Festivale mostra processo de montagem do espetáculo

"Espaços”, um espetáculo cômico conta a história de um indivíduo que, em algum momento, apenas vive, vive vendo o tempo passar, vive só em seu espaço e vive somente de lembranças passadas./ Foto: Renato Oliveira

Festivale mostra processo de montagem do espetáculo

30.08.2023
Nesta segunda-feira (4), a 37° edição do Festivale (Festival de Teatro do Vale do Paraíba) apresenta espetáculos dos gêneros teatro-dança, circo e comédia, além de compartilhamento de processos de montagem de espetáculo, no Sesi,  Cine Teatro Benedito Alves, Teatro Municipal e no Cine Santana. Confira a programação completa abaixo.

No Teatro Municipal, será apresentada a peça "Espaços”, do grupo "A Casa das Lagartixas”. O espetáculo é gratuito, mas recomendado para maiores de 16 anos. A peça cômica conta a história de um indivíduo que, em algum momento, apenas vive, vive vendo o tempo passar, vive só em seu espaço e vive somente de lembranças passadas.

Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar com o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinista, costureira, cenógrafo, entre vários outros profissionais.

Com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall, Destination, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem os espetáculos nos mais diversos gêneros (drama, comédia, teatro de rua, documentário, animação, circo, épico, musica, entre outros) para toda a família.

Segunda-feira (4)

Dia 4,5 e 6 das 15h às 18h | Cine Teatro Benedito Alves
Oficina: "Teatro-Dança - Work in Process”
Ministrante: Robson Jacqué

Sinopse: Estudar a palavra, o corpo em relação ao espaço e as "n” possibilidades de se comunicar com o espaço/corpo/texto. A proposta percorre em fazer um reconhecimento das estruturas físicas e motoras e as possibilidades de diálogos que podem ter com o próprio corpo, com o do companheiro e o espaço cênico ou alternativo escolhido para desenvolver uma pesquisa de trabalho, com maior riqueza cênica, de prontidão, com coerência e clareza na dramaturgia corporal e estética.
Classificação: Livre
Por ordem de chegada

Às 19h | Cine Santana
"A Mulher Bala”
Grupo: Trupe do Fuxico
Jacareí/SP

Sinopse:
Prepare-se para testemunhar a mais ousada e arriscada apresentação circense já vista! Funúncia, uma personagem nada corajosa, decide encarar o desafio de se tornar uma Bala Humana. Com um canhão inventado por ela mesma, Funúncia será disparada a uma incrível altitude de 50 mil metros. Inspirada em Zazel, a primeira Bala Humana da história, esta apresentação promete surpreender e marcar a história do mundo circense!

Ficha Técnica:
Roteiro: Ana Luísa Cardoso e Priscila Senegalho
Orientação Cênica: Adriana Marques
Dramaturgia e Direção: Priscila Senegalho
Atuação Funúncia (Priscila Senegalho) e Partner Serafim (Guilherme Barruchi)
Cenário e Figurino: Karine Lopes
Trilha Sonora: Aline Machado

Classificação: Livre
Gênero: Circo
É necessário fazer reservas de ingressos

Às 20h | SESI
Compartilhamento de Processo do espetáculo "GNU VS TERRA”
Grupo: NAC
São José dos Campos/SP

Sinopse: Compartilhamento do processo de montagem do espetáculo "GNU VS TERRA”, no NAC do SESI São José dos Campos. Com o elenco, direção e equipe técnica.

Classificação: 14 anos
Reserva de ingressos feita pelo site MEU SESI

Às 21h | Teatro Municipal
"Espaços”
Grupo: A Casa das Lagartixas

Sinopse: Um indivíduo, que em algum momento, apenas vive, vive vendo o tempo passar, vive só em seu espaço e vive somente de lembranças passadas. Este espaço entediante e melancólico se torna, cada vez mais, um ambiente propicio para que ele tenha coragem de botar um ponto final no que parece não fazer mais sentido, até que algo entra pela janela.

Ficha Técnica:
Atuação de Renato de Sousa Júnior
Criação e direção: Ariadne Antico e Renato de Sousa Júnior
Sombras / Contraregras: Victor Dantas e Diogo Cábuli
Operação de Luz: Bianca Burgomeister
Operação de Sonoplastia: Ariadne Antico
Cenário: Douglas Reis e Victor Dantas
Ideias e criação de trilha sonora: Renato de Sousa Júnior
Produção: Ariadne Antico
Designer gráfico e edição de vídeo exibido em Festivais e Mostras Online: Renato de Sousa Júnior
Fotografias e vídeo do espetáculo: Renato Oliveira

Classificação: 16 anos