36° Festivale encerra com o drama “Papa Highirte”

O Festivale 2022 chega ao seu último dia com o espetáculo “Papa Highirte”, do grupo Tapa, da capital paulista, às 20h, no Teatro Municipal, como encerramento. / Foto: Divulgação.

36° Festivale encerra com o drama “Papa Highirte”

06.09.2022
Neste domingo (11), o Festivale 2022 chega ao seu último dia com peças teatrais a partir das 11h, no Parque da Cidade. Serão cinco espetáculos pela cidade, que permeiam entre drama, comédia e intervenções artísticas. O encerramento será com o espetáculo "Papa Highirte”, do grupo Tapa, da capital paulista, às 20h, no Teatro Municipal.

Além dos espetáculos, também haverá roda de conversa com Luiz Carlos Laranjeiras, Simone Carleto, Walmeri Ribeiro e Wangy Alves, no Auditório Elmano Veloso, às 16h.

O Festivale tem como objetivo valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo com a criação, produção artística e a integração e intercâmbio entre os grupos teatrais. O festival também estimula a formação de público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens, além de ações formativas.

Confira abaixo a programação completa deste domingo.

Domingo (11)

Às 11 | Arena do Parque da Cidade
"Arena das Artes”
Grupo: Rua da Alegria (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Malabares, acrobacias, equilíbrio, música, dança e poesia. O Grupo Rua da Alegria contempla as mais variadas artes, trazendo ao público muita magia e diversão.
Gênero: Circo
Não há necessidade de reservar ingressos.

Às 15h | Arena do Parque da Cidade
"As Artes Malasartes, A Viagem de Pedro Malasartes”
Grupo: Teatro do Rinoceronte (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém volta para dizer como é, e parte numa viagem ao além. Chega numa encruzilhada onde Deus e Diabo decidem quem deve ir para o céu e quem deve ir para o inferno. Ao reconhecerem Pedro Malasartes, as entidades se desesperam e tentam empurrá-lo um ao para o outro, decidindo o conflito através do calango.
Gênero: Comédia
Não há necessidade de reservar ingressos.

Às 16h | Cine Santana
"Memórias Arpilleras”
Grupo: No Solo (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Uma situação inesperada de seus pais obriga Açucena, uma menina de doze anos, a passar um período na casa de sua avó - uma senhora irreverente, que costura sua própria história às biografias que empresta de personalidades femininas, entre elas Cora Coralina e Elza Soares, para convencer sua neta, impulsiva e resistente, ao afeto que as une. Aos poucos, a neta descobre que elas têm muito mais em comum do que podia imaginar.
Gênero: Infantojuvenil
Ingresso solidário de 1kg de arroz. Reservas através do site

Às 18h | Centro de Estudos Teatrais
"Memórias Perdidas - A noite que se aproxima”
Grupo: Cia. Da Entropia (São José dos Campos-SP)
Sinopse: Uma doença acomete as mulheres de uma família: avó, mãe e filha. Enquanto a filha discorre sobre a doença, ela percorre suas memórias. Estas memórias vão sendo perdidas, deixadas pelo caminho. Durante o percurso, dúvidas, incertezas, as relações familiares e questionamentos sobre a vida e os cuidados com a doença são trazidos à tona.
Classificação: +12
Gênero: Drama
Espetáculo terá tradução simultânea em libras.
Ingresso solidário de 1kg de arroz. Reservas através do site.

Às 20h | Teatro Municipal
"Papa Highirte”
Grupo: Tapa (São Paulo-SP)
Sinopse: Papa Highirte é o nome do ditador populista deposto da fictícia Alhambra, exilado na também fictícia Montalva. Em sua conspiração para voltar ao poder, mergulha nas reminiscências de um tempo de exceção onde governava com mão de ferro seu país natal, com a Imprensa silenciada e torturas nos porões. E chega à triste conclusão que nunca passou do fantoche de militares golpistas a serviço de uma potência estrangeira. Metáfora precisa sobre a América latina, que ganha significativa relevância nos tempos atuais.
Classificação: +14
Gênero: Drama
Ingresso solidário de 1kg de arroz. Reservas através do site.

Endereços:

Arena do Parque da Cidade