/// Notícias

Tim Lopes recebe a exposição “Preta Pele – Olhares Transversais Entre Brasil e Angola”

“Preta Pele – Olhares Transversais Entre Brasil e Angola” conta com 16 obras. / Foto: Divulgação

Tim Lopes recebe a exposição “Preta Pele – Olhares Transversais Entre Brasil e Angola”


28.04.2023
Nos 2 a 31 de maio, a Casa de Cultura Tim Lopes, localizada no Bosque dos Eucaliptos, zona sul de São José dos Campos, recebe o talento dos artistas visuais Charles Kray e Zuma Dombauxi combinados na exposição "Preta Pele – Olhares Transversais Entre Brasil e Angola”. A visitação acontece de segunda a sexta, das 8h30 às 21h, sendo gratuita e livre para todos os públicos.

Durante a pandemia da Covid-19, os artistas tiveram que reinventar a forma de se reunirem e foi por meio de um encontro virtual que Charles pôde entrar em contato com seu colega angolano, Zuma Dombauxi. Zuma incentivou o amigo a retomar seus trabalhos artísticos e, através dessa amizade, surgiram novas conexões e trocas repletas de afeto.

A primeira obra produzida por Charles foi um retrato de sua colega Ivanilsa Cardoso, desenvolvido em pastel óleo e despertando em Kray o desejo de levar isto a diante. Foi então que nasceu o projeto "Preta Pele”, que permitia aos envolvidos a oportunidade de amenizar a solidão, fruto do distanciamento, e de compartilhar a paixão pela arte.

"Preta Pele – Olhares Transversais Entre Brasil e Angola” conta com 16 obras, sendo 13 de Charles e 3 de Zuma, que apresentam retratos de seus amigos e permitem a aproximação artística entre Brasil e Angola, além do intercâmbio de técnicas e a criação de novos relacionamentos.

Os Artistas 
Zuma Dombauxi é formado em artes visuais pela CEART (Angola) e atua como professor em diversas instituições de arte do país, como a CCBA (Casa de Cultura Brasil e Angola). Sua técnica transita entre a pintura acrílica em tela e uso de tintas e pigmentos a base de borras de café.

Charles Kray possui bacharelado e licenciatura em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua nas artes desde 1989, nas áreas de cerâmica, pintura, música e teatro de bonecos. Atualmente desenvolve o projeto de cerâmica Processo Rompimentos e é idealizador e proponente do projeto Preta Pele.

De 2 a 31 de maio
Exposição "Preta Pele – Olhares Transversais Entre Brasil e Angola”
Visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 21h

Casa de Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520, Bosque dos Eucaliptos


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .