O coletivo Meu Alento já se apresentou no Sexta Encena realizado no Cine Teatro Benedito Alves. / Foto: Paullo Amarall / FCCR
O Coletivo Meu Alento, de São José dos Campos, concorre ao Troféu Picadeiro na categoria Espetáculo Circense adulto. A premiação, que é a mais importante para a arte circense do estado de São Paulo, retornou em 2024 depois de quase 22 anos de hiato.
A votação está aberta e pode ser realizada neste link. É possível votar até 24 de novembro.
O Coletivo Meu Alento iniciou sua jornada com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 2019, por meio do edital "Primeiras Obras”, do FMC (Fundo Municipal de Cultura).
A parceria se estende até agora, passando por diversos editais durante os últimos anos. O mais recente foi o edital de Aprimoramento Artístico - Bolsa de Aprimoramento Técnico e Residência Artística.
Heloise Oliveira, artista circense e fundadora do coletivo Meu Alento, destaca a importância do FMC para o crescimento do coletivo. "Estar concorrendo ao Troféu Picadeiro demonstra o crescimento circense e a necessidade de investimentos cada vez mais fortes para que mais grupos possam criar suas ideias com profissionalismo e competitividade, transformando histórias e também pessoas”, disse.
Troféu Picadeiro
O processo de premiação começou com a inscrição de coletivos e grupos de circo do estado de São Paulo. Em seguida, uma curadoria realizada por profissionais especializados na linguagem circense selecionou os finalistas.
A fase atual da premiação, o voto popular, está aberta até 24 de novembro.
Dois vencedores são escolhidos em cada categoria, um pelo júri especializado e outro pelo voto popular. A lista de finalistas será divulgada em 1º de dezembro.
O Troféu Picadeiro é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com produção da APAA e parceria da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).
Coletivo Meu Alento
O Coletivo Meu Alento é um grupo artístico circense idealizado em 2019 pelos artistas Guilherme Lira e Heloisa Oliveira, com sede em São José dos Campos, no interior paulista. Surgiu da necessidade de criar um espaço de experimentação e produção autoral, unindo as trajetórias dos dois artistas em torno de espetáculos próprios, como "Meu Alento” e "Varejo”.
O coletivo desenvolve pesquisas continuadas em acrobacias, equilíbrio e pedagogias do circo, atuando também como núcleo de formação, com a realização de workshops em redes públicas e privadas pelo Vale do Paraíba e região. Além de suas criações cênicas, o coletivo propõe ações formativas, produções colaborativas e apresentações em feiras, praças e festivais, promovendo o acesso à arte circense em diversos contextos. Recentemente participaram de programas de televisão, como "Circo do Tiru pelo SBT” e ‘Quarta Show pela TV Aparecida”.
Fundo Municipal de Cultura
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .