Retalhos de Quimera aborda temas universais como amor, sonhos e a simplicidade da vida. /Imagem: Divulgação.
Um desejo acalentado há 15 anos, tornou-se realidade este ano e será conhecido no próximo dia 5 de agosto, a partir das 19h, com o lançamento do livro de poesias Retalhos de Quimera. O momento acontecerá na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilela, em Eugênio de Melo, e será acompanhado de um sarau.
A obra reúne poesias inéditas do joseense José Pedro de Oliveira, conhecido como Jotapê Oliveira, e é resultado de um trabalho conduzido pela filha Maria Goretti Porto de Oliveira, a ilustradora Magô Pool, 42 anos. O livro foi organizado e ilustrado por ela, numa homenagem à trajetória literária do pai.
Jotapê nasceu no distrito de Eugênio de Melo e trabalhou a vida inteira como metalúrgico, o que não o impediu de expressar sua criatividade por meio da poesia desde a década de 1970. Era escritor autodidata e faleceu em 2011, aos 67 anos, deixando décadas de escrita e centenas de poemas e sonetos.
Coletânea
Em 2010, já debilitado pela idade, Jotapê passava seus dias escrevendo poesias em um caderno. Para celebrar o talento do pai, Magô criou uma coletânea simples e distribui para os familiares numa tarde de autógrafos. As poesias e o nome Retalhos de Quimera foram escolhidos pelo próprio Jotapê.
"Na época, não tínhamos condições de produzir um livro com alta qualidade, mas comemorar com a família aquele momento foi muito importante para todos nós”, enfatiza Magô Pool.
O livro
Retalhos de Quimera é um encontro entre gerações, onde a poesia de Jotapê Oliveira se entrelaça com as ilustrações de Magô Pool, gerando um diálogo profundo e atemporal. A sensibilidade do poeta autodidata se une ao olhar artístico da filha, resultando em uma experiência única.
Jotapê, com sua escrita lírica e cativante, aborda temas universais como amor, sonhos e a simplicidade da vida, sempre com um toque de humanidade. Magô, por sua vez, traduz esses sentimentos em ilustrações que complementam e ampliam os versos, transformando cada poema em uma experiência visual e sensorial.
O livro foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por meio de edital de 2024 da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e será distribuído gratuitamente no dia lançamento.
Organizadora
Magô Pool é cartunista, roteirista e designer, conhecida por suas charges com foco em questões sociais e por celebrar a ancestralidade e o corpo feminino, especialmente o corpo gordo.
Ela trabalhou como chargista no portal MTV Overdrive e já teve trabalhos publicados em editoras e jornais. Também é autora da HQ Bicho Selvagem, que lhe rendeu o Prêmio Pretas Potências em 2022. Recentemente, lançou a obra Histórias Contadas Enquanto Eu Vendia Pipoca na Esquina da Galeria de Arte.
Serviço:
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilela
Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .