O 35º Festivale, que começou quarta-feira (20), vem oferecendo um rico conteúdo de ações formativas, todas gratuitas. As inscrições estão abertas para os interessados e devem ser feitas pelo aplicativo São José Viva, da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo). A maioria das atividades será transmitida pelo programa ZOOM.
Confira a programação e faça sua inscrição, pois algumas das atividades têm vagas limitadas.
Nos dias 23, 24, 30 e 31 também vão acontecer rodas de conversa com temas específicos. A última, inclusive, reunirá os curadores para uma avaliação do festival.
A realização do Festivale é da Prefeitura de São José dos Campos e da FCCR, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura de Economia Criativa e Poiesis, do SESC, do SESI São José e do SESI São Paulo.
Programação
Oficina: Des(cons)truindo os Contos de Fada (e se contássemos a vocês que os contos atrapalham a gente um bocado?), com Nicole Aun e Alessandra Rodrigues
Dia 23 de outubro, das 10h às 13h
Inscrições: até 22 de outubro
Número de participantes: 20
Sinopse: Uma conversa sobre como os participantes percebem a atuação dos contos de fadas, como os veem e como os percebem em seus cotidianos.
Serão escolhidos 3 contos para serem descontruídos. A exposição desses contos será feita sob o ponto de vista feminista do Movimento Atreva-se e também se observará a relação desses contos com a forma que é construída a ideia do amor romântico.
Residência Artística ‘Jogo Teatro On-Line" (SESC), com o Grupo Magiluth (Recife – PE)
Dias 23 e 24/10 e 30 e 31/10, das 14h30 às 18h
Número de vagas: 20
Indicado para a partir de 16 anos
Inscrições antecipadas em https://inscricoes.sescsp.org.br
Os integrantes do Grupo Magiluth ajudarão os participantes a criarem seus próprios experimentos-protótipos teatrais. As orientações vão desde os primeiros argumentos até a edição das cenas e a avaliação das plataformas mais adequadas para sua transposição on-line. No último encontro, todos mostram seus trabalhos entre si e discutem os resultados.
Palavras Insurgentes, com Jhonny Salaberg
Dia 24 de outubro, das 10h às 13h
Inscrições: até 23 de outubro
Número de participantes: 20
Estudo prático e teórico sobre a escrita dramatúrgica por meio de uma abordagem plural sobre as narrativas que permeiam vivências marginais. Haverá seleção de carta de interesse e minibio (ambas curtas). Jhonny Salaberg é um premiado ator e dramaturgo, sendo o mais jovem a ser indicado ao prêmio APCA de Dramaturgia.
A Construção de narrativas fotográficas a partir de espetáculos online, com Guto Muniz
Dias 25, 26 e 31 de outubro
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: 24 de outubro
Número de participantes: 16
Objetivo: Esta oficina pretende estudar, por meio de imagens capturadas de espetáculos online e de suas propostas criativas, a construção de narrativas capazes de promover tais espetáculos e propiciar sua documentação imagética para além da sua transmissão em vídeo, contribuindo, assim, para a construção de sua memória.
Oficina de Mímica e improvisação para o clown, com Carlos Alberto Javkin
Dias 27, 28 e 29 de outubro, das 15h às 16h30
Inscrições: até 26.10, pelo link > https://abre.ai/oficinademimica
Número de participantes: 20
Sinopse: A oficina é um laboratório prático, onde pesquisamos o corpo e a comunicação não verbal com um direcionamento para o clown e suas possibilidades de improviso, em contato direto com o público. O objetivo é fazer com que os participantes desenvolvam técnicas de consciência corporal, mímica e clown, e que sirvam como sustento para o trabalho de ator, numa linguagem teatral que estimule a expressão livre da criança que existe em cada um.
Oficina: A música e a dança popular nos processos criativos e formativos das Artes Cênicas: jogos rapsódicos, com Luis Carlos Laranjeiras
Dias, 28, 29 e 31 de outubro, das 10h às 13h
Inscrições: até 30 de outubro
Número de participantes: 20
Sinopse: Diálogos transdisciplinares sobre a relevância pedagógica e a significação cultural da música e da dança popular nos processos criativos e formativos das Artes Cênicas. Ação cultural de integração entre os princípios teórico-poéticos e metodologias de ensino do teatro e a Arte/Educação, a Filosofia e a Antropologia.
Oficina: Personagem LGBT+ Novas Representações e Representatividade, com Daniel Veiga
Dia 30 de outubro, das 10h às 13h
Público alvo: atores, diretores, dramaturgos e roteiristas.
Número máximo de participantes: 20 alunos
Inscrições: até 29 de outubro
A oficina tem como foco a elucidação dos processos analíticos de construção de personagens LGBTQIA+ no teatro e no audiovisual. O público alvo são artistas cisgêneros e/ou não pertencentes desta comunidade, que trabalhem com a escrita cênica: dramaturgos, roteiristas, atores, diretores e pessoas interessadas na discussão crítica sobre o problema de representação destas personagens na ficção.
Roda de Conversa: Tudo o que coube numa VHS, com o Grupo Magiluth (Recife/PE)
Dia 31 de outubro, às 17h
Parceria SESC
Inscrições: até 30 de outubro
Mesas Temáticas / Rodas de Conversa
Mesa 1: Processos de Luta e Enfrentamento da(s) violência(s) de gênero em cena, com Dalma Regia, Livia Mattos, Lucia Romano e Nicole Aun
Dia 23/10, das 14h às 16h
Mediação: Eva Sielawa
A proposta do encontro é reverberar entre mulheres e homens artistas de teatro, os processos de luta que têm sido vivenciados, proporcionando trocas e reflexões que apontem caminhos transformadores das relações sociais e artísticas em solidárias, equânimes e reparadoras, quanto ao reconhecimento efetivo das contribuições das mulheres para a história das artes cênicas.
Mesa 2: Diversidades e representatividades no teatro: urgências e lacunas, com Daniel Veiga, Ave Terrena e Johnny Salaberg
Dia 24/10, das 14h às 16h
Mediação: Felipe de Menezes e Simone Carleto
Nesta atividade, dramaturgistas da contemporaneidade debaterão temas com atoralidades, representatividades e formas de expressão e comunicação das singularidades de grupos e artistas que buscam ecoar as vozes próprias, socializando suas percepções da realidade enquanto afirmam a legitimidade de ocupar espaços e a cena com as temáticas e modos de ver historicamente marginalizados.
Mesa 3: Artes Cênicas nas telas, teatro virtual e outras formas híbridas – necessidade e reinvenção, com Daniele Ávila Small, Mariana França, Ronaldo Fernandes e Marcus Di Bello
Dia 30/10, das 14h às 16h
Mediação: Fernando Rodrigues
Nessa roda, vamos compartilhar experiências sobre a produção de teatro digital durante o período de Pandemia, seus desafios e descobertas, assim como a forma que essa produção documenta este momento histórico.
Mesa 4: Olhares sobre o 35º Festivale, com os curadores Eva Sielawa, Fernando Rodrigues, Simone Carleto e Wangy Alves. Participação de Alexandre Mate.
Dia 31/10, das 14h às 16h
Mediação: Wangy Alves
Será estabelecida uma roda de conversa virtual, proporcionando um espaço de reflexão sobre o 35º Festivale, bem como apontar proposições ao 36º Festivale, estabelecendo pontes processuais e formativas entre uma e outra edição coletiva e dos registros dos processos de pesquisa e elaboração cênica, no sentido de lastrear a criação em artes cênicas, valorizando os processos de luta e conquistas da categoria artística.
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .