Feriado da Independência tem espetáculos plurais do Festivale

O Festivale convida o espetáculo "Urubu Come Carniça e Voa”, de Taboão da Serra, para o palco do Teatro Municipal. / Foto: Divulgação.

Feriado da Independência tem espetáculos plurais do Festivale

05.09.2022
Nesta quarta-feira (7), a celebração ao Dia da Independência fica ainda mais especial com os espetáculos e peças teatrais do 36º Festivale. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em conjunto com a Prefeitura de São José dos Campos e parceria com o Governo do Estado (Poiesis), Sesc e Sesi, promove atividades teatrais de formação e difusão por toda a cidade.

Serão seis apresentações dos mais diversos gêneros e para os mais diversos públicos, trazidas por grupos da região e de outros estados. Tem drama, comédia, circo e até música.

O 36º Festivale segue até o dia 11, com diversas atrações e intervenções culturais. Fique por dentro do nosso catálogo completo.

Confira a programação para esse feriado da Independência:

Quarta  (7)

Às 10h | Mercado Municipal
"Macunaíma - Rapsódia em Cordel”
Com: Edmilson Santini (Rio de Janeiro/RJ)

Sinopse: O cordelista Edmilson Santini traz ao 36º Festivale, o ritmo imprimido à versão em cordel, seguindo a dinâmica das façanhas do herói, com a música enfatizando mais o tom de Rapsódia em Cordel. Até que no desfecho, fazendo jus à versão original, Mário Andrade é homenageado, trazendo-o à cena, na ponta do verso, que ele tanto cultivou em suas "viagens de aprendiz”.

Gênero: Teatro em Cordel
Não é necessário reservar ingresso.

Às 15h | Parque da Cidade
"Temporada Mambembes”
Grupo: Virtual Rua (São José dos Campos/SP)

Sinopse: Os artistas mambembes chegam à cidade Desconhecida para realizar a temporada de apresentações. Porém, esquecem a bagagem com os figurinos e adereços no aeroporto. Ao se depararem com esta situação, resolvem pedir ajuda aos Empresários da Falidos Corporation, que não medem esforços para ajudá-los.

Gênero: Comédia
Não é necessário reservar ingresso.

Às 16h | Cine Santana
"Charivari – Um Espetáculo de Circo Variedades do Carci”
Grupo: Carci – Centro de Artes Circenses (São José dos Campos/SP)

Sinopse: Um espetáculo de circo vibrante e divertido onde os alunos do Carci – Centro de Artes Circenses - compartilham com a plateia suas criações na palhaçaria, acrobacias e malabarismos.

Gênero: Circo

Às 19h | CET – Centro de Estudos Teatrais
"88 (Oitenta e Oito) ”
Grupo: Cia. Aya (São José dos Campos/SP)

Sinopse: O ponto de partida é a Abolição da Escravatura de 1888. A obra permeia a trajetória de duas ex-escravas, vindas de lugares distintos, cujos caminhos se cruzam no Rio de Janeiro. A partir daí, desenvolvem uma relação de amizade, luta e sobrevivência enquanto realizam um paralelo com os dias atuais, onde fatos e ações conflitam.

Classificação: 16 anos
Gênero: Drama

Às 21h | Teatro Municipal
"Urubu Come Carniça e Voa”
Grupo: Clariô de Teatro (Taboão da Serra/SP)

Sinopse: João Flávio Cordeiro, o Miró de Muribeca, faz da poesia a maneira mais concreta de responder a violência sofrida e observada por ele cotidianamente. Um artista intenso, crônico por natureza que, além dos escritos, traz no corpo e na palavra dita uma visceralidade peculiar, que propõe novos olhares para um lugar onde "um sujeito pode bater no outro, só porque ele deu um riso!”, mas que, recheado de seu "alegrismo poético”, é capaz de colorir a tragédia e alçar voos de celebração à vida.

Classificação: 12 anos
Gênero: Melodrama