/// Notícias

“Escola de Mulheres”, de Molière, abre o 37º Festivale

O burguês Arnolfo repele a ideia de ser traído e, para isso, educa a jovem Inês para que se torne a esposa ideal. / Foto: Divulgação.

“Escola de Mulheres”, de Molière, abre o 37º Festivale


22.08.2023
A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo abrem a 37ª edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba, o Festivale, com o espetáculo "Escola de Mulheres” -- obra de Molière, dirigido, adaptado e traduzido por Clara Carvalho. A peça teatral será apresentada, gratuitamente, na próxima quinta-feira (31), às 20h, no Teatro Municipal. Os ingressos devem ser reservados no site da Fundação Cultural.

Jean-Baptiste Poquelin, conhecido pelo nome artístico Molière (1622-1673), foi filho de um respeitado tapeceiro do rei da França. Optou por adotar o codinome "Molière" para seguir uma carreira no teatro, aliviando assim as preocupações de seu pai. Suas comédias deixaram uma marca indelével na dramaturgia mundial, explorando intrigas e personagens obsessivos para lançar um olhar crítico sobre o comportamento de sua época. O autor trouxe o tema machismo com muita ironia, leveza e elegância, na peça "Escola de Mulheres”, escrita em 1662. 

Nessa comédia, o burguês Arnolfo (Brian Penido Ross) repele a ideia de ser traído e, para isso, educa a jovem Inês (Gabriela Wesphal) para que se torne a esposa ideal, enquanto é trancafiada em uma casa aos arredores da praça da cidade. É vigiada pelos atrapalhados empregados, Georgette (Vera Espuny) e Alain (Rogério Pércore).

O casamento esperado entre Arnolfo e Inês é colocado em perigo quando o jovem Horácio (Ariel Cannal), filho de um dos amigos do protagonista, apaixona-se pela moça e é logo correspondido. Então, o dramaturgo francês, empodera Inês, que surpreende a todos com um alto grau de astúcia.

"Os versos alexandrinos originais foram adaptados para o nosso espetáculo e neles vai se revelando uma imensa simpatia do autor por suas personagens femininas, cuja a inteligência e intuição acabam por reverter situações que inicialmente eram desfavoráveis a elas", disse a diretora Clara Carvalho.

A atriz Clara Carvalho formou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Graduou-se no exame do Nancy III pela Aliança Francesa. Em 1986 veio com o Grupo Tapa para São Paulo, com o espetáculo "O Tempo e os Conways", de J.B. Priestley e, daí em diante, radicou-se em São Paulo, dedicando-se definitivamente ao teatro como atriz, diretora, tradutora e professora. Por suas atuações, Clara foi indicada 4 vezes ao Prêmio Shell, tendo vencido uma vez o Shell, em 2002. Ganhou também o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz em 2002 , o Prêmio APCA de 2003, e o Prêmio Mambembe em 1998.

Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar com o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinista, costureira, cenógrafo, entre vários outros profissionais.

O 37º Festivale traz como importantes parceiros o Sesi, Sesc, Nip BR, Parque Vicentina Aranha/Afac, Poiesis e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado SP. 

Ficha Técnica
Gênero: Comédia
Recomendação Etária: 12 anos
Duração: 85 minutos

Idealização: Ariell Cannal, Brian Penido Ross e Clara Carvalho
Autor: Molière
Direção / Tradução / Adaptação: Clara Carvalho
Elenco: Ariel Cannal, Brian Penido Ross, Felipe Souza, Gabriela Westphal, Leandro Tadeu, Luiz Luccas, Paulo Marcos, Rogério Pércore, Vera Espuny.
Direção de Movimento: Guilherme Sant'Anna
Músicas / Letras / Direção Musical: Gustavo Kurlat
Arranjos / Produção Musical: André Bedurê
Violão / Baixo / Instrumentos Virtuais: André Bedurê
Violino: Naianne Cunha
Desenho de Luz: Wagner Pinto
Assistente de Iluminação: Gabriel Greghi
Cenógrafo: Chris Aizner
Design Gráfico do Cenário: Adriana Alves
Cenotécnico: Denis Chimanski
Figurinista: Marichilene Artisevskis
Costureiras/Modelistas: Judite Geronimo de Lima, Ateliê Bella Modas
Modelista Casacos: Paula Gaston
Alfaiate: Pedro Almeida Barre
Envelhecista: Foquinha Cris
Design Gráfico da Divulgação: Mau Machado
Fotógrafo: Ronaldo Gutierrez
Redes Sociais: Ariel Cannal
Assistente de Produção: Nando Barbosa
Coordenação de Produção: Nando Medeiros
Direção de Produção: Ariell Cannal

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) - Centro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .