/// Notícias

Terças com Museologia aborda o tema salvaguarda nos museus

Na próxima terça (30) será discutido sobre significado e importância de salvaguarda nos museus. / Foto: Divilgação

Terças com Museologia aborda o tema salvaguarda nos museus


26.05.2023
As pessoas sempre ouvem a palavra salvaguarda associada à definição de museus ou preservação patrimonial, mas poucas vezes param para pensar sobre o seu significado e importância.

Segundo a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, "a salvaguarda inclui ferramentas e métodos de identificação, documentação, conservação, acondicionamento, exposição e, de forma geral, a proteção de um bem”.

Este será o tema do próximo encontro virtual do projeto Terças com Museologia, que acontecerá na próxima terça-feira (30), das 9h às 10h30, com transmissão pelo Google Meet. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla.

"Discutiremos as formas de prolongar a vida institucional de bens culturais móveis e as informações a eles associadas”, destaca Mariana, que também é mestra em Memória Social e Patrimônio Social e Cultural.

"Neste encontro abordaremos o tema de forma introdutória e nos próximos nos aprofundaremos em cada um dos aspectos que compõem o processo de salvaguarda de acervos museológicos”, exemplifica.

Gestão

O projeto Terças com Museologia visa oferecer a profissionais da museologia a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos; e aos leigos um melhor entendimento dos elementos básicos da área. 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade desde 1997; e gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .