/// Notícias

Presépio do Museu do Folclore será montado neste sábado

Montagem de presépio reúne toda a família nesta tradição / Foto: Divulgação

Presépio do Museu do Folclore será montado neste sábado


22.11.2023

Aos 83 anos, o mineiro José Paulo de Oliveira, nascido em Cristina, será o responsável pela montagem do presépio do Museu do Folclore este ano. Com a ajuda de alguns familiares, José Paulo iniciará a montagem no sábado (25) pela manhã, devendo concluir o trabalho no mesmo dia.

José Paulo mora no Jardim Rosário, na região sul, e monta presépios há 62 anos. Ele mesmo produz as peças que usa para a montagem, todas feitas de madeira. Como devoto de Santos Reis, José Paulo também integra a Folia de Reis Três Reis Estrela do Oriente, de São José dos Campos.

O presépio do Museu do Folclore é montado anualmente por alguém da comunidade, de preferência que tenha tradição em realizar este trabalho. Neste ano, o presépio será aberto no dia 3 de dezembro, as 13h30, dando início ao Ciclo de Natal, que será encerrado no final de janeiro.

A abertura contará com a participação de 5 Folias de Reis: Irmandade de Santos Reis, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira e Cia de Reis Esplendor do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).

Aniversário e Gestão

No dia 3 de dezembro, também será comemorado 26 anos do Museu do Folclore, tempo que está instalado no Parque da Cidade, em Santana, na região norte. No local, o museu mantém uma exposição de longa duração, uma biblioteca especializada em cultura popular e uma brinquedoteca, além de realizar várias atividades.

Todos estes espaços podem ser visitados e frequentados de forma gratuita, assim como o presépio que será montado. Neste caso, as pessoas poderão visitá-lo (na área externa do museu) de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1988 em São José dos Campos. 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .