/// Notícias

2º dia de Festivale traz drama, teatro de rua, épico e aventura

Fúlvio Stefanini é conhecido por papéis em novelas como "Gabriela", "Chocolate com Pimenta", "Alma Gêmea" e "Caras e Bocas". / Foto: João Caldas.

2º dia de Festivale traz drama, teatro de rua, épico e aventura


28.08.2023
Nesta sexta-feita (1º), segundo dia do 37º Festivale, o público terá cinco opções em peças teatrais, além de ação formativa (mesa de debate), entre dramas, aventura, teatro de rua e épico. Confira a programação abaixo. O Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba acontece até o dia 10 de setembro, em teatros, parques e praças com apresentações gratuitas para todos os públicos.

O Festivale é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com as parcerias institucionais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura), Porco Voador, Armazém da Pizza, Prato Food Hall e Destination. 

Na zona sul de São José dos Campos, no Bosque dos Eucaliptos, o parceiro Sesi apresenta o espetáculo "O Pai”, às 20h. O ator Fulvio Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento, mas muito simpático e divertido. Com sua cabeça começando a falhar, sua filha vive um dilema: cuidar de seu pai, ou interná-lo em um asilo e ir curtir a vida com seu novo namorado. A apresentação acontecerá também nos dias 2 e 3 de setembro.

No Pátio do Museu, às 18h, o grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente SP), traz a peça "Arruança”, uma trama cômica que tem a participação do veículo da trupe, uma van, que carrega muitas surpresas e diverte o público do começo ao fim. Tudo acontece num trajeto com três paradas, onde são realizadas apresentações de palhaçaria e habilidades circenses.

Às 19h, o Cine Santana recebe o espetáculo "O Segredo da Chuva”, da Companhia Quase Cinema. Na apresentação, o menino Lua, vendo seu povo sofrer pela falta da chuva, decide salvar a floresta. A destruição ambiental, provocada pelas mudanças climáticas, afetam a vida e alguma coisa tem que ser feita antes que seja tarde demais.

No Teatro Municipal, estará a peça teatral "Grito de Partida”, da Companhia da Entropia, às 20h. Os atores ensaiam "Ponto de Partida", de Gianfrancesco Guarnieri e, como em "Um Grito Parado no Ar”, lutam pelas suas sobrevivências pessoais, afetivas, artísticas e profissionais. Os tempos, porém, são outros. Há um diretor que nunca está presente, editais a serem cumpridos, trevas que ameaçam ressurgir e mortes à luz do dia.

E, para encerrar a noite, às 23h59, o Centro de Estudos Teatrais recebe a Companhia Cássio B de Teatro, com a peça " A Gosto”, viabilizada por recursos Proac, (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). A obra retrata, simultaneamente, a visão das cinco personagens da história - Isabel, Dan, Renato, Rubens e Telma - sobre suas relações, conflitos, paixões e sobre a eterna busca pelos desejos e utopias, além de enfatizar uma narrativa importante sobre a construção das relações em ambientes vazios.
 
Ação formativa

O Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos promove uma mesa de debate: "Arte da Maturidade – Arte Educação”, onde estarão artistas, mulheres e maduras, que falam sobre seus relatos, trajetórias, vivências e processos artísticos, sendo uma inspiração para todos. O debate acontecerá no Ponto de Cultura Mistura da Raça, a partir das 19h.


PROGRAMAÇÃO:

Às 18h | Pátio do Museu
"Arruança”
Grupo: Rosa dos Ventos
Presidente Prudente/SP

Sinopse: "Arruança” é inspirado no tradicional carro maluco e outros veículos de aspecto circense. Trata-se de uma trama cômica que tem a participação do veículo da trupe, uma van, que carrega muitas surpresas e diverte o público do começo ao fim. Tudo acontece num trajeto com três paradas, onde são realizadas apresentações de palhaçaria e habilidades circenses.

Ficha Técnica:
Elenco: Fernando Ávila, Luis Valente e Tiago Munhoz. 
Criação e direção: Grupo Rosa dos Ventos 
Trilha e Música Original: Grupo Rosa dos Ventos 
Figurinos e Cenografia: Grupo Rosa dos Ventos 
Arte Gráfica: Ricardo Bagge 
Fotografia: Marcel Sachetti

Classificação: Livre
Gênero: Teatro de Rua
Não é necessário fazer reservas de ingressos

Às 19h | Cine Santana
"O Segredo da Chuva”
Grupo: Cia. Quase Cinema
Taubaté/SP

Sinopse: O menino Lua, vendo seu povo sofrer pela falta da chuva, decide salvar a floresta. A destruição ambiental, provocada pelas mudanças climáticas, afetam a vida e alguma coisa tem que ser feita antes que seja tarde demais. A Cia Quase Cinema, faz livre adaptação da história do indígena Daniel Munduruku e apresenta através do teatro de sombras a jornada do garoto que adquiriu coragem, sabedoria e força para salvar seu povo.

Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Ronaldo Robles e Silvia Godoy 
Direção Musical: Natalia Machiavelli 
Trilha sonora: Mano Bapo 
Elenco: Antônio Antunes e Maike Marques 
Cenário: Ronaldo Robles 
Silhuetas: Ronaldo Robles e Silvia Godoy 
Desenho de Luz e Figurino: Silvia Godoy 
Foto, vídeos e mídias sociais: Guilherme Moreira 
Produção: Cia Quase Cinema 

Classificação: Livre
Gênero: Aventura

Das 19h às 20h | Ponto de Cultura Mistura da Raça
Meda de compartilhamento: "Arte da Maturidade – Arte Educação”
Grupo: Núcleo Experimental de Dança Teatro de São José dos Campos
São José dos Campos/SP

Sinopse: As artistas, mulheres e maduras, trazem seus relatos sobre suas trajetórias, vivências e processos artísticos. Por onde começaram? Por qual caminho passaram? Tantas coisas que superaram e superam ainda hoje, que deixam inspiração para que possam se inspirar em suas histórias.

Artistas Convidadas: Jacqueline Baumgratz, Luci Ferreira e Zenilda Lua 

Classificação: 12 anos

Às 20h | Sesi
"O Pai”
Grupo: Cora Produções Artísticas
São Paulo/SP

Sinopse: Fulvio Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento, mas muito simpático e divertido. Com sua cabeça começando a falhar, sua filha vive um dilema: cuidar de seu pai, ou interná-lo em um asilo e ir curtir a vida com seu novo namorado. Um espetáculo muito divertido e ao mesmo tempo extremamente comovente. 

Ficha Técnica:
Texto: Florian Zeller 
Tradução: Carolina Gonzalez e Lenita Aghetoni 
Direção: Léo Stefanini 
Elenco: Fulvio Stefanini, Carolina Gonzalez, Wilson Gomes, Lara Córdula, Carol Mariottini e Paulo Emílio Lisboa 
Luz: Diego Cortez 
Som: Raul Teixeira e Renato Navarro 
Figurinos: Lelê Barbieri 
Técnico de Luz e Som: Diego Cortez 
Técnico de Palco: Daniel 
Realização: Cora Produções Artísticas

Classificação: Livre
Gênero: Drama

Às 21h | Teatro Municipal
"Grito de Partida”
Grupo: Cia da Entropia
São José dos Campos/SP

Sinopse: "Atores de um coletivo teatral ensaiam "Ponto de Partida" de Gianfrancesco Guarnieri e, como em "Um Grito Parado no Ar”, lutam pelas suas sobrevivências pessoais, afetivas, artísticas e profissionais. Os tempos, porém, são outros. Há um diretor que nunca está presente, editais a serem cumpridos, trevas que ameaçam ressurgir e mortes à luz do dia.

Ficha Técnica:
Da Obra de Gianfrancesco Guarnieri 
Direção Geral e Dramaturgia: Imara Reis 
Diretor Assistente e Criação de Luz:  Claudio Mendel
Diretor Musical:  Beto Quadros 
Figurinista e Cenógrafa: Ana Maria Bomfin Pitiu
Orientador Técnico: Rodrigo Morais Leite 
Gestor Financeiro Operador de Som e Projeção:  Elton Dietrich
Execução e Produção: Cia da Entropia 
Operadora de Iluminação: Gabriella Celani 
Elenco:  B.R. Gabs, Carlos Cesare, Carlos Rosa, Rafael Chamusca e Simone Sobreda
Fotógrafa: Malu Freire 
Direção de arte gráfica: André Almeida

Classificação: 12 anos
Gênero: Épico

Às 23h59 | Centro de Estudos Teatrais
"A Gosto” - PROAC
Grupo: Cia. Cássio B de Teatro
Lorena/SP

Sinopse: A obra retrata simultaneamente a visão das cinco personagens da história - Isabel, Dan, Renato, Rubens e Telma - sobre suas relações, conflitos, paixões e sobre a eterna busca pelos desejos e utopias, além de enfatizar uma narrativa importante sobre a construção das relações em ambientes vazios. Temas como homofobia, violência contra a mulher, feminicídio e amores líquidos são consequências que concretizam o desequilíbrio e os desejos instalados em cada relação humana.

Ficha Técnica:
Direção: Cássio Borges
Dramaturgia: Cássio Borges
Produção Executiva: Geovana Mara
Assistente de Produção: Andréa Pereira e Hudson Gonçalves
Elenco: Patrícia Guia, Matty Almeida, Igor Martinez, Laura Reis e Jafhy Borges
Iluminação: Yago Santos
Operador de Som e Preparação Vocal: Huander Sampaio
Preparação Cênica: Cássio Borges
Figurinos: Cássio Borges e Igor Martinez
Cenário: Cássio Borges
Intérprete de Libras: Lauri Lamins
Fotografia e Filmmaker: Priscilla Cabett

Classificação: Drama
Gênero: 16 anos

Endereços:

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro)

Pátio do Museu Municipal
Rua Rubião Junior, s/n – Centro

Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana

Centro de Estudos Teatrais
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

Sesi
Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos

Ponto de Cultura Mistura da Raça
R. Elder de Oliveira Prata, 5 - Coqueiro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .