/// Notícias

Visitas ao Museu do Folclore sempre causam boas surpresas

O Museu do Folclore recebeu, em março, 654 visitantes. Somados os três primeiros meses do ano, o número de visitantes já chega a 1.820. / Foto: Divulgação

Visitas ao Museu do Folclore sempre causam boas surpresas


06.04.2022
Os visitantes do Museu do Folclore de São José dos Campos continuam causando boas surpresas aos profissionais que atuam diretamente na mediação da área expositiva. Em março, por exemplo, o museu recebeu a visita de Giovanni Zucareli de Paula, 35 anos, neto da figureira Eugênia da Silva, e filho do figureiro Reinaldo de Oliveira Paula (ambos já falecidos). 

Assim como a avó e o pai, Giovanni também é joseense e foi ao museu acompanhado da esposa Amanda e dos filhos Wendel, 7 anos, e Nicolas, 2 anos. "Eu e minha esposa já conhecíamos a exposição, mas meus filhos estão vindo pela primeira vez; e gostaram muito de ver várias figuras expostas, algumas, inclusive, da bisavó”.

Giovanni também é figureiro e durante sua permanência no museu chegou a conversar com um grupo de professoras que visitava a exposição. "Foi um encontro casual, mas muito interessante. Aproveitei para falar um pouco sobre o trabalho do meu pai e da minha avó e daquilo que aprendi com eles”, disse Giovanni. 

Para a educadora do museu Maria Angélica Perez Bellucci, "é muito gratificante poder receber a visita de um integrante da família de dois importantes figureiros que contribuíram muito para a cultura popular de São José e região”. Segundo ela, "os visitantes sempre têm algo para nos oferecer também”.

Números

O Museu do Folclore recebeu, em março, 654 visitantes, sendo 492 de São José, 156 de outras cidades e estados e 6 do exterior (EUA, Inglaterra e Itália). Somados os três primeiros meses do ano, o número de visitantes já chega a 1.820 (1.256 de São José, 546 de outras cidades e estados e 18 do exterior). 

Poliano Reis, 30 anos, é mineiro de Belo Horizonte (MG) e em março visitou o Museu do Folclore. "Viajo muito quando estou em férias e como meu irmão mora em São José, tinha muita vontade de conhecer a cidade e a região. Aproveitei a oportunidade para visitar o museu e me surpreendi com a exposição”, destacou Poliano. 

Sérgio e Regina Tariffa são de Suzano (SP) e gostam muito de passear em São José, mas não conheciam o Museu do Folclore. "Hoje decidimos visitar os parques da cidade e ficamos surpresos em saber que no Parque da Cidade há um museu”, declarou Sérgio, após conhecer a exposição. 

Ainda em março, o Museu do Folclore também recebeu a visita de 266 alunos da EMEF Maria Antonieta Ferreira Payar, do bairro Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José; e de um grupo de 17 crianças e 13 adultos do projeto ‘Colinho da Leitura’.

Agendamento

As visitas espontâneas ao museu podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Já as visitas em grupo devem ser realizadas apenas durante a semana, mediante agendamento prévio pelos telefones (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354. 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. 

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org  


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .