o Tatu. Tudo começou com os recados atrapalhados do Papagaio. Nesse leva e traz de recados ele provocou uma confusão. Assim, com recados malcriados de um lado e de outro a guerra estava declarada, com a enorme Onça e o pequeno Tatu. Permeada de músicas e desafios, a peça se propõe a divertir e a valorizar a nossa tradição oral e nossa cultura popular.


TEATRO INFANTIL

Sonhos de Francisco - Contos do Vale do Paraíba, com Marcelo Fernandes

Horário: 10h

Cidade: São José dos Campos

Local: Quiosque do Parque Santos Dumont

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Sinopse: Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba”, é um espetáculo de contação de história, uma adaptação autoral do Livro Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba. Esta história leva a conscientização para preservação da cultura popular da região do Vale do Paraíba, e de forma lúdica, faz uma reflexão sobre o cuidado com a natureza da Mata Atlântica. A história traz três personagens principais, Francisco, Maria e Zé, que vivem diversas aventuras nas cidades da região.


Teatro de Brinquedos e Histórias de Papel, com o Grupo Teatro do Imprevisto

Horário: 14h

Cidade: São José dos Campos

Local: Quiosque do Parque Santos Dumont

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Sinopse: A encenação se passa com uma trupe de atores, que utilizam um miniteatro e bonecos de papel, com narrativas das histórias "Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra" e "O Guaname". De forma lúdica e bem humorada, a brincadeira fala sobre a importância de cultivar a generosidade, humildade e lealdade. 


CANDEIA

Grupo Estação de Teatro

Cidade: Natal

Horário: 16h e 20h

Local: Sesi

Gênero: Teatro contemporâneo

Classificação: Livre

Sinopse: Em "Candeia”, quatro velhas senhoras recebem o público em seu quintal. É dia de rezo, de cânticos e orações. De longe podemos sentir o cheiro das ervas frescas e do incenso. O café coado, o chá, o bolo de vó e o escalda pés são convites para que os presentes se conectem com suas memórias mais singelas, provocando um mergulho em si. Uma experiência teatral sensorial única e acolhedora.

 

TRIBOBÓ CITY

Grupo: NAC

Horário: 18h

Cidade: São José dos Campos

Local: Teatro do Sesi

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Tribobó City é uma cidadezinha onde tudo pode acontecer… e normalmente acontece do jeito mais inesperado possível. Quando a notícia de um tesouro escondido se espalha, bandidos trapalhões, autoridades nada confiáveis e moradores cheios de truques iniciam uma disputa sem regras. Entre armadilhas, mal-entendidos e alianças improváveis, a vida na cidade vira um tiroteio de risadas — prova de que, em Tribobó, ninguém é completamente mocinho… ou bandido. 

 

ALÉM DOS OCEANOS, O HOJE E AGORA

Grupo: Cia Troupe de Teatro

Horário: 19h

Cidade: São José dos Campos

Local: CET

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

Sinopse: Dois atores: atores-narradores e personagens diversos, fazem através de recortes analíticos-reflexivos o ser negro na sociedade atual. A partir da emblemática: Abolição da escravatura, à Morte de Marielle Franco e Mãe Bernadete Pacifico; "Além dos oceanos, o hoje e agora”, mostra que acima de tudo, a resistência é a mola mestra do Povo Negro.


A CARAVANA DOS PÁSSAROS ERRANTES

Grupo: Nômade

Horário: 19h30

Cidade: São José dos Campos

Local: Praça Cônego Manzi

Gênero: Teatro de Rua Narrativa

Classificação: Livre

Sinopse: A peça reconta a história real de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí em 1913, que depois de um desentendimento com um importante comerciante uma policial é chamada para persegui-los, os ciganos agora terão que fugir se quiserem manter sua liberdade, mas os que eles não esperavam encontrar pelo caminho uma antiga lenda guardada por séculos.


PANQUECA SOLAMENTE

Grupo: Cia Los Trancos e Barrancos

Horário: 19h30

Cidade: São José dos Campos

Local: Teatro Daillor Varela

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: A Palhaça Panqueca, acaba de completar 40 anos de carreira. O que para ela seria motivo de celebração e homenagens, acaba virando totalmente do avesso quando é despejada do teatro onde trabalhava há muitos anos. Na rua, sem dinheiro e sem comida, precisa seguir em frente e, apesar dos "tombos" e dificuldades, guerreira, ela enfrenta o abandono de seu grupo "Los Catitos" e vai à luta!  Tudo o que tem é sua bagagem artística e é a partir disso que ela recomeça! Então, decide apresentar seus principais números para o povo que se aglomerou por ali mesmo para assistir ao seu "despejo". Tentando recordar suas atuações shakespeareanas, acaba apresentando releituras fabulosas a partir de suas confusas lembranças.

 

LABIRINTHOS

Grupo: Cia Energós

Horário: 21h

Cidade: São Paulo

Local: Teatro Municipal

Sinopse:  Ao disputar o trono de Creta, Minos pede a Poseidon, deus dos mares, que envie um sinal de confirmação ao povo: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. O deus atende ao pedido e faz surgir um touro branco do oceano. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício necessário. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro — criatura com cabeça de touro e corpo de homem — que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.


 

1/11 (SÁBADO)

 

OFICINA CORPO RESSONANTE

Horário: 10h às 13h – 14h às 17h

Local: Centro Cultural Clemente Gomes

Sinopse: Sheila Faermann repassa seus aprendizados obtidos durante o período em que participou do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), de Antunes Filho. A palavra "ressonante" se dá ao fato de que a técnica vocal da ressonância é um grande diferencial deste método e que auxilia o ator a compor vozes das mais variadas, sem prejudicar seu aparelho fisiológico. A palavra "corpo" é devida ao peso que a preparação corporal tem, através do "sistema L" e corpo neutro.


OFICINA CORPO – VOZ E A TRAGÉDIA

Horário: 14h às 17h

Local: Museu Municipal

Sinopse: A oficina propõe a investigação, por meio de treinamento corporal-vocal, do trabalho do ator na tragédia e do dilema que ele enfrenta nesse tipo de obra: realizar ações que vão além do individual, mas que, ainda assim, estão enraizadas nele.

 

OFICINA DE TEATRO E NARRATIVIDADE

Horário: 14h às 17h

Local: Centro Cultural Clemente Gomes

Sinopse: Há histórias que dormem dentro de nós, esperando um gesto para acordar. Nesta oficina, o teatro se faz escuta — o corpo lembra, a voz descobre, o olhar inventa. Entre sombras e presenças, seguimos tecendo narrativas que nos revelam, um sopro de cada vez.


 

CANDEIA

Grupo Estação de Teatro

Cidade: Natal

Horário: 16h e 20h

Local: Sesi

Gênero: Teatro contemporâneo

Classificação: Livre

Sinopse: Em "Candeia”, quatro velhas senhoras recebem o público em seu quintal. É dia de rezo, de cânticos e orações. De longe podemos sentir o cheiro das ervas frescas e do incenso. O café coado, o chá, o bolo de vó e o escalda pés são convites para que os presentes se conectem com suas memórias mais singelas, provocando um mergulho em si. Uma experiência teatral sensorial única e acolhedora.


SOLTEIRA SIM, SOZINHA NUNCA

Grupo: Teatro do Imprevisto

Horário: 15h

Cidade: São José dos Campos

Local: Arena do Parque

Gênero: Teatro de bonecos - mamulengos

Classificação: Livre

Sinopse:  Sinopse: "Solteira Sim, Sozinha Nunca” une a comicidade do teatro de mamulengos à força da música popular para narrar a divertida saga de Maricota, uma boneca que ousou romper com um casamento arranjado. Anos depois, ela retorna ao Brasil em busca de sua herança, mas encontra um obstáculo inusitado: só terá acesso à fortuna se aceitar casar com o noivo que deixou no altar. Com humor afiado e ritmo contagiante, o espetáculo faz uma crítica às tradições opressoras e ao machismo, provocando o público a pensar: para a mulher, estar solteira é um problema na sociedade atual?


THE BICHOS

Grupo: Teatro D’Aldeia

Horário: 15h

Cidade: São José dos Campos

Local: Cine Santana

Gênero: Drama musical

Classificação: Livre

Sinopse: Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas, o que eles não imaginavam era que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda The Bichos. Livremente inspirado no conto "Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, The Bichos é um espetáculo infanto-juvenil que fala da alegria dos recomeços embalado por clássicas melodias dos Beatles.

 

ESPELHO MEU, ESPELHO SEU

Horário: 16h

Local: Arena do Parque da Cidade

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Sinopse: O espetáculo convida os personagens a embarcar no Trem da Fantasia, eles seguem viagem pelas quatro estações do ano em busca da misteriosa Caixa da Felicidade. Cada estação revela desafios, músicas e lições que dialogam com as fases da vida — o encantamento da infância, a intensidade da juventude, a maturidade adulta e a sabedoria da velhice.


TRIBOBÓ CITY

Grupo: NAC

Horário: 18h

Cidade: São José dos Campos

Local: Teatro do Sesi

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Tribobó City é uma cidadezinha onde tudo pode acontecer… e normalmente acontece do jeito mais inesperado possível. Quando a notícia de um tesouro escondido se espalha, bandidos trapalhões, autoridades nada confiáveis e moradores cheios de truques iniciam uma disputa sem regras. Entre armadilhas, mal-entendidos e alianças improváveis, a vida na cidade vira um tiroteio de risadas — prova de que, em Tribobó, ninguém é completamente mocinho… ou bandido. 


SEREI SEREIA?

Grupo: Cia Truks

Horário: 18h

Cidade: São Paulo

Local: Teatro Municipal

Gênero: Teatro de bonecos para todas as idades

Classificação: Livre

Sinopse: Inaê não pode andar, sua mãe, então, conta uma história: na verdade, Inaê é uma sereia, e por isso ela jamais poderia andar como os humanos. Que ao nascer em nosso mundo, a sua linda cauda de peixe foi transformada em pernas que não se adaptaram a essa nova condição. Assim, Inaê vive entre um mundo de fantasia, onde ela é a Princesa do Reino do Fundo do Mar, e a realidade, em que é uma criança cadeirante que, além das dificuldades impostas pela falta de acessibilidade, também enfrenta preconceitos.

 

O EXERCÍCIO DAS CRIANÇAS

Grupo: Cia Duo - São Paulo

Horário: 20h

Cidade: São Paulo

Local: Cine Teatro Benedito Alves

Gênero: Drama

Classificação: 18 anos

Sinopse: Exercício das Crianças é uma peça que estreou em 06/11/2024 na cidade de São Paulo. A ausência de cenário, iluminação ou figurino é uma provocação que leva o público a se questionar sobre os limites do teatro. A dramaturgia de Bruno Cavalcanti, a direção de Noemi Marinho e a atuação de Fernanda Viacava e Nicole Cordery fizeram o crítico teatral José Cetra elencar a peça como destaque de 2024 em dramaturgia, atuação, direção e melhor espetáculo.

 

O SONHO DE UM PALHAÇO DO SERTÃO

Grupo: Nômade

Horário: 21h

Cidade: São José dos Campos

Local: CET

Gênero: Comédia dramática

Classificação: 12 anos

Sinopse: O espetáculo solo é uma livre inspiração na vida e obra de Ariano Suassuna, uma homenagem irreverente, lúdica e poética ao renomado escritor e dramaturgo brasileiro. A história é contada a partir do ponto de vista de Dom Pantero, um personagem criado por Ariano ainda menino, logo após a trágica morte de seu pai, que saiu à procura da enigmática Ilumiara. Em busca de descobrir seu verdadeiro significado, Ariano e Pantero embarcam em uma jornada por um sertão mítico e encantado, onde, juntos, enfrentarão a tão temida Morte Caetana.

 

FESTAVALE

Espetáculo: Calango da Mandioca

Horário: 22h

Local: Palco do Arquivo


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .