Show musical “Utopias Urgentes” relata o fenômeno Diáspora Negra

Por meio de ladainhas, rimas e textos, o show transborda sentimentos que permeiam o Banzo da Diáspora Negra. / Foto: Divulgação

Show musical “Utopias Urgentes” relata o fenômeno Diáspora Negra

23.05.2023
O Cine Teatro Benedito Alves recebe o show "Utopias Urgentes”, do grupo c4mbono, viabilizado por recursos do FMC (Fundo Municipal de Cultura). O espetáculo será apresentado gratuitamente neste sábado (27), às 20h. A reserva de ingressos pode ser feita no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O show possui os conceitos de Afrofuturismo (Movimento cultural, a partir da perspectiva negra, que utiliza elementos da ficção científica e da fantasia para criar narrativas de protagonismo negro) e Sankofa (Sanko = voltar; fa = buscar, trazer - origina-se de um provérbio tradicional entre os povos de língua Akan da África Ocidental), onde o trio Julio Rhazec, Luise Martins e DJ Maah realizam uma intervenção musical utilizando referências variadas focando no desenvolvimento de uma ''Arte para autocura''.

Nesse sentido, ladainhas, rimas e textos, transbordam sentimentos que permeiam o Banzo da Diáspora Negra, representando as mazelas sofridas pelo povo negro durante a escravidão. A performance é um convite à prática de afetos que nos emancipem da condição humana em que nos encontramos.

A apresentação integra o Circuito Cultural Central, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Sábado (27), às 20h
"Utopias Urgentes”, c4mbono