Fundo Municipal de Cultural abre mais três editais

Os recursos serão destinados a projetos de Aplicativo para Cultura, Diversidade Cultural e Patrimônio Cultural e Memória. / Foto: Divulgação

Fundo Municipal de Cultural abre mais três editais

06.07.2022
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para mais três editais do FMC (Fundo Municipal de Cultura), com execução neste ano. Os recursos, que somam R$ 650 mil, serão destinados a projetos de Aplicativo para Cultura, Diversidade Cultural e Patrimônio Cultural e Memória.

As inscrições deverão ser feitas até as 17h do dia 17 de agosto, exclusivamente pela plataforma Prosas, onde também se encontra a íntegra do edital.

No edital de Aplicativo para Cultura serão selecionados projetos que apresentem propostas de desenvolvimento de aplicativos ou jogos eletrônicos inéditos e originais, voltados para a disponibilização de serviço cultural, no sentido de ampliar o conhecimento e acesso aos bens culturais. O projeto poderá contemplar jogos de perguntas, jogos com temáticas vinculadas aos bens culturais, aplicativos (APPs) de edição de vídeo, aplicativos (APPs) de programação cultural, aplicativos (APPs) de temática cultural livre e outros. Cada projeto selecionado receberá R$ 30 mil, podendo ser beneficiados até cinco projetos.

Já no edital de Diversidade Cultural, poderão participar os proponentes que apresentem propostas de valorização em prol da diversidade cultural e embate do preconceito. Cada projeto selecionado vai receber R$ 30 mil, podendo ser beneficiados até dez projetos.

O terceiro edital é para os proponentes que apresentem propostas de valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) e da memória, promovendo a divulgação de museus, sítios e edifícios de interesse histórico e cultural, como propostas de educação patrimonial, de teor artísticos culturais com temáticas ligadas aos bens patrimoniais, divulgação de acervos, sites públicos de acesso a arquivos e outros.

Este edital está dividido em duas categorias: bens preservados e museus (categoria 1) e pesquisa, estímulo e divulgação (categoria 2). Na categoria 1, o projeto selecionado vai receber R$ 100 mil e, para a categoria 2, o valor por projeto é de R$ 25 mil. No total, são R$200 mil que poderão beneficiar 5 projetos.

Mais editais
Outros três editais do FMC já estão em andamento: Criação e temporada em teatro, música, circo, dança, audiovisual e artes visuais; Publicação de obra inédita em literatura; e Prêmio Personalidades Culturais Troféu Bete Sanches. As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico https://prosas.com.br/home até as 17 horas do dia 22 de julho.

Acesse a íntegra dos editais:
Aplicativos para Cultura

Diversidade Cultural

Patrimônio Cultural e Memória

Criação e Temporada em Teatro, Música, Circo, Dança, Audiovisual e Artes Visuais

Publicação de Obra Inédita em Literatura

Prêmio Personalidades Culturais