O projeto Domingo no Parque apresenta todos os domingos do mês de junho, às 15 horas, espetáculos de teatro, contação de história e música. A transmissão será nos dias 6, 13, 20 e 27 pelo canal do YouTube da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (youtube.com/fccrsjc).
“As artes Malasartes: a viagem de Pedro Malasartes” é o espetáculo que abre a programação deste mês. Baseado na cultura do Vale do Paraíba, trata da convivência e respeito entre os pensamentos divergentes, uma ótima opção para se assistir em família e preservar a cultura local.
O público também vai conferir, ao longo do mês, as histórias da literatura clássica, de princesas, de aventuras e de descobertas. Ficou curioso? Confira abaixo a programação completa de todos os espetáculos e programe-se.
Sobre o projeto Domingo no Parque
O Projeto Domingo no Parque consiste em apresentações de espetáculos teatrais de rua, circo, performances e contação de histórias, preferencialmente para crianças e seus familiares. Além de despertar e estimular grupos teatrais a pesquisarem essas linguagens e o espaço público, o projeto dá oportunidades aos atores, grupos e companhias representantes do teatro joseense e da região. Por conta da pandemia da covid-19, as atividades, que antes eram realizadas na arena do Parque da Cidade (Roberto Burle Marx), estão sendo realizadas de forma virtual.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 06 de junho, às 15h
Espetáculo: “As artes Malasartes: a viagem de Pedro Malasartes”
Grupo: Teatro do Rinoceronte
Ficha técnica:
Texto e direção: Carlos Rosa
Direção de produção: Lucilene Dias
Direção musical: Rômulo Scarinni
Orientação musical: Márcio de Oliveira
Cenários e figurinos: Dagmar Siqueira
Contrarregra: Denilza de Souza
Fotos: Dimas Cardoso
Elenco: Ana Rizada, Guilherme Venâncio, Jean Fábio, Lucilene Dias, Paty Beghetto, Rômulo Scarinni, Gabriel Salve e Carlos Rosa
Sinopse: Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida, pois ninguém volta de lá para dizer como é. Chega numa encruzilhada onde Deus e Diabo decidem quem deve ir para o céu e quem deve ir para o inferno. Ao reconhecerem Malasartes, as entidades se desesperam e tentam empurrá-lo um para o outro, acabando por decidir seu destino num Calango. O espetáculo é baseado na cultura popular do Vale do Paraíba e trata da convivência e respeito entre pensamentos divergentes. A Cultura Popular dialoga com a diversidade, pois é uma cultura que traz na sua raiz manifestações afro descendentes, europeias e indígenas.
Categoria: Teatro
Recomendação Etária: Livre
Dia: 13 de junho, às 15h
Espetáculo: Jardim de Histórias
Grupo: Cia 7 em Cena
Ficha Técnica:
Elenco: Tamara Louise e Edson Alcântara (HD)
Orientador Artístico: Allex Cardozo
Figurino: Allex Cardozo
Painel: Pitiu Bonfim
Flores e Tapete: Tamara Louise
Música e dramaturgia: Grupo
Sinopse: Os jardineiros Florisbelo e Rosalinda contam histórias de personagens importantes que passaram pelo jardim. Nessa trama tem uma nuvem que não sabia para que servia, uma menina que mentia muito e uma princesa que aprendeu o valor da palavra.
Gênero: Infantil
Recomendação Etária: Livre
Dia: 20 de junho, às 15h
Espetáculo: Tricotando Palavras & Canções (Circulação)
Grupo: Tricotando Palavras
Ficha Técnica:
Direção: Ana Paula Gonçalves e Antônio Meira
Elenco: Ana Paula Gonçalves, Antônio Meira, Charles Guichabeira, Diego de Oliveira Mazutti
Sinopse: O espetáculo propicia às crianças o acesso a um reportório de histórias da literatura clássica, através de uma apresentação interativa e dinâmica, utilizando-se do recurso da narrativa e das canções.
Gênero: Narrativo Cênico Musical
Recomendação Etária: Livre
Dia: 27 de junho, às 15h
Espetáculo: Yaga - uma história para crianças corajosas
Grupo: Severina Companhia de Teatro
Ficha Técnica:
Texto: Laila Gama e Lilian Guerra
Direção: Lilian Guerra
Assistência de Direção: Hérica Ferreira
Elenco: Hérica Ferreira, Laila Gama, Nathalia Mendrot, Pitanga Araújo
Operação de sonoplastia: Laryssa Brandão
Sonoplastia: Marília Lemos Maia e Laryssa Brandão
Cenografia e figurino: Paula de Paoli e grupo
Cenotécnica: Wagner de Paoli
Iluminação: Cleiton Bars
Confecção Bonecas: Liz Moura
Sinopse:
Adaptado do antigo conto russo “Vasalisa – a sabida”, o espetáculo trata primordialmente sobre a menina e sua jornada para enfrentar os perigos sendo guiada pela intuição, que segundo os antigos é a velha sábia que está sempre conosco e vem nos dizer que nem tudo é o que parece.
A história conta o encontro entre Vasalisa, a menina órfã e a temida babá Yaga, a sábia anciã que vive no meio da floresta em sua casa encantada. Munida de coragem e muita imaginação frente aos reais perigos que irá enfrentar, Vasalisa adentra a floresta, em seus mistérios e ilusões em busca do fogo, do qual a Yaga é a guardiã.
Para esta adaptação, a dramaturgia apresenta a história através de uma brincadeira de faz de conta de duas meninas brincando com seus objetos, “suas caixinhas de coisinhas”. Ao burilar a história de Vasalisa com as suas bonecas surge o desafio de brincar de bruxa, ou ainda, com a bruxa, e assim instaura-se o tempo e o espaço para uma emocionante aventura de desafios e descobertas.
Categoria: Teatro Infantil
Recomendação Etária: Livre
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .