/// Notícias

Último Museu Vivo de outubro reúne mais três fazedores da cultura popular

O projeto valoriza a sabedoria popular e oferece vivências no artesanato, na culinária e na música. / Foto: Divulgação

Último Museu Vivo de outubro reúne mais três fazedores da cultura popular


21.10.2022
Para a última edição de outubro do Museu Vivo, marcado para este domingo (23), o Museu do Folclore de São José dos Campos reunirá o músico Ari Pereira, o artesão Benedito Domingos dos Santos e a doceira Rosemary Laranjeira David. Das 14h às 17h eles vão compartilhar com o público, na área externa do museu, os seus saberes e fazeres. 

O Museu Vivo é um programa que valoriza a sabedoria popular, coloca em evidência o detentor deste saber e oferece uma vivência ao público, particularmente no artesanato, na culinária e na música. A atividade ocorre durante todo o ano, em pelo menos três domingos do mês, sempre no período da tarde. 

Música
Aos 46 anos, Ari Pereira, que também é brincante, produtor cultural e educador, pretende mostrar como a vivência musical, aliada à construção de instrumentos musicais alternativos, que ele também pratica, podem estimular a reciclagem e reutilização de materiais recicláveis. 

Ari Pereira nasceu numa família de músicos e o convívio diário também o fez gostar naturalmente de música e aprender a tocar violão sozinho. Quando adulto, passou a tocar com um grupo de teatro de rua e, posteriormente, aprendeu a fazer instrumentos musicais com material reciclável. 

Artesanato
O artesão, professor e figureiro Benedito Domingos dos Santos, 63 anos, conhecido por Benê, vai compartilhar sua sabedoria na construção de brinquedos tradicionais, a mesma que utiliza para montar os conhecidos bonecões de Carnaval. Benê é filho de Maria Benedita dos Santos, a Lili Figureira.  

Benê é um fazedor da cultura popular que já se envolveu com muitos outros saberes. Ele também é artista popular, cenógrafo, pesquisador, fotógrafo, escritor (autor do livro Gigantes do Vale) e Luthier (profissional que constrói e conserta instrumentos musicais de forma artesanal).

Culinária
Rosemary Laranjeira David, 55 anos, gosta de fazer doces (como bolos de pote, pudins, pavês e outras), utilizando, muitas vezes, cascas de frutas em suas receitas, aproveitando os alimentos quase que integralmente. No domingo, ela vai fazer uma cuca. Além da culinária, ela também faz artesanato de costura e crochê.

Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. 

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org 


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .