/// Notícias

Produção de palco e construção de cabos são temas de oficinas

Paulo Rogério Oliveira e Luiz Felipe Cavalcanti irão ministrar a oficina "Produção de Palco" que acontece neste sábado (26), no Centro Cultural Clemente Gomes. / Foto: Divulgação.

Produção de palco e construção de cabos são temas de oficinas


22.11.2022
O Centro Cultural Clemente Gomes, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, está com inscrições abertas para as oficinas de Produção de Palco e Construção de Cabos de Áudio e Pedal. As oficinas são gratuitas e aconteceram neste sábado (26), das 10h às 18h. Para participar não é necessário conhecimento prévio. As inscrições devem ser por formulários próprios até a próxima sexta-feira (25). Abaixo, acesse os formulários para se inscrever. Cada oficina oferece 10 vagas e pode se inscrever pessoas acima de 18 anos.

A oficina sobre "Construção de Cabos de Áudio e Pedal”, com Natacha Maurer e Marcelo Muniz. Essa oficina tem como objetivo incentivar artistas a construírem seus próprios cabos de áudio e pedais de guitarra. Na primeira parte da oficina, serão abordados os principais tipos de cabos de áudio, identificando seus elementos e funções, apresentando cabos e plugs existentes no mercado e suas principais utilizações, além de técnicas de soldagem e identificação de defeitos. Na segunda parte da oficina, será proposta a construção de um pedal de Delay. 

Marcelo Muniz é músico e artista sonoro, graduado em Licenciatura em Física e doutor em Neurociências e Comportamento, pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada para psicoacústica e cognição musical. Iniciou carreira com o violão clássico, passando posteriormente a atuar com violão popular e flamenco nas mais diversas formações. Em 2015, concebe, ao lado de Natacha Maurer, o "Brechó de Hostilidades Sonoras”, duo de música experimental com linha central na ressignificação de objetos cotidianos.

Natacha Maurer é psicanalista e artista sonora, com experiência em produção cultural e em difusão de música experimental e contemporânea. Seus principais interesses envolvem o noise, a pesquisa sobre possibilidades sonoras com instrumentos não convencionais e o DIY ("Do It Yourself” - Faça Você mesmo”) -- sendo um meio de fomentar e movimentar a cena artística.

Já, a oficina de "Produção de Palco”, será ministrada por Luiz Felipe Cavalcanti. O conteúdo vai abordar nomes e características dos equipamentos de som, estudo de mapa de palco e do rider técnico das bandas, noções básicas de áudio, passagem de som, entre outros assuntos. Os alunos também terão uma aula prática de produção de palco real do show da banda Passarinho e o Sistema Brega de Som, às 19h30. 

Luiz Felipe Cavalcanti, conhecido pelo nome artístico "Passarinho", é músico profissional e baterista da banda de rock "Dom Pescoço”. Ele também integra a banda afrobeat Coletivo Estoril há nove anos. Passarinho é protagonista e mentor de  seu projeto musical solo, intitulado "Passarinho e o Sistema Brega de Som”, desde 2016, que conta com a gravação de videoclipes e dois EP’s.



Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .