A 38ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), que começou nesta segunda-feira (18), também vai oferecer oficinas e roda de conversa baseadas na performance.
O Teatro Marcelo Denny, no bairro Jardim São Dimas, região central, recebe a oficina "Introdução Ao Teatro de Objetos”, com Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento, das 14h às 20h. Serão 30 vagas ofertadas.
Já no Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade, na região norte, serão ministradas a oficina "Corpo Ressonante”, com Sheila Faermann, das 10h às 17h, com 30 oportunidades, além da roda de conversa "O fazer teatral nos territórios: hibridismos e contemporaneidade, às 14h, com Fabiana Monsalú, Reginaldo Nascimento, Simone Carleto e Wangy Alves.
As oficinas possuem classificação indicativa de 16 anos e necessitam realizar a reserva de lugar.
Sobre o
Festivale
Festivale
(Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) tem como objetivo valorizar a
cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo para o
fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio
entre os grupos teatrais. Além disso, o festival também estimula a formação de
público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e
gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.
Serviço
Teatro
Marcelo Denny: R. Elisa Costa Santos, 154 - Jardim São Dimas
CET (Centro de Estudos Teatrais): Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade –
Santana
Programação
Teatro
Marcelo Denny – Oficina de Introdução Ao Teatro de Objetos
Dia: 19/11/2024
Horário: 14h
Centro
Cultural Clemente Gomes – Corpo Ressonante
Dia: 20/11/2024
Horário: 10h
Centro
Cultural Clemente Gomes – O fazer teatral nos territórios: hibridismos e contemporaneidade
Dia: 23/11/2024
Horário: 14h
Programação de oficinas e roda de conversa
19/11 - Teatro Marcelo Denny - Oficina de Introdução Ao Teatro de Objetos, com Sandra Vargas – Grupo Sobrevento - 14h às 20h
Vagas
disponíveis: 30
Classificação
Indicativa: 16anos
Duração: 6h
Inscrições: info@sobrevento.com.br
Terão prioridade jovens marionetistas, Atores, Dançarinos, Artistas Plásticos, Cineastas, Video-makers, Professores e interessados em Teatro, nesta ordem.
Sobre a oficina
Sandra Vargas apresentará princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao participante dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e IndústriaCriativas.
20/11 - Centro Cultural Clemente Gomes - Corpo Ressonante, com Sheila Faermann - das 10h às 13h e das 14h às 17h
O objetivo da oficina Corpo Ressonante é instrumentalizar atores com as técnicas aprendidas e aplicadas por mim durante meu período no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho. A palavra "ressonante" se dá ao fato de que a técnica vocal da ressonância é um grande diferencial deste método e que auxilia o ator a compor vozes das mais variadas, sem prejudicar seu aparelho fisiológico. A palavra "corpo" é devida ao peso que a preparação corporal tem, através do "sistema L" e corpo neutro.
Vagas
disponíveis: 30
Classificação Indicativa: 16anos
Público Alvo: atores com
experiência prévia: estudantes, amadores ou profissionais
Inscrições: https://forms.gle/sXuzRkzHQZF69tou8
Sobre a orientadora
Como diretora teatral estreou profissionalmente em 2015 com a performance de dança-teatro "Desenha-me” de Mariana da Gama Pinto, apresentada em Museus e Festivais - projeto que culminou no lançamento de um livro sobre modelo vivo. Teve experiência como produtora cultural na Cia Tugudum de Campinas – SP e Visarte Produtora Jr. do Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas – SP.
Participou em 2012, do Odin Week Festival, workshop de 10 dias com Eugenio Barba, na Dinamarca; e de oficinas com Júlia Varley, também atriz do Odin Teatret, no Festival Solos Férteis em Brasília; com Fernando Montes (Varasanta – Colômbia), entre outros workshops no LUME – Campinas. Foi integrante do Centro de Pesquisas Teatrais – CPT dirigido por Antunes Filho, de 2013 a 2015, onde atuou como protagonista no espetáculo "Nossa Cidade” (ganhador do prêmio APCA – melhor espetáculo 2014 e Prêmio SHELL Melhor Direção) e como parte do elenco do espetáculo "Toda Nudez Será Castigada”. Produziu também a Ocupação de Dança "Inquietos”, na Sala René Gumiel da Funarte – SP durante o ano de 2015. Em seguida, ocupou a Sala Guiomar Novaes, também na Funarte – SP, onde dirigiu uma leitura dramática da peça "Outono Alemão” de Rainer. W. Fassbinder. Em 2016, ingressou no Coletivo Antessala, um grupo formado por dramaturgos – ganhador do ProAC Primeiras Obras, com o qual estreou uma Mostra de 6 peças curtas, em que atuou em todas elas. De janeiro a agosto de 2016 dirigiu a Auá Cia de Teatro na montagem da peça infantil "Um Mundo Inacabado". Em Setembro de 2016 participou do Open Program: Ubu Roi, residência artística de um mês de duração com o
Grotowski Institute, na Polônia. De Abril a Julho de 2017 atuou no espetáculo "Refluxo" no mezanino do SESI da Av. Paulista, sob direção de Eric Lenate.
Atualmente integra os projetos da Cia de Teatro da Cidade (São José dos Campos), dirigido por Cláudio Mendel e Andreia Barros, entre os quais se destaca como atriz do espetáculo Coração nas Sombras e professora do curso profissionalizante do CAC Walmor Chagas.
23/11 – Auditório Elmno Veloso – Centro Cultural Clemente Gomes – Roda de Conversa: O fazer teatral nos territórios: hibridismos e contemporaneidade – 14h
Participantes: Fabiana Monsalú, Reginaldo Nascimento, Simone Carleto e Wangy Alves
Sobre a roda
Nesse bate-papo, a curadoria composta por Fabiana Monsalú, Reginaldo Nascimento e Simone Carleto, com coordenação de Wangy Alves, expõe perspectivas curatoriais do 38º Festivale. Todas as pessoas interessadas estão convidadas a tecer olhares, reflexões e propostas para o fazer teatral na região e no país.
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .