Museu destaca presença feminina na literatura folclórica

A bibliotecária Cíntia Soares (à direita) e a estagiária Maria Lúcia de Sousa Cortez e alguns dos livros selecionados sobre a mesa / Foto: Divulgação

Museu destaca presença feminina na literatura folclórica


25.03.2024

Homenagear e destacar a presença feminina na literatura folclórica, é o foco da programação que o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará a partir desta sexta-feira (8) e até o dia 28 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. 

A atividade, intitulada Mulheres no Folclore – A presença feminina na literatura folclórica, é coordenada pela biblioteca do museu, especializada em cultura popular. O espaço leva o nome da folclorista Maria Amália Corrêa Giffoni.

A programação prevê várias ações, como exposição de livros e frases de autoras selecionadas na biblioteca, dicas de leitura pelas redes sociais do museu e uma tarde de bate-papo com algumas autoras, no dia 23 (sábado), das 14h30 às 16h30, na Sala das Panelas.

Já estão confirmadas para o bate-papo as folcloristas Angela Savastano, Lilian Vogel e Darcy Breves e a professora e escritora Sonia Gabriel. Para participar não é necessário se inscrever, apenas comparecer no local.

Obras selecionadas

Do acervo da biblioteca, foram selecionadas para a exposição 31 obras de 16 diferentes autoras, entre elas Maria Amália Corrêa Giffoni, Angela Savastano, Cáscia Frade, Ruth Guimarães, Sonia Gabriel, Darcy Breves, Lilian Vogel e Leila Gasperazzo Ignatius Grassi. A seleção dos livros foi feita pela estagiária do museu Maria Lúcia de Sousa Cortez, estudante de História.

Entre as obras estão Cobras e Crendices (Maria do Rosário de Souza Tavares), Folclore: teorias-conceito-campo de ação (Niomar de Souza Pereira), Antologia do Folclore Cubatense (Luzia Maltez da Guarda) e O folclore na vivência atual de Açu, Marreca e Quixaba (Maria Rita da Silva Lubatti).

Primeiras doações

"A idealização do Museu do Folclore, a criação da biblioteca e as primeiras doações para seu acervo partiram de quatro entusiastas do folclore: Angela Savastano, Helena Weiss, Yollanda Borghoff e Maria Amália Corrêa Giffoni”, ressalta Cíntia Soares, bibliotecária do museu, ao justificar o tema escolhido.

Cíntia lembra que a Coleção Cadernos de Folclore, produzida pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular) e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, desde 1987, também tem uma forte presença de mulheres autoras.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. A gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .