Festivale apresenta comédias e obras dramáticas neste sábado

Grupo Robo.Art traz o espetáculo “CorpoMáquina”, este sábado, às 23h59, no Centro de Estudos Teatrais. / Foto: Divulgação.

Festivale apresenta comédias e obras dramáticas neste sábado

01.09.2022
O segundo dia do 36º Festivale traz espetáculos de Porto Alegre (RS), São José dos Campos, São Paulo, Jandira e São José do Rio Preto – essas do estado de São Paulo - para movimentar os diversos espaços culturais de São José dos Campos.

Neste sábado (3), a programação começa já pela manhã, às 10h, na Praça Afonso Pena, e se espalha durante todo o dia pelas casas de cultura, parques, praças, teatros da cidade.

As apresentações são para todas as idades, diversificando entre performance, comédia, drama e teatro popular. Os espetáculos são um oferecimento da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesc e Sesi.

Confira a programação completa, com horários e informações de ingressos.

Sábado (3)

Às 10h | Praça Afonso Pena (trajeto até o Mercado Municipal)

"Na Rua, As Peripécias do Mimico Andarilho”
Grupo: Companhia Milongas Sentimentais de Teatro Popular
São José dos Campos / SP

Sinopse: O espetáculo traz o Mímico Andarilho que apresenta uma paródia sobre a figura do palhaço popular, que precisa se encher de ânimo para chamar a atenção e estabelecer um diálogo com as pessoas nas ruas por meio do jogo do improviso, interagindo com o público e saindo num percurso brincante até o Mercado Municipal.

Gênero: Teatro de Rua

Às 11h | Praça Afonso Pena

"Qualquer Semelhança Não é Mera Coincidência”
Grupo: Grupo de Teatro Tropa do Vale
São José dos Campos / SP

Sinopse: Uma releitura de histórias e cantigas do imaginário da cultura literária brasileira e aborda temas referentes ao contexto histórico-político do mundo globalizado. A proposta é uma apresentação adaptável, onde os atores promovem um encontro próximo com o público para vivenciar sensações que se estabelecem no espaço criativo do teatro de roda.

Gênero: Teatro de Rua

Às 11h | Casa de Cultura Júlio Neme

"Seu Malaquias e Sua Versaria”
Grupo: Ari Pereira
São José dos Campos / SP

Sinopse: Um rabequeiro espalha versos e melodias por onde passa e tem como base os cantadores, a música de rua, a literatura de cordel e rimas populares. Seu Malaquias transita nos espaços públicos, aborda as pessoas, retirando de seu bornal aleatoriamente um verso impresso, declama e entrega para as pessoas através de suas mais variadas melodias.

Gênero: Performance

Às 15h | Parque da Cidade

"A Temporada Mambembes”
Grupo: Virtual Rua
São José dos Campos / SP

Sinopse: Os artistas mambembes chegam à cidade Desconhecida, para realizar a temporada de apresentações. Porém, esquecem a bagagem no aeroporto e, ao se depararem com esta situação, resolvem pedir ajuda aos Empresários Falidos Corporation, que não medem esforços para ajuda-los.

Gênero: Circo/Comédia

Às 16h | Cine Santana

"A Travessia de Maria e seu irmão João”
Grupo: Cia Arthur – Arnaldo
São Paulo / SP

Sinopse: Em tempos de guerra e fome, Maria e seu irmão, João, enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas, fazem a travessia que os levará de volta para casa.

Gênero: Fábula

Às 20h | Sesi

"Cordel do Amor Sem Fim”
Grupo: Alvim Produções Artísticas
São Paulo / SP

Sinopse: Na pacata cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco, vivem três irmãs – Madalena, Carminha e Tereza, por quem o namorado, José, nutre um sentimento arrebatador e possessivo. No dia em que José vai pedi-la em casamento, um encontro no porto da cidade sela o destino de Tereza: ela se apaixona por Antônio, um viajante que está de passagem.

Classificação: +14
Gênero: Drama
Espetáculo realizado em parceria com o Sesi. Reservas através do site.

Às 20h | Sesc

"A Fuzarca dos Descalços”
Grupo: Coletivo dos Anjos
Jandira / SP

Sinopse: Atsu e Baakir estão do outro lado da cerca e não sabem se estão presos ou do lado de fora, apartados de um mundo que não têm acesso. Ambos são corpos marginalizados que compartilham sonhos, cicatrizes e dores. Mesmo em situações violentas e oníricas permanecem juntos, tentando compreender e romper com aquilo que os segregam da sociedade.

Classificação: +14
Gênero: Drama
Espetáculo realizado em parceria com o Sesc. Retirada de ingressos na bilheteria do Sesc a partir das 18h30 para Credencial Plena; a partir das 19h para demais interessados.

Às 21h | Teatro Municipal

"Caio em Construção”
Grupo: Cia de Solos & Bem Acompanhados
Porto Alegre / RS

Sinopse: A peça transpõe o universo de Caio Fernando Abreu para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas e outras manifestações. O roteiro prioriza parte da obra que valoriza a vida em todos os seus aspectos, apresentando uma face pouco conhecida do autor: um homem que se revela desperto para o milagre da existência diante da iminência da morte.

Classificação: +12

Às 23h59 | Centro de Estudos Teatrais

"CorpoMáquina”
Grupo: Robo.Art
São José do Rio Preto / SP

Sinopse: Explorando as fronteiras entre corpo e máquina, o espetáculo propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da transcendência das limitações do ser humano. Aborda o questionamento de até onde o corpo é humano, onde se torna máquina, e onde ocorre a transcendência deste corpo para máquina.

Classificação: +12
Gênero: Espetáculo Teatral Perfomático Intermídia