/// Notícias

Abril terá sessões de filmes de terror no Cine Santana

Cena de ‘Frankstein’, que será exibido no dia 7 de abril no Cine. / Foto: Reprodução

Abril terá sessões de filmes de terror no Cine Santana


01.04.2025

O Cine Santana, na região norte de São José dos Campos, recebe em todas as segundas-feiras de março, às 19h30, sessões de cinema gratuitas do Ponto MIS.

A programação oferecerá ao público três produções estreladas de terror, como "Frankenstein”, o aclamado "Nosferatu” de 1922, que ganhou um remake em 2024, e "A Noiva de Frankenstein”.

Não é necessária a reserva de ingressos. Basta chegar e curtir.

Neste mês, além dos filmes, o cine receberá, no dia 23 de abril, às 18h, a oficina "Vampiros no Cinema: A Transformação dos sugadores de sangue ao longo dos tempos”, com Carlos Primati.

Ao todo serão disponibilizadas 60 vagas. As inscrições possuem classificação indicativa de 16 anos e devem ser feitas no aplicativo São José Viva até 23 de abril.

Programação

7 de abril - "Frankenstein"
Sessão: 19h30

 

14 de abril - "Nosferatu (1922)"
Sessão: 19h30

 

28 de abril - "A Noiva de Frankenstein”
Sessão: 19h30

 

Filmes

Filme: Frankenstein

Direção: James Whale

Tempo de duração: 70min

Ano: 1931

Classificação etária: 12 anos

Sinopse:O cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através de seus experimentos com corpos humanos. Assim, a famosa criatura, o monstro de Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.

Filme: Nosferatu

Direção: F. W. Murnau

Tempo de duração: 94min

Ano: 1922

Classificação etária: 12 anos

Sinopse: O corretor de imóveis Hutter precisa vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter.

Filme: A noiva de Frankenstein

Direção: James Whale

Tempo de duração: 75min

Ano: 1935

Classificação etária: Livre

Sinopse:Nesta sequência icônica, Dr. Frankenstein é influenciado a dar continuidade aos seus experimentos, criando uma companheira para a criatura, que segue sendo incompreendido pelos que o rodeiam.

Sobre a oficina

Ao longo dos séculos, a figura do vampiro se transformou de um mero cadáver repugnante que se levantava do túmulo para atacar entes queridos, para um personagem nobre e sofisticado, de modos requintados, capaz de seduzir, hipnotizar e sugar a vida de suas vítimas bebendo seu sangue, em busca da imortalidade. Surgido na literatura e chegando ao cinema, Drácula é a representação clássica do vampiro: estreou nas telas em 1931, interpretado por Bela Lugosi, posteriormente reaparecendo mais imponente na pele de astros como Christopher Lee, Frank Langella e Gary Oldman.

O vampiro se modernizou e ganhou características urbanas e passou a discutir sexualidade e relações sociais em filmes comoFome de Viver(1983) eA Hora do Espanto(1985), e se tornou metáfora de tribos jovens comOs Garotos Perdidos(1987). Pode representar tanto a opressão quanto a inadequação social, e nem sempre precisa ser um personagem de terror: está também em filmes de ação, comoBladeeAnjos da Noite, ou em produções infanto-juvenis que lidam com tolerância e empatia. Também pode simbolizar angústias e ansiedades adolescentes, como comprova o enorme sucesso da sagaCrepúsculo, com Kristen Stewart e Robert Pattinson vivendo um romance ao estilo a Bela e a Fera.

Sobre o oficineiro

Carlos Primati é pesquisador especializado no cinema fantástico, desde Expressionismo alemão até a produção contemporânea, passando por todos os ciclos de horror e ficção científica, incluindo a produção nacional, o cinema de suspense de Alfred Hitchcock, o terror brasileiro de José Mojica Marins (Zé do Caixão) e outros temas. Ministra cursos de cinema de gênero no MIS e foi palestrante do programa Pontos-MIS em 2018 e 2019 abordando o Horror no Cinema Brasileiro, tendo visitado dezenas de cidades.

Ponto MIS

O Ponto MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Cine Santana
Endereço:Av. Rui Barbosa, 2005, Santana
Telefone:(12) 3924-7306

 


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .