Rancho do Tropeiro terá apresentações e exposições no encerramento das oficinas

A semana festiva começa nesta quinta (30) e segue até o dia 15 de dezembro. / Foto: Paullo Amarall

Rancho do Tropeiro terá apresentações e exposições no encerramento das oficinas

28.11.2023

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no distrito de Eugênio de Melo, está de portas abertas à comunidade para as apresentações de encerramento das oficinas culturais do Programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos. As apresentações acontecerão a partir desta quinta (30), às 19h, e só terminam no dia 15 de dezembro. Serão sete dias de muita música, dança, conversas e exposições gratuitas e livre para todos os públicos. Confira a programação completa abaixo.

As várias oficinas culturais nas áreas da música, canto, dança, artes plásticas, artesanato e yoga foram ministrada, ao longo deste ano, pelos orientadores Fábio de Souza Miranda (viola caipira), Guilherme Nascimento Rodrigues (canto coral), Benedito Domingos dos Santos (artesanato, Luteria de viola), Alessandro Júnior Silva (violão), Kardec Gonzaga (teclado e acordeon), Ronnie Elias dos Santos (dança de salão), Roseane Maria de Souza Diniz Santos (ballet clássico), Maria Aparecida Berna e Eliandra Maria Maurício (artesanato, boneca de pano e customização de roupas), Mirna Tominaga (modelagem em argila e tear de pregos), José Roberto Moreira (pintura) e Carolina Bolanho da Rosa Andrade (yoga).

A "Benção das Violas com a Noite do Som do Pinho" encerra a oficina de luteria. O grupo São Gonçalo, de Caçapava, é o convidado especial do evento, sob a orientação do Sr. Mario Francisco Fortunato, conhecido como Sr. Marinho, e com a cooperação do Sr. Willian. A iniciativa destaca a importância da preservação e promoção da cultura da viola caipira, bem como a valorização do legado do Sr. Dito na construção e ensino desse instrumento tradicional. O evento é uma oportunidade de agradecimento ao Sr. Dito por sua dedicação e influência na comunidade de amantes da música tradicional brasileira.

O Programa Arte nos Bairros oferece vagas em oficinas culturais gratuitas, possibilitando o acesso da população ao aprendizado, experimentação e exercício da arte, em áreas artísticas diversas, como dança, artes plásticas, música e economia criativa.

O objetivo do programa é descentralizar a arte e a cultura, estendendo as atividades oferecidas pela FCCR aos distritos e bairros de todas as regiões de São José dos Campos, por meio das Casas de Cultura e entidades parceiras.

> 19h - Apresentação oficina Viola Caipira

6 de dezembro

> 19h - Apresentação oficina de Ballet Clássico
Teatro Municipal - Shopping Centro, Rua Rubião Júnior, 84, 3° piso